Início

Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q898953 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Um professor de Matemática deseja integrar tecnologias educacionais em uma unidade sobre funções exponenciais e logarítmicas. Ele tem à disposição um software matemático que permite a manipulação gráfica e algébrica de funções, além de recursos para a resolução de problemas contextualizados em finanças e ciências naturais. Segundo a abordagem teórica de Seymour Papert sobre a construção do conhecimento, qual seria a forma mais eficaz de utilizar essa tecnologia para promover a compreensão dos conceitos de maneira ativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q905143 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No contexto educacional, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oferecem diversas estratégias e recursos pedagógicos que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Sobre essas estratégias e recursos, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q902476 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A utilização de jogos virtuais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação física escolar tem se mostrado uma ferramenta valiosa para inovar e diversificar as metodologias de ensino. O uso de tais tecnologias pode complementar as práticas tradicionais, oferecendo novas formas de engajamento e aprendizado. Considerando a utilização de jogos virtuais e TICs na educação física escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q907362 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem transformar a prática pedagógica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q895396 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Assistente Social, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Das seguintes opções qual representa uma vantagem do uso de hardware livre em projetos de robótica educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q994290 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnologia na Educação, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise as afirmativas a seguir sobre a história e filosofia dos softwares livres.


I – A General Public License (Licença Pública de Uso Geral) - GPL possui uma regra que restringe a apropriação das modificações, logo todas as mudanças feitas no software se tornam comum entre todos que partilham o programa.
II – A liberdade de executar o programa (softwares livres) significa que qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode utilizar o software somente em computadores de trabalho, em qualquer tipo de sistema computacional, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.
III – Em 1998, Eric Raymond foi um dos protagonistas, com Linus Torvalds, da criação da Open Source Initiative (OSI), que defende a adoção do software livre por razões técnicas e sugerindo o uso da expressão Open Source em vez de free software, evitando a ambiguidade do termo free (que pode significar tanto livre quanto gratuito, na língua inglesa e causando confusões nas traduções).
IV – Em 1991, Linus Torvalds lançou a versão oficial do que é hoje o Linux. Centenas de desenvolvedores se juntaram ao projeto para integrar todo o sistema GNU em torno do Linux. Com isso nascia, sob a licença GPL, o sistema operacional GNU/Linux.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q988666 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Núcleo de Tecnologia Municipal constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores/as e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem do campo da Mídia-Educação. Como destacado no trecho:

“[...] estimular as diferentes formas de inserção da Mídi-aEducação na escola e na comunidade e fortalecer as redes de observação da produção cultural de mídia para a infância e a juventude e das experiências escolares” (FLORIANÓPOLIS, 2006).

Diante a afirmativa, qual objetivo a ser alcançado pela escola, visto que o avanço das tecnologias digitais institui novas formas de aprender e produzir conhecimento e, por consequência, novos modos de ensinar, envolvendo diferentes modalidades de linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q920116 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

No século XXI, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação fornecem recursos que podem auxiliar nas atividades profissionais do Assistente de Alunos na UFRN. Quando essas tecnologias são integradas corretamente ao contexto pedagógico, os estudantes se tornam mais motivados e engajados. Uma ferramenta que facilita a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo educativo e outra que auxilia na realização de tarefas e na organização de arquivos são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q905808 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e suas contribuições para a prática pedagógica no Ensino Fundamental, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q900444 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Especial em Interpretação de Libras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A tecnologia assistiva (TA) refere-se a produtos, dispositivos, equipamentos e sistemas que visam melhorar a funcionalidade e a independência das pessoas com deficiência. O objetivo da TA é o de promover qualidade de vida e inclusão social de seus usuários. A respeito das modalidades da tecnologia assistiva, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


(1) Dispositivos de Mobilidade.

(2) Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

(3) Próteses e Órteses.

(4) Auxílios para a Vida Diária.

(5) Acessibilidade Digital.


( ) Compreendem dispositivos que substituem ou apoiam partes do corpo, que melhoram ou possibilitam os movimentos em pessoas com deficiência motora ou que tenham perdido algum membro.


( ) Incluem cadeiras de rodas motorizadas, scooters elétricos, andadores e outros dispositivos projetados para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.


( ) Refere-se a tecnologias e recursos projetados para tornar a tecnologia digital mais acessível para pessoas com deficiência, como leitores de tela, teclados adaptados, softwares de ampliação de tela e sistemas de reconhecimento de voz.


( ) Engloba dispositivos e softwares que auxiliam na comunicação para pessoas com dificuldades de fala ou linguagem, como sintetizadores de voz, tablets com aplicativos de comunicação e sistemas de comunicação por sinais.


( ) São dispositivos projetados com o objetivo promover autonomia na rotina da pessoa com deficiência, seja em casa, no trabalho ou na escola, produtos adaptados que auxiliam na alimentação, entre outras possibilidades.


Assinalar a opção que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q902497 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A tecnologia do mundo atual e futuro, por mais que seja englobante, é e será, sempre, meio, instrumento, estratégia, decorrência. Cabe à educação a função de posicionar os indivíduos como sujeitos diante dela, submetendo a ciência e a tecnologia às determinações objetivas do ser humano.”


(PEREIRA, E. M. de A. Pós-modernidade: desafios à universidade. In: SANTOS FILHO, J.C. e MORAES, S.E. Moraes (orgs). Escola e universidade na pós-modernidade. Campinas, Sp: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2000, p.163-200.)

Assinale a alternativa que apresenta um desafio das novas tecnologias na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q890220 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

As pesquisas mais recentes produzidas na área de educação, após o período da pandemia de covid-19, suscitaram novas questões a respeito da importância da tecnologia para o processo educativo. Acerca dessas questões e dos resultados das referidas pesquisas, julgue os itens que se seguem.

I Houve redução do uso da tecnologia por crianças durante a pandemia de covid-19 devido às medidas de proteção, como o isolamento social.
II Constatou-se a necessidade de construir políticas sólidas de acesso à tecnologia, que tenham abrangência em todos os espaços e classes sociais, de modo a possibilitar a inclusão das ferramentas digitais na educação, com acesso igualitário.
III Os resultados das citadas pesquisas demonstraram apenas aspectos positivos acerca dos impactos da tecnologia no processo de aprendizagem.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1004260 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Segundo Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado em "Informática e Educação Matemática", no ano de 1981 aconteceu o I Seminário Nacional de Informática Educativa, estimulando a implementação do uso de tecnologias nas escolas e a partir desse evento foram desenvolvidos alguns projetos. Qual das alternativas abaixo não cita um deles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q907365 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Qual é o objetivo da formação de professores para o uso das TICs?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q994965 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educomunicação é uma abordagem educacional que pode ser definida como a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q987610 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual é uma das principais vantagens do uso do Google Classroom em conjunto com o Google Drive:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q905452 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Sobre a importância das tecnologias para a Educação, numere a coluna 2, identificando as descrições que pertencem aos conceitos apresentados na coluna 1.

Coluna 1 Conceitos
1. Ferramenta Colaborativa
2. Cultura Digital
3. Interdisciplinaridade
4. Desenvolvimento Integral
5. Analfabetismo Digital

Coluna 2 Descrições
( ) Facilita a criação de vínculos entre diversas disciplinas, promovendo interações e cooperação.
( ) Complementa os conteúdos curriculares, estimulando competências e habilidades cognitivas.

( ) Insere educadores e alunos na “cultura digital”, promovendo novas formas de socialização e aprendizagem.
( ) Colabora concretamente no processo de aquisição e transformação de conhecimentos.

( ) Reduz a falta de habilidades tecnológicas entre os alunos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q994292 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnologia na Educação, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Com a ascensão de tecnologias aplicadas ao ensino, a robótica educacional vem sendo incorporada por escolas de diversos países. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.

(__) Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos.
(__) A tecnologia não interfere no acesso à informação, compartilhamento de conhecimentos, profissões mais demandadas no mercado de trabalho, entre outros segmentos.
(__) Como metodologia ativa de aprendizagem, a robótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos, que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizado.
(__) A dinâmica da robótica educacional funciona de maneiras diferentes em instituições distintas, atendendo ao propósito de cada uma. Por isso, é comum que tudo comece com um planejamento para estabelecer os objetivos que se pretende alcançar através dessa metodologia.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q994298 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnologia na Educação, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Questão 29 Leia o trecho a seguir.

“O principal aspecto a ser questionado sobre a elaboração de materiais didáticos mediatizados por novas tecnologias da informação e da comunicação é a sua contribuição para novas concepções da aprendizagem. Essa questão é polêmica, visto que parece não haver um ponto de vista único entre os especialistas da área.”
Fonte: REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista.
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, p. 70-87, 2000.

Sobre os projetos de inovação tecnológicas na área da educação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.