Questões de Concurso Temas Contemporâneos bullying

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q955812 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O bullying é um fenômeno que ocorre nas relações entre pares, em especial, estudantes. Sobre o bullying, assinalar a alternativa CORRETA.

22 Q899008 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

O bullying é um fenômeno social complexo que permeia o espaço escolar. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O bullying não se trata de um padrão persistente de comportamento agressivo e coercitivo, mas da ação isolada de um agressor em potencial.
(__)Um elemento central no bullying é a assimetria de poder, que pode ser física, social ou psicológica.
(__)O bullying é sustentado por uma série de fatores que vão desde a cultura escolar até questões familiares e sociais.
(__)A literatura sugere que os agressores podem demonstrar traços de comportamento antissocial e falta de empatia, enquanto as vítimas tendem a apresentar altos níveis de vulnerabilidade emocional e baixa resiliência.

A sequência está correta em:

23 Q886507 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma estratégia eficaz para lidar com bullying escolar?

24 Q901388 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A escola é local onde há interações sociais, seja no pátio, na sala de professores ou secretaria, infelizmente, pode haver a denominada “fofoca”. Quando as fofocas tomam maiores contornos, pode se tornar difamação, e virar caso de justiça. Neste contexto, a fofoca se configura um tipo de violência, definida como:

25 Q902492 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A violência também ocorre em escolas destinadas à elite, mas acaba sendo mais frequente nas situadas em ambientes carentes de segurança, saneamento e saúde – que não asseguram condições de vida digna –, fatores que contribuem para um quadro de violência geral.”

(Sposito, 2001 apud Piccoli; Lena; Gonçalves, 2019, p. 178.)

A violência que se refere às formas de manifestação relacionadas à dominação de classe, de grupos e do próprio Estado e criam condições de vida desiguais e injustas e que acabam refletindo no ambiente escolar é a:

26 Q900205 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Com o crescente uso da internet e das redes sociais entre os estudantes brasileiros, o cyberbullying tornou-se uma preocupação nas escolas. Que estratégia preventiva pode ser adotada para minimizar o impacto do cyberbullying e promover um ambiente escolar mais seguro?

27 Q888181 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Determinada Escola tem observado as práticas alimentares de seus estudantes, constatando ser frequente a realização de dietas irregulares, jejuns, consumo compulsivo de alimentos ricos em açúcares, gorduras ou altamente energéticos. Entendendo que a alimentação e a nutrição estão relacionadas às condições de saúde e que o ambiente escolar pode representar um espaço de realização de práticas educativas alimentares, essa Escola decidiu fazer uma palestra com seus estudantes, explicando, corretamente, que as práticas alimentares inicialmente citadas se relacionam

28 Q903543 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Língua Portuguesa, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

A professora Júlia é docente em uma turma do 5º ano em uma escola pública. Ela percebe que alguns alunos apresentam dificuldades significativas em acompanhar o conteúdo de leitura e escrita. Além disso, nota que esses alunos demonstram baixa autoestima e uma alta sensibilidade ao fracasso, muitas vezes evitando participar das atividades por medo de errar. Reconhecendo a importância de um acompanhamento que integre o desenvolvimento cognitivo e emocional, Júlia decide elaborar um plano de intervenção que considera ambas as dimensões no processo de aprendizagem. No contexto das práticas pedagógicas que integram o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos com dificuldades de aprendizagem, a professora Júlia será mais assertiva se:

29 Q883328 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Agente de Transporte Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

No transporte escolar, no horário da saída, o agente presencia um adolescente de 8º ano do ensino fundamental praticando bullying com um colega, o que o deixou muito desconfortável, indo embora chorando para casa. Nessa situação, é indicado que o agente:

30 Q898737 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O bullying nas escolas é uma prática de intimidação e agressão, física ou psicológica, que ocorre de maneira repetida entre alunos. Ele pode se manifestar de várias formas, como xingamentos, exclusão social, violência física, disseminação de rumores e ameaças. Esse comportamento tem um impacto profundo na vítima, afetando sua autoestima, saúde mental e desempenho acadêmico. Quais são as principais estratégias que os professores e gestores escolares devem adotar para criar um ambiente escolar mais seguro?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.