Início

Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

Resolva questões de Temas Educacionais Pedagógicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1079340 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Ilópolis RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o ambiente educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A utilização de materiais diversificados, manipuláveis e significativos favorece a aprendizagem, estimulando a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança.
( ) O tempo pedagógico deve ser estruturado de maneira rígida e inflexível, sem considerar o ritmo de aprendizagem das crianças.
( ) As aprendizagens essenciais englobam apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, não contemplando comportamentos, vivências e aspectos socioemocionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q898243 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Para Libâneo (1994), o ensino não deve ser entendido como uma simples transmissão de conhecimento do professor para o aluno, mas como uma relação recíproca que envolve o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. Nesse sentido, qual o papel do professor ao impulsionar a aprendizagem dos alunos e que práticas ele deve adotar para promover um ensino eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q898742 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Do ponto de vista epistemológico, a didática se preocupa em compreender como o conhecimento é construído e como deve ser transmitido de forma eficaz. Assim, a didática orienta o trabalho docente a partir de uma base teórica, que ajuda o professor a entender e planejar suas práticas pedagógicas de forma mais consciente e fundamentada. Ela também é considerada a arte e ciência do ensino. Diante do exposto, Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A didática visa apenas o conhecimento por conhecimento.
(__) O professor deve garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem.
(__) A aprendizagem organizada é espontânea e surge da interação natural com o ambiente.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q887766 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

A participação dos cuidadores no âmbito escolar é de suma importância, tendo em vista o processo de inclusão educacional. Sobre as funções do cuidador, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1046017 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1046328 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q897874 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q901994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Sabe-se que, embora interdependentes, teoria educacional e teoria pedagógica são fenômenos diferentes. Marque a alternativa que explica corretamente tal diferença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q899184 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Apontam-se, na Educação Especial, diferentes modelos e técnicas, oriundos de reconhecidas concepções psicológicas, que sempre nortearam os objetivos educacionais, de caráter geral, os quais, sintetizados nas suas principais vertentes são:
1. Modelo sociocultural.
2. Modelo cognitivo.
3. Modelo inatista/determinista.
4. Modelo comportamental.
5. Modelo humanístico.
( ) Baseado na fenomenologia e psicanálise, considera o desequilíbrio do eu e os conhecimentos e sentimentos do paciente sobre si mesmo e sobre os demais, como envolvidos na origem dos distúrbios e transtornos; as terapias corporais, a musicoterapia e o relaxamento, entre outras técnicas de intervenção são estratégias para superação de problemas.
( ) Com base na psicologia da aprendizagem, fundamentada nos princípios do condicionamento clássico operante, centra sua ação em técnicas de intervenção e modificação do comportamento visando à correção de desajustes obtidos por reforços inadequados.
( ) Aplica técnicas de intervenção como a estimulação precoce, hierarquias de experiências cognitivas e programas para desenvolver a memória, atenção e formação de conceitos, a fim de superar transtornos causados por deficits de processamento da informação.
( ) Baseado na vertente inatista da psicologia, foi preponderante nos primórdios do atendimento educacional especializado; atribuía ao indivíduo com deficiência a origem de suas dificuldades e limitações, as quais dificilmente poderiam ser modificadas por uma ação exterior.
( ) Focaliza sua ação nas mudanças a serem realizadas nas instituições educativas, para atender às necessidades sociais dos sujeitos; propõe a compreensão da deficiência/anormalidade como uma construção social que deriva dos fatores e critérios que definem um sujeito como diferente/incapaz no grupo social; tem na mediação social, com destaque ao professor, o principal elemento para superar diferenças individuais na aprendizagem.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q898166 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Sobre a dimensão social e política do papel do professor, os professores possuem as características abaixo elencadas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q882941 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A criança público-alvo da educação especial com dificuldade de interação social deve ser encaminhada para o jogo livre. Neste caso, deve-se estimular a criança a brincar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q902729 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto a seguir atentamente:


Os pais de E. tinham recebido o diagnóstico de cegueira e autismo com deficiência mental em virtude de encefalopatia congênita e anoftalmia (ausência do globo ocular) por malformação embrionária. E. era um garoto de seis anos de idade que gostava muito de música, repetia com entonação e ritmo alguns refrãos desconexos. Não tolerava o contato físico e verbal das pessoas, enrolava-se como um tatu na rede ou colchão, pois gostava apenas de ficar deitado. Se crianças ou pessoas aproximavam-se dele, ficava muito ansioso, irritado e nervoso; fugia de qualquer contato e escondia-se, enrolando-se no colchão. A mãe relatava que E. não gostava de colo e afagos, esquivava-se do contato materno. Ele era indiferente ao ser chamado pelo nome, à voz da mãe, pai, irmã e avós. Não manifestava ou reagia a qualquer forma de expressão afetiva. A família preocupava-se muito com as questões de alimentação, porque E. era muito seletivo: não aceitava modificação alimentar, só comia arroz com farinha, um tipo de biscoito salgado e bebia Coca-Cola. Irritava-se e entrava em crise diante de qualquer modificação no ritual de alimentação. O que proporcionava prazer a E. era o balanço na rede e a piscina. Esses elementos foram utilizados para iniciar o processo de interação e comunicação com E. O caminho escolhido pela família foi uma escola especial que atendia crianças autistas, isso porque a escola de cegos não recebia crianças com deficiência múltipla. O processo de adaptação de E. foi lento. Irritava-se muito com barulho, com vozes e movimento das outras crianças, mesmo sendo poucas. Desorganizava-se com frequência, beliscava, batia, jogava longe tudo que estivesse ao seu alcance. Quando o nível de tensão aumentava, engolia sua prótese sabendo que chamava atenção com isso. Afastava as pessoas, ria e esperava a reação. De forma semelhante, fazia xixi e cocô nas calças, mesmo sem vontade na tentativa de isolar-se no banheiro, que era um dos seus lugares preferidos, talvez pelo pouco barulho. No início, qualquer pessoa que se aproximasse dele apanhava muito: levava socos, mordida, beliscões. Utilizava-se um aparato protetor para se lidar com E. – luvas. Procurava-se antecipar a aproximação das pessoas e a ocorrência dos eventos com mensagens curtas e objetivas, descrevendo-se e interpretando-se as ações. Decodificar a linguagem e interpretar o contexto era uma grande dificuldade para E..

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciamultipla.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


Tendo os dados textuais como suporte, é pertinente implementar ações no sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q1045601 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Sobre a importância da ludicidade no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seu impacto no processo de aprendizagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q900267 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A gestão da aprendizagem é um processo que envolve o planejamento, a implementação, a avaliação e a melhoria do processo de aprendizagem. É uma abordagem holística que considera todos os aspectos da aprendizagem, incluindo os alunos, os professores, os materiais e as condições de aprendizagem. Pode ser aplicada em diferentes contextos, incluindo escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos e governos, podendo ser usada para melhorar a aprendizagem em todos os níveis, desde a educação infantil até a educação superior. Considerando os princípios da gestão da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da aprendizagem é eficiente quando se baseia na personalização do ensino, reconhecendo as diferenças individuais dos alunos, e na integração de tecnologia, buscando potencializar o ensino por meio de recursos digitais.
II. A gestão da aprendizagem deve priorizar a contextualização e significância dos conteúdos curriculares, tornando o aprendizado relevante para a vida dos estudantes; promover a participação ativa dos alunos, estimulando a curiosidade e a construção do conhecimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1045701 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental I e II AEE, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2024

Historicamente, a escola foi caracterizada por uma perspectiva educacional que limita a oportunidade de educação a um grupo privilegiado, criando uma dinâmica de exclusão que foi legitimada por políticas e práticas educacionais que reproduzem a estrutura social existente. Com o avanço do processo de democratização da educação, surge o paradoxo inclusão/exclusão, onde os sistemas de ensino buscam universalizar o acesso, mas persistem em excluir indivíduos e grupos que não se enquadram nos padrões homogeneizadores da escola. Dessa forma, sob diversas formas, a exclusão apresenta características comuns nos processos de segregação e integração, os quais envolvem a seleção e contribuem para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1046018 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) ponderam que dentre as atividades do ensino regular, a tarefa de casa é uma atribuição acadêmica antiga e incorporada nas ações escolares e a sua presença caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas.

De acordo com as autoras, a tarefa de casa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q898405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”.
Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024.

No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q898246 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A partir do século XX, o movimento da Escola Nova introduziu mudanças significativas no panorama educacional brasileiro, propondo uma nova visão sobre o papel do aluno e do professor na educação. Sobre as características da pedagogia renovadora promovida pela Escola Nova, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q1004282 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A obra "Afazeres da Educação Física na Escola: Planejar, Ensinar, Partilhar" apresenta reflexões e ferramentas práticas para o planejamento e execução das atividades de Educação Física no contexto escolar. Analise as afirmativas a seguir.

I. A obra considera que a Educação Física deve ser trabalhada exclusivamente com foco em atividades esportivas de alto rendimento.
II. Os autores destacam a importância de articular os conteúdos da Educação Física com temas interdisciplinares para promover uma formação integral dos alunos.
III. A obra sugere que o planejamento das aulas de Educação Física deve ser realizado sem a necessidade de considerar o contexto social e cultural dos alunos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q911401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre os conceitos de língua e ensino da língua, alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.