Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

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21Q1045767 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A Pedagogia de Projetos, no entendimento de Daniela Moura, surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino/aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho. De acordo com a autora, do ponto de vista metodológico, o instrumento mais apropriado para a avaliação de um Projeto de Trabalho é
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22Q1046023 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Galvão Filho (2005), adaptações físicas ou ___________ são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do aluno e que facilitam a interação dele com o computador; adaptações de___________são todos os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados, enquanto que __________ especiais de acessibilidade são os componentes lógicos das TICs quando construídos como TA.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
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23Q1046279 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor AEE, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

No Sistema Braille, os caracteres são organizados segundo uma lógica sistemática em séries. A 1ª série, também chamada de série superior, é formada por dez sinais construídos apenas com os pontos superiores (1, 2, 4 e 5), servindo como base para a formação das demais séries. Esta estrutura é essencial para a alfabetização de pessoas com deficiência visual.

Considerando essa lógica, a letra q (⠟) é formada pela adição do ponto 3 a qual letra da série superior?
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24Q1032968 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Um professor de Filosofia do 1º ano do Ensino Médio deseja introduzir o conceito de substância a partir da leitura do início da Metafísica, de Aristóteles. Ele menciona a seguinte definição: “o ente primeiro é ‘o que é’, o qual precisamente designa a essência” (1028a 10). Após perceber a dificuldade dos estudantes em acompanhar o vocabulário técnico do texto, ele reformula a abordagem da aula. Em vez de seguir com a leitura direta da obra, propõe uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que faz uma coisa continuar sendo ela mesma mesmo quando muda?” A partir das respostas dos estudantes, ele reconstrói o conceito de substância de maneira gradual e dialógica.

ARISTÓTELES. Metafísica – Livros VII-VIII. Trad. Lucas Angioni. Campinas: IFCH-UNICAMP, 2002

Diante dessa situação, a estratégia adotada pelo professor representa uma prática de transposição didática que:
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25Q1045768 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Dowbor (2007) relata um caso da Secretaria de Educação do Município de Vicência, em Pernambuco, que implantou o projeto “Escolas rurais”, com a perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. O projeto é destacado, pois se coaduna com o entendimento de Dowbor (2007) de que a escola deve ser
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26Q1046024 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (2024) menciona que a Educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais. De um lado, por meio da educação inclusiva, as minorias podem encontrar alternativas de efetiva inserção social, com participação plena nos processos produtivos, tanto de bens materiais quanto de bens culturais.

Por outro lado, também por meio da educação inclusiva, podem-se construir novos modos de convívio e relações interpessoais e sociais entre os diferentes, segundo ele,
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27Q1030409 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Libras, SEEC RN, FGV, 2025

Na formação de profissionais para o atendimento de pessoas surdas, conforme o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei nº 10.436/2002, a Libras deve ser incluída como disciplina curricular e obrigatória em alguns cursos, que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Os cursos em que a Libras deve ser incluída como disciplina obrigatória são:
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28Q1045769 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No capítulo 6 da obra Projeto político-pedagógico da escolauma construção possível, Mario Marques (In: Veiga, 1996) afirma, corretamente, que
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29Q1046281 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor AEE, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Sobre a elaboração e a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência múltipla, analise as afirmativas abaixo.
I- O PEI deve ser elaborado a partir de uma avaliação diagnóstica inicial pontual, centrada exclusivamente nas habilidades cognitivas do estudante e nos relatórios médicos apresentados pela família.
II- O PEI deve partir de uma avaliação processual e ecológica, observando o estudante em diferentes ambientes e momentos, considerando suas interações, apoios necessários e interesses.
III- A construção do PEI deve incorporar dados obtidos com a família e com os profissionais que interagem com o estudante, incluindo observações diretas e indiretas, entrevistas, análise das atividades e mapeamento dos contextos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:
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30Q1046026 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo, bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.

No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
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31Q980491 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei Federal nº 9.394/96, art. 12, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de, entre outras,
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32Q975629 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Complete a frase a seguir com a alternativa correta a respeito dos objetivos e das características do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O atendimento educacional especializado tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que __________, atuando de forma complementar à escolarização e promovendo a autonomia dos alunos.

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33Q1045773 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Moran (2004), no texto “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias”, afirma que, para falarmos de qualidade na educação e de uma nova didática, é fundamental
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34Q1046029 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Lima (2018), a deficiência visual abrange dois grupos: cegueira e baixa visão (ou visão subnormal), sendo classificada de acordo com os critérios legal, educacional e leigo. Segundo a autora, em um dos critérios, pode haver um comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção com óculos comuns, porém as pessoas com baixa visão têm resíduos visuais em tal quantidade que lhes permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.

A descrição apresentada refere-se ao critério
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35Q1031694 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O trabalho do auxiliar acompanha de perto os docentes no desempenho de suas atividades, buscando colaborar com a rotina escolar.

Nesse contexto, é necessário que estejam claras as atribuições de cada função para que tudo transcorra bem. Não há confusão de atribuições quando
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36Q1046030 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva de Omote (2014), a educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais: a educação inclusiva e a formação das novas gerações. Para o autor, no caminho da educação inclusiva,
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37Q952336 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No planejamento pedagógico, a organização do ambiente de aprendizagem é um elemento central para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Para a criação de ambientes de aprendizagem significativos, o princípio essencial a ser adotado é:
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38Q1046033 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Domingues (2010) afirma que a alfabetização é um processo complexo e dinâmico que envolve capacidades, conhecimentos e atitudes em uma rede de interações afetivas, sociais, cognitivas, linguísticas e motoras. E, para alfabetizar uma criança com cegueira, o educador precisa compreender como se dá o processo de construção de conhecimento por meio da experiência não visual.

Na concepção dessa autora, a melhor forma de alfabetizar crianças, inclusive as com cegueira, é por meio de
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39Q1025045 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Analista Técnico III, Consórcio Lambari, AMAUC, 2025

Em educação, além do conhecimento do cenário global, suas causas e implicações, que definem o contexto em que se move a atuação pedagógica, é importante trabalhar os problemas específicos de cada grupo social, principalmente quando se tem por finalidade básica a gestão ambiental. Em relação a esse tópico, julgue os excertos a seguir:
Excerto I.Os grupos possuem peculiaridades ligadas à situação particular de seus ambientes, ao modo como interagem e à percepção qualitativa dos problemas.
Excerto II.Durante a participação territorializada dos diferentes atores sociais, os usos do patrimônio natural ocorrem de forma homogênea e sem conflitos, dispensando processos educativos e cidadãos voltados à gestão democrática do ambiente.

Fonte: Carlos Frederico B. Loureiro, Marcus Azaziel, Nahyda Franca. Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação. Rio de Janeiro: Ibama, 2003.

Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
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40Q1073942 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “Pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na escola como resultantes da articulação de três variáveis”, as quais são:
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