Questões de Concursos Tendências Pedagógicas

Resolva questões de Tendências Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q897205 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O papel do aluno, na tendência pedagógica denominada construtivista, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q919595 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

No Brasil, do ponto de vista da organização e da gestão educacional, é possível identificar tendências históricas da influência do pensamento administrativo adotado por outras organizações. Conforme o documento Profuncionário (Caderno 10), Teixeira (2003) afirma que essas tendências são basicamente três.

A tendência _______________ perceberá a escola como uma organização em constante construção, um espaço público no qual devem ser expressas as opiniões e os interesses dos diversos grupos que formam a escola. A lacuna é corretamente preenchida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q898299 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O termo "progressista" refere-se às correntes pedagógicas que, baseadas em uma análise crítica das realidades sociais, defendem objetivos sociopolíticos para a educação. No entanto, em uma sociedade capitalista, a pedagogia progressista não se institucionaliza, sendo um instrumento de luta dos professores aliado a outras práticas sociais transformadoras.
A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q987403 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que indica qual é a crítica central da abordagem humanista em relação às teorias tradicionais da orientação educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q880706 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

As tendências pedagógicas, de acordo com a história da Didática no Brasil, são classificadas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel da Didática na Pedagogia Tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1010326 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No quese refere aos fundamentos da educação, sua relação com a sociedade e suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o seguinte item.


As concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira, predominante até o final do século XIX, centrava-se nas teorias do ensino; a segunda focava as teorias da aprendizagem, inseridas no século XX, isto é, as tendências que relacionam teoria e prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q994491 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

As concepções pedagógicas pretendem dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional, exprimindo-se entre filosofia e educação. O conhecimento dessas tendências assume grande relevância, pois permite a cada educador situar-se teoricamente sobre suas opções, articulandose e autodefinindo-se. A educação brasileira, tem sido marcada pelas tendências liberais, manifestadas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Analise o papel da escola em cada afirmação e o relacione à tendência pedagógica em questão:
I- A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante.
II- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar a vida. A integração da adaptação ao meio e ao comportamento se dá através de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais. A escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
III- O papel da escola se concentra na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo. Os procedimentos didáticos, a competência na matéria, as aulas, os livros, tem muito pouca importância, face ao propósito de favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal, o que implica estar bem consigo próprio e com seus semelhantes. O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
A alternativa que representa as tendências liberais, respectivamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q952343 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A definição do que ensinar em um currículo escolar exige reflexões sobre as competências e os conhecimentos essenciais para a formação integral dos alunos. Sendo assim, um critério adequado para selecionar esses conteúdos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q985461 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Inglês, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Sala de aula invertida, rotação por estações, modelo flex e modelo à la carte são modelos de organização das situações de aprendizagem propostas predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q984817 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

As tendências pedagógicas definem o papel do ser humano e da educação na escola, na sociedade e no mundo, repercutindo na prática docente em sala de aula. Considerando-se as tendências liberais e as tendências pedagógicas progressistas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Tendências liberais.
(2) Tendências pedagógicas progressistas.

( ) Pregam que o aluno é preparado para viver em sociedade de acordo com suas aptidões e com as normas desse tipo de sociedade, em uma cultura individual.
( ) Sustentam as finalidades sociopolíticas da educação e partem de uma análise crítica das realidades sociais. Não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo. Foram desenvolvidas por meio da análise marxista da sociedade.
( ) Justificam o sistema capitalista; dão ênfase à liberdade e aos direitos e aos interesses individualistas na sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q896104 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor/Pedagogo, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

No que se refere às Tendências Pedagógicas, analise o excerto abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correspondente:


Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q895359 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Considerando as características das tendências pedagógicas brasileiras, na tendência “Crítico-Social dos Conteúdos”, o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q911420 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Existem várias tendências e concepções pedagógicas que dão suporte às ações dos professores de Educação Física. Nesse sentido, associe as tendências abaixo com seus respectivos conceitos:

I. Cultural-Plural II. Desenvolvimentista III. Crítico-Emancipatória. IV. Psicomotricidade.

( ) Integra aspectos motores, cognitivos e afetivos, enfatizando a relação entre o movimento corporal e o desenvolvimento psicológico. Essa abordagem visa o desenvolvimento integral do indivíduo, considerando que o movimento é fundamental para o aprendizado e o bem-estar emocional.

( ) Não se limita ao desenvolvimento das habilidades motoras, mas também busca formar cidadãos críticos, conscientes e respeitosos das diferenças culturais, promovendo a inclusão e a equidade nas práticas corporais.

( ) Centrada no crescimento e no desenvolvimento global dos alunos, buscando proporcionar experiências significativas e adaptadas às suas necessidades e capacidades em cada estágio de seu desenvolvimento.

( ) Busca criar uma educação transformadora que capacite os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral, promovendo a justiça social e a equidade através da prática pedagógica crítica e reflexiva.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q994512 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

As práticas de avaliação da aprendizagem escolar, ainda predominantes em nosso meio, se dão a partir de um modelo teórico tradicional e refletem uma pedagogia a serviço de um modelo dominante identificado como liberal conservador. Este modelo produziu três pedagogias distintas, mas com um objetivo em comum: a manutenção das condições sociais. As pedagogias resultantes desse modelo são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.