Questões de Concursos Tendências Pedagógicas

Resolva questões de Tendências Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q904116 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

As concepções e tendências pedagógicas contemporâneas refletem diferentes maneiras de compreender o processo de ensino-aprendizagem, o papel do professor e do aluno. Aponte a alternativa que corresponde corretamente ao entendimento da Pedagogia Crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q907583 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Artur, professor, defende uma concepção de trabalho em que o professor é a figura central do processo educativo, único responsável pela organização dos conteúdos e seleção das estratégias de ensino, que também se apresenta como o detentor da autoridade, exigindo dos estudantes uma atitude receptiva, passiva e que controla opressivamente os processos de comunicação na sala de aula. As ações de ensino são centradas na exposição e transmissão oral dos conteúdos pelo docente, atendendo a uma sequência pré-definida e a um rigoroso e inflexível controle do tempo. Artur segue a tendência pedagógica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q882901 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O método de ensino Waldorfiano é baseado em princípios das ciências sociais e da antroposofia, uma ciência desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. A partir da consideração deste conceito, analise as alternativas e marque a opção que está INCORRETA quanto aos princípios desta metodologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q897537 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito das tendências pedagógicas brasileiras, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes tendências às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Tendências liberais.
2. Tendências progressistas.

Coluna 2

( ) Renovada não diretiva (Escola Nova).
( ) Libertadora.
( ) Tecnicista.
( ) Tradicional.
( ) Histórico-crítica.
( ) Renovadora Progressivista.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q902912 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Sobre a Pedagogia Tecnicista, segundo Saviani (2007), é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q895518 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Física, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

À concepção de ensino denominada “Aulas abertas” foi desenvolvida na Alemanha por Hildebrandt e Langing, e estudada e adaptada no Brasil por grupos de trabalhos pedagógicos das Universidades Federais de Pernambuco e Santa Maria. Nessa concepção/ tendência, se propõe:


Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q909724 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as Tendências Pedagógicas, correntes que influenciam as práticas educacionais, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A Tendência Progressista Libertadora, fundamentada em Paulo Freire, destaca a importância da educação como instrumento de conscientização e libertação, promovendo a autonomia e a criticidade dos alunos.

II. A Tendência Conservadora, pautada na transmissão de conhecimentos e valores culturais, considera a educação como forma de manutenção da ordem social estabelecida, priorizando a disciplina e a autoridade do professor.

III. A Tendência Tecnicista, influenciada por princípios da administração científica, propõe a eficiência na educação por meio da aplicação de métodos e técnicas precisas, priorizando absolutamente a mensuração de resultados.

IV. A Tendência Liberal Renovadora, criada por Anísio Teixeira, destaca a importância da escola como agente de transformação social, enfatizando a participação democrática e a contextualização dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q895753 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

As tendências pedagógicas progressistas enfatizam a importância da experiência e do interesse do aluno no processo educativo, promovendo uma educação centrada no estudante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q910358 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em “Pedagogia dos sonhos possíveis” (2014), são discutidas várias temáticas relevantes para o dia a dia da escola.
Em relação a essa obra, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q899944 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor Escolar, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A tendência pedagógica, que, sob a ótica crítica das tendências progressistas, é identificada com a busca do controle do comportamento com a finalidade de manter a ordem política, econômica e cultural e, portanto, as condições desiguais vigentes na sociedade é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q898008 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Correntes teóricas e alternativas metodológicas no ensino são abordagens que orientam práticas educativas, oferecendo diferentes perspectivas sobre como ensinar e aprender. Considerando as características das tendências pedagógicas progressistas, identifique a alternativa que descreve corretamente a tendência Crítico-Social dos Conteúdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q900422 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das correntes pedagógicas, ou giram em torno de teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para orientar sua prática.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e

organização. São Paulo: Cortez, 2006. 208 p.


Na formação de professores, o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas objetiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q910921 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
O fragmento de texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o com atenção.


Os diferentes momentos culturais e políticos da sociedade brasileira influenciaram a criação de tendências pedagógicas, com contribuições oriundas de movimentos sociais e tendências filosóficas que ajudaram a formar a prática pedagógica no país. Autores brasileiros como Freire (1976), Saviani (2013), Luckesi (1991), Libâneo (1989) e Gadotti (1993) dedicam parte de suas vidas promovendo e aprimorando estudos que contribuem no avanço da educação, desenvolvendo teorias que nos oferecem bases e suportes para práticas pedagógicas. Na formação de professores, é primordial o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas que darão alicerce teórico à prática pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico.


(Disponível em: https://site.layers.education/guias-tendencias-educacionais-2024/. Acesso em: junho de 2024.)
Considerando o fragmento de texto e, de acordo com as tendências pedagógicas na educação brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. “Na Tendência Pedagógica ______________, a escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite, segundo uma gradação lógica, o acervo cultural aos alunos. A estes cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.”
II. “A Pedagogia ______________ parte de uma análise crítica das realidades sociais, e sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Nessa perspectiva, a escola trabalha de modo a desenvolver uma conscientização crítica por parte dos educandos e, em decorrência disso, almeja uma transformação social.”
III. “O Princípio da Educação ______________ prioriza a valorização das aptidões individuais, alicerçada na meritocracia. O aluno é responsabilizado a dar o melhor de si e a apresentar em notas um desempenho exemplar, destacando-se em relação ao grupo em decorrência disso. Além da padronização nos métodos de ensino e nas estratégias de avaliação, ocorre a artificialidade dos processos.”

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q911344 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual tendência pedagógica propõe uma educação que priorize a autonomia do aluno, estimulando seu pensamento crítico e sua capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q887841 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Escola Nova, analise as assertivas a seguir:
I. Propunha uma educação popular e um ensino para todos. II. Se baseava nas ideias de participação ativa dos cidadãos na vida social e política. III. Defendia uma educação democrática e progressista.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q885720 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a tendência pedagógica que se caracteriza pela ênfase na autonomia do aluno, na construção coletiva do conhecimento e na valorização da experiência social como base para a aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q994492 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Na sala dos professores, em conversa, Prof. Edileuza diz acreditar que a relação pedagógica consiste no cuidado das condições em que professores e alunos colaboram para fazer progredir trocas. Ela coloca que o papel do adulto é insubstituível, mas importante, também, a participação do aluno no processo. Não se contenta, em satisfazer apenas as necessidades e carências dos alunos, busca despertar outras necessidades, acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço dele, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas, para que se mobilize para uma participação ativa. Com esse pensamento, a Prof. Edileuza é adepta da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q897660 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

A Pedagogia Histórico-Crítica, defendida por Dermeval Saviani, propõe uma reflexão crítica sobre a educação e seu papel na sociedade. Considerando os principais pressupostos dessa pedagogia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q898800 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

As tendências pedagógicas aplicadas à Educação Infantil refletem diferentes concepções de ensino e aprendizagem, cada uma com princípios e objetivos específicos quanto ao desenvolvimento infantil. Considerando as principais abordagens pedagógicas e o papel do professor na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q908874 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Ensino híbrido e sala de aula invertida são tendências educacionais para este século. Assinale a alternativa correta sobre a sala de aula invertida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.