Questões de Concursos Tendências Pedagógicas

Resolva questões de Tendências Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q910838 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa CORRETA. Definem-se por Correntes Pedagógicas, ou ainda Tendências Pedagógicas da Educação Brasileira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q887597 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A Pedagogia liberal acredita que o papel da instituição de ensino é preparar as pessoas pra que elas desempenhem papéis sociais, tendo como base pra isso algumas habilidades e competências. Dentro deste modelo temos a tendência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q901132 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. p.30)

Em relação a algumas destas tendências, analise as afirmativas abaixo:

I. A “pedagogia tradicional” é uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria.

II. A “pedagogia renovada” é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Aqui, o centro da atividadeescolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso.

III. A “pedagogia libertadora” tem suas origens nos movimentos de educação popular que ocorreram no final dos anos 50 e início dos anos 60. Nesse movimento, o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, tendo o professor como figura central.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q897420 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual tendência pedagógica, surgida no século XX, teve como principal característica a aplicação de métodos científicos à educação, buscando a eficiência e a produtividade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q904123 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre as tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira, analise as assertivas abaixo.

I - A Educação para a Cidadania oferece oportunidades de educação para pessoas que não tiveram acesso ou completaram a educação básica na idade apropriada.

II- A Aprendizagem baseada em Projetos é uma metodologia que envolve a realização de projetos interdisciplinares, em que os alunos trabalham em problemas reais ou simulados.

III- A Educação Socioemocional aborda o desenvolvimento de competências emocionais e sociais dos alunos, como empatia, autocontrole, e habilidades de relacionamento interpessoal.


Podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q906781 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Para compreender alguns dos atributos que caracterizam a diversidade, enquanto princípio que corrobora para a formação de valores democráticos, compete afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q990295 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os temas transversais são abordagens pedagógicas que permeiam diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, enfatizando aspectos essenciais para a formação integral dos alunos. Nesse sentido, é um exemplo de tema transversal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q896103 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Letras/Inglês, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

Essa tendência valoriza a autonomia do aluno, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a personalização do ensino, buscando adaptar o currículo e as estratégias educacionais às necessidades individuais de cada estudante, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q898195 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Os movimentos sociais e filosóficos são responsáveis pelas tendências pedagógicas. Entre essas, sobre as tendências pedagógicas liberais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q895231 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Marta é uma professora dedicada que leciona ciências no 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Ela sempre se preocupa em fazer com que os seus alunos realmente compreendam os conceitos e consigam relacioná-los com o que já sabem. Marta está planejando uma aula sobre o sistema solar e sabe que muitos alunos já têm algumas noções básicas sobre o tema, como os nomes dos planetas e algumas características gerais. Para que a nova informação se incorpore ao conhecimento prévio dos alunos, ela decide começar a aula com uma atividade que acesse e organize esse conhecimento pré-existente. Marta começa a aula pedindo que os alunos, em pequenos grupos, criem um mapa conceitual do que já sabem sobre o sistema solar. Cada grupo recebe cartolinas e canetas coloridas para desenhar e relacionar a suas ideias. Após a criação dos mapas conceituais, a professora reúne a turma em um círculo e cada grupo apresenta seu mapa. Ela faz perguntas abertas para estimular a reflexão e o debate, ajudando os alunos a aprofundarem seu entendimento e a identificarem conceitos-chave e possíveis lacunas em seu conhecimento. Sobre as informações da situação hipotética apresentada e, ainda, considerando as diferentes teorias e implicações pedagógicas, infere-se que a professora trabalha com a abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q903471 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

Correlacione as tendências pedagógicas às suas respectivas características.

TENDÊNCIAS
1) Liberal.
2)Progressista

CARACTERÍSTICAS
( ) Enfatiza o ensino humanístico, de cultura geral.

( ) Atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente.
( ) Defende que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
( ) Acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
( ) Destaca a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q969060 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

As tendências pedagógicas são concebidas ao longo dos tempos por diversos teóricos [...] Têm base nas visões de pensadores, estudiosos da educação em cada respectivo contexto histórico de sociedade de inserção [...] Foram se modelando a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social. Desse modo, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que:
Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q898792 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Artística, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

As tendências pedagógicas no ensino de Arte no Brasil refletem diferentes abordagens ao longo das décadas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta sobre as tendências pedagógicas no ensino de Arte no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q901405 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em um curso de formação continuada para professores, a palestrante disse que há quatro tipos de conteúdo a serem trabalhados com os alunos. Em um destes conteúdos, o seu termo engloba conteúdos agrupados em valores e normas. Deste modo, é CORRETO dizer que corresponde ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1055778 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Entre as relações didáticas desenvolvidas nas salas de aula, a dinâmica entre ensino e aprendizagem é, certamente, uma das mais evidentes. Apesar de serem analisados como partes distintas da didática na prática, são dois elementos interdependentes do processo de apropriação do conhecimento nas escolas. O aprendizado da escola decorre da interação entre alunos e professores, estabelecendo uma dinâmica de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, há dois atores principais: o aluno e o professor. Relacione adequadamente as abordagens pedagógicas em que se consubstanciam as relações entre alunos e professores às suas características.
1. Abordagem tradicional. 2. Abordagem comportamentalista. 3. Abordagem humanista. 4. Abordagem cognitivista. 5. Abordagem sociocultural.
( ) A educação deve ser conscientizadora, para desenvolver nos alunos o pensamento crítico e problematizador.
( ) Os três elementos necessários para a construção de um sistema de instruções são: o aluno; o objetivo de aprendizagem; e, o plano para atingir o objetivo.
( ) A ênfase está em ensinar os alunos a resolver problemas para que se tornem capazes de sistematizar pensamentos em diferentes circunstâncias.
( ) Foco na ação do professor e ensino reduzido a um processo receptivo.
( ) Ensino mais preocupado com a quantidade e a variedade de conhecimentos transmitidos.
( ) Objetivo do ensino é modificar o comportamento e a mente dos alunos.
( ) O ensino e a aprendizagem são entendidos de forma global, com foco na superação das relações sociais de poder que estabelecem o domínio de uns sobre os outros.
( ) O centro dessa abordagem é o aluno; sendo o ensino o resultado de personalidades únicas e de circunstâncias específicas de cada aluno, gerando um tipo de relacionamento especial.
( ) Na prática, significa que o aluno precisa aprender a aprender.
( ) O impulso e o estímulo inicial que pode ter origem fora da própria pessoa, por meio de um professor, por exemplo, mas a capacidade de descobrir, entender e captar conhecimentos é inerente a cada aluno.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q890921 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O ensino é livre à iniciativa privada, desde que atendidas algumas condições. Assinale a assertiva que não configura uma dessas condições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q911697 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Diante da situação de desmotivação dos alunos na pedagogia tradicional, o professor decidiu abordar diferentes tendências pedagógicas, como a pedagogia renovada, a pedagogia crítica e a pedagogia libertadora. Deste modo, é CORRETO dizer que foi abordado os seguintes teóricos da educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q905145 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No contexto das tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira, qual das alternativas a seguir melhor descreve a Pedagogia Construtivista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q898239 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Tendência Tecnicista, influenciada pelo behaviorismo de Skinner, tem uma visão específica sobre o papel do aluno e do professor. Qual é a principal característica dessa tendência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q882926 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da ___________________ que, convertida em pedagogia oficial, foi encaminhada pelo aparelho de Estado, queprocurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. À medida que se processava a abertura „lenta, gradual e segura‟ que desembocou na Nova República, as orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, a tendência produtivista como diretriz básica da política educacional” (SAVIANI, 2019, p. 5).

A tendência pedagógica que contempla apropriadamente a lacuna do excerto acima é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.