Questões de Concursos: Teoria Atômica átomos e sua estrutura

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teoria Atômica átomos e sua estrutura. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q947815 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O brometo de potássio (KBr) é um importante sal anticonvulsivante, utilizado tanto em humanos como em cães. Quando comparados os elementos que o constituem, bromo (Br) e potássio (K), podemos dizer acerca das suas propriedades periódicas:

13 Q943009 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Um certo íon tem carga positiva +2, representado por M2+, sendo seu número total de elétrons igual a 54 e o número de massa igual a 137.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o número atômico e o número de nêutrons nesse íon.

14 Q949623 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

No experimento de Ernest Rutherford, uma fina lâmina de ouro foi bombardeada com partículas alfa provenientes do elemento polônio. Esta experiência revelou que a maioria das partículas atravessavam a lâmina, enquanto algumas sofriam desvios significativos em sua trajetória ou até mesmo eram totalmente repelidas. A conclusão a que Rutherford chegou foi que:

15 Q948476 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Medicina, FAG, FAG

Qual a quantidade de calor necessária para transformar 10 g de gelo à temperatura de 0 °C em vapor à temperatura de 100 °C? (Considere que o calor específico da água é Ca = 4,2 J/g.°C, o calor de fusão do gelo é Lg = 336 J/g e o calor de vaporização da água é Lv = 2 268 J/g.)

16 Q951095 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeira Fase, USP, FUVEST

Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, ____I____. Contudo, sabe‐se que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de _____II_____.

As lacunas I e II podem ser corretamente preenchidas por:

17 Q950901 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Segundo Semestre, IFRR, INEP

A respeito dos hormônios que regulam nossa vida, identifique a alternativa incorreta:

18 Q949245 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Segundo Dia, PUC RS, PUC RS

A cor verde nas batatas inglesas está associada à presença de solanina, um glicoalcaloide tóxico, de sabor amargo, que apresenta fórmula molecular C45H73NO15. Sua estrutura deriva do alcaloide solanidina, ao qual se liga uma cadeia lateral composta por galactose, ramnose e glicose interligadas. As concentrações mais elevadas de solanina nas plantas de batata encontram-se nas folhas e nos talos; concentrações menores encontram-se nos brotos, na casca e abaixo dela. Portanto, convém ter cautela e descartar as partes verdes da batata inglesa.
A partir do texto, são feitas as seguintes afirmativas:
I. A batata inglesa é uma eudicotiledônea em que os tubérculos são porções de caules subterrâneos transformados. II. Uma parte da molécula de solanina é composta por carboidratos. III. A fórmula estrutural da solanina (C45H73NO15) apresenta ligações covalentes entre seus átomos.
Estão corretas as afirmativas

19 Q949056 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 , pode ser neutralizado com H2 SO4 , de acordo com a equação química balanceada representada a seguir:


H2 SO4 (aq) + Ca(OH)2 (aq) → CaSO4 (aq) + 2 H2 O(l)


A respeito das espécies químicas que participam dessa reação de neutralização, verifica-se que o

20 Q936854 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineraldeveser refinado,convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235.

Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 ede urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas portelas com grande número de pequenos orifícios. No entanto,devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.

ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.