Questões de Concursos: Teoria Clássica da Administração

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teoria Clássica da Administração. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q885756 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Auxiliar Administrativo, CRMVSE, Quadrix, 2024

Em relação às técnicas de levantamentos de dados e informações, no processo de organizações e de métodos (O&M), julgue os itens a seguir.
IOs questionários são menos dispendiosos e mais fáceis de serem aplicados que as entrevistas. IIA observação direta de uma atividade inclui uma variedade de situações de monitoramento, que cobre as atividades não comportamentais e comportamentais. IIIEntre as vantagens da entrevista, cita‑se a possibilidade de os entrevistados poderem não receber tratamento uniforme.
Assinale a alternativa correta.

12 Q885755 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Auxiliar Administrativo, CRMVSE, Quadrix, 2024

No que diz respeito à elaboração de manuais administrativos, julgue os itens a seguir.


IOs responsáveis por sua elaboração não precisam deixar claro que se trata de um documento que subsidia os trabalhos dos membros da organização.

II É recomendável que o manual tenha uma abertura do texto, um sumário, uma codificação numérica, além de gráficos exemplificativos

IIIO objetivo da manualização é permitir que a reunião de informações, dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada atue como instrumento facilitador do funcionamento da organização.


Assinale a alternativa correta.

13 Q885746 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Auxiliar Administrativo, CRMVSE, Quadrix, 2024

Em relação às teorias de estilos de liderança, o estilo em que o líder e os subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais, de modo que conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas, é denominado liderança

14 Q917109 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

No surgimento da Administração, na Escola Clássica, de Taylor, o trabalhador era concebido como Homo Economicus. Assinale a alternativa CORRETA que descreve uma característica do Homo Economicus, segundo Taylor:

15 Q892222 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das alternativas corresponde a uma característica da abordagem clássica da administração?

16 Q907911 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

A escola clássica da Administração teve como precursor o engenheiro francês Heri Fayol, tendo as suas contribuições teóricas publicadas em seu livro Administração Industrial e Geral, editado em 1916. Na mesma época, em 1911, o engenheiro norte americano Frederick Taylor havia acabado de publicar o seu livro Os Princípios da Administração Científica, preconizando a teoria da Administração Científica. Apesar da proximidade cronológica da publicação de ambos os livros, as contribuições de Fayol se destacaram em relação as contribuições de Taylor por enfatizar

17 Q890895 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que a organização contribui para o ambiente empresarial, de acordo com a teoria clássica de Fayol:

18 Q886582 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Desde o estabelecimento da administração como área de conhecimento, são discutidos princípios que orientam a prática do administrador, bem como a organização formal. Dentre estes princípios, encontra-se a noção de que cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. A este princípio, denominamos:

20 Q890894 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Função do planejamento, de acordo com a teoria clássica da administração de Fayol:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.