Início

Questões de Concursos Teoria Geral da Responsabilidade Civil

Resolva questões de Teoria Geral da Responsabilidade Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q420123 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Em torno dos conhecimentos sobre responsabilidade civil é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q415810 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q418442 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 4a, FCC

É INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q417693 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Quanto à responsabilidade civil, julgue os itens subseqüentes.

São cumuláveis o benefício previdenciário e a indenização por danos morais e materiais decorrentes de um mesmo acidente de trabalho, fundada na responsabilidade subjetiva do empregador por danos experimentados pelo empregado no exercício da atividade laboral.

  1. ✂️
  2. ✂️

365Q415440 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Técnico da Área Instrumental do Governo, Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso MT, CESPE CEBRASPE

Aguiar adquiriu, em janeiro de 2004, um caminhão com o propósito de utilizá-lo profissionalmente na atividade de transporte de mercadorias.

Na data da aquisição, ele firmou um contrato de seguro, com a seguradora Sólida S.A., pelo qual, mediante o pagamento de um prêmio pelo segurado, a empresa se responsabilizaria por quaisquer furtos ou danos ocorridos no veículo, inclusive aqueles decorrentes de caso fortuito ou de força maior. O pagamento do prêmio foi efetuado à vista, em janeiro de 2004, no ato da contratação do seguro.

O contrato previu que, em caso de perda total, a seguradora poderia optar por entregar um veículo do mesmo ano e modelo ou pagar a quantia equivalente em dinheiro, segundo avaliação do caminhão a preço de mercado.

Em fevereiro de 2004, o veículo foi alvo de ato de vandalismo praticado por dois jovens, que atearam fogo ao caminhão, que ficou totalmente destruído. A seguradora Sólida S.A. estipulou o valor de mercado do veículo em R$ 75.000,00, para fins de indenização.

Posteriormente, a polícia identificou os dois responsáveis pelo incêndio: Ricardo e Rogério, ambos com 18 anos de idade e de classe média alta.

Com base na situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.

Caso Ricardo efetue sozinho o pagamento de metade da dívida, ainda assim continuará responsável pelo pagamento da outra metade, solidariamente com Rogério, visto que, como se trata de solidariedade passiva, o pagamento parcial feito por um dos devedores não aproveita aos outros devedores, senão até à concorrência da quantia paga.
  1. ✂️
  2. ✂️

366Q419601 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Procurador, Assembléia Legislativa GO, UEG

O tema da responsabilidade civil sofreu modificações formais e substanciais pela edição da Lei n. 10.406/2002, notadamente ampliando-se sua área de incidência no intuito de incrementar a proteção às vítimas dos mais diversos danos oriundos da sociedade contemporânea do risco. Sobre a responsabilidade civil extracontratual, o Código Civil vigente prevê que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q421935 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de atos unilaterais, responsabilidade civil e preferências e privilégios creditórios, julgue os itens subsequentes. No que se refere às famílias de baixa renda, há presunção de dano material e moral em favor dos pais em caso de morte de filho menor de idade, ainda que este não estivesse trabalhando na data do óbito.
  1. ✂️
  2. ✂️

369Q419064 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O profissional médico que causar dano a um paciente, no exercício de sua atividade profissional, pagará indenização correspondente a I - despesas com o funeral e a prestação de alimentos à família no caso de homicídio, independente de culpa; II - despesas com o tratamento até o fim da convalescença por lesão ou ofensa à saúde, quando comprovada a culpa; III - pensão vitalícia no valor do trabalho para o qual se inabilitou, ou diferença deste, quando comprovada a culpa; IV - valor correspondente aos lucros cessantes que o lesado demonstre haver sofrido, quando comprovada a culpa. De acordo com o Código Civil, estão corretas APENAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q420968 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do instituto da responsabilidade civil, julgue os itens seguintes.

O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas responsáveis por ele não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes para tal ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q415741 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Procurador Municipal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade civil, julgue os itens a seguir. Se for julgado procedente um pedido de indenização e o réu for condenado ao pagamento de danos morais, a correção monetária deve ser fixada a partir da prolação da decisão que fixou o quantum indenizatório, e os juros moratórios devem incidir a partir do evento danoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

373Q418415 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF P1, RFB, ESAF

O Código Civil, em seu artigo 927, estabelece que aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fi ca obrigado a repará-lo. Sobre a responsabilidade civil, podemos afi rmar que todas as opções abaixo estão corretas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q414640 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre responsabilidade civil.

Os titulares de serventias extrajudiciais (notário, oficial de registro e tabelião) prestam serviços em caráter privado, por delegação do poder público. Inclusive por isso, os funcionários dessas serventias podem ser contratados pelo regime celetista. Assim, o Estado não responderá objetivamente pelos danos causados pelos titulares dessas serventias ou pelos seus prepostos. O prejudicado por ato praticado por algum desses agentes somente contra ele poderá mover ação de natureza indenizatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q417557 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil

Em ação de responsabilidade civil por ato da Administração Pública, o autor acaba por ser tornar incapaz após ter o Município recorrido da sentença. Descoberta a questão e fixado prazo razoável para que seja sanado o vício de incapacidade processual, sem que o mesmo seja sanado, cabe à autoridade judiciária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q415794 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Assistente Jurídico, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade civil, julgue o item abaixo.

Considere a seguinte situação hipotética.

A companhia de energia elétrica de um estado da Federação contratou, em regime de empreitada, a empresa Serviços Gerais Ltda. para a realização de serviços de manutenção e limpeza de linhas transmissoras de energia. Durante a execução do serviço, um dos empregados desta última, que cortava galhos de árvores próximos à rede elétrica, sem equipamento de segurança, caiu ao solo e, em conseqüência das lesões sofridas na queda, faleceu. Nessa situação, os sucessores do empregado acidentado teriam direito a indenização a ser paga pela companhia de energia, concessionária de serviço público, que responderia objetivamente pelo dano.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q418689 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Juiz de Direito Substituto, TJ AP, FCC

O empregador responde civilmente pelos atos praticados por seus empregados no exercício dos trabalhos que lhes competir,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q416508 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens contém uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nos preceitos legais acerca do controle da administração pública e da responsabilidade civil do Estado.

João ingressou com ação de indenização contra determinado estado da Federação, fundada na responsabilidade objetiva do estado, diante do dano a ele causado pelo servidor público Mário, que teria agido com culpa. Nessa situação, se o juízo não aceitar a denunciação à lide do servidor que causou o dano, o estado não perderá, por esse motivo, o direito de ingressar posteriormente com ação de regresso contra Mário.

  1. ✂️
  2. ✂️

380Q419850 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que dizem respeito à responsabilidade no âmbito do direito do consumidor e no do direito civil.

A teoria da perda da chance é adotada em tema de responsabilidade civil, sendo aplicada quando o dano é real, atual e certo, com base em juízo de probabilidade, e não, de mera possibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.