Início

Questões de Concursos Teoria Geral das Obrigações

Resolva questões de Teoria Geral das Obrigações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q418630 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

A respeito das modalidades das obrigações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q191296 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere à disciplina legal das pessoas naturais e jurídicas,
aos direitos reais sobre coisa alheia e ao inadimplemento das
obrigações, julgue os itens seguintes.

Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à fazenda nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q418805 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Defensor Público, DPE SP, FCC

Sobre a teoria geral das obrigações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q234628 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

A respeito dos contratos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q422607 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Juíz Federal, TRF 1a, CESPE CEBRASPE

De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito das obrigações, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q417221 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Mévio realiza, com a instituição financeira K e K S/A, contrato de mútuo no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), sendo que Túlio figura como fiador, pela quantia total ajustada. O devedor possuía vasto patrimônio à época do negócio jurídico referido.

Posteriormente, faltando o pagamento de dez prestações, o devedor tem sua insolvência decretada, fato que foi comunicado ao fiador e à instituição financeira.

Após isso, a instituição financeira pretende cobrar a dívida do fiador. Túlio não renunciou ao beneficio de ordem. Diante do narrado, analise as afirmativas a seguir.

I. O fiador poderá requerer, antes de ser cobrado, que o credor busque bens do devedor para satisfazer o seu crédito.

II. O credor pode optar por cobrar do devedor ou do fiador ou, ainda, de ambos, a dívida.

III. O benefício de ordem cede diante da declaração de insolvência do devedor afiançado.

IV. O patrimônio do fiador está protegido diante da inexistência de renúncia ao beneficio de ordem.

V. O fiador, ao pagar a dívida do afiançado, sub-roga-se nos direitos do credor.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q421989 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

A respeito das modalidades das obrigações, considere:

I. Nas obrigações solidárias, convertendo-se a prestação em perdas e danos, não mais subsiste a solidariedade.

II. Nas obrigações de dar coisa incerta nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação.

III. Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q415253 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da ação de consignação em pagamento.

Caso um pintor tenha sido contratado para realizar a pintura de um muro e recebido por esse contrato pagamento adiantado, mas, a todo momento que tente executar os serviços contratados, encontre obstáculos criados pelo próprio contratante, ele poderá servir-se do rito especial da ação de consignação em pagamento para cumprir a sua obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q422001 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Procurador do Ministério Público, TCE BA, CESPE CEBRASPE

As relações jurídicas são relações sociais em que os direitos subjetivos e os deveres jurídicos são identificados e, por envolverem interesses particulares, exigem do Estado regulamentação. Julgue os itens subsequentes, que tratam das relações jurídicas estabelecidas entre particulares.

No caso de obrigações dirigidas a credores solidários, a suspensão da prescrição que beneficiar um deles automaticamente aproveitará aos demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q415585 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos reais, das obrigações, da tutela e do MP, julgue os itens que se seguem.

Obrigação de garantia é aquela em que o credor tem direito de exigir do devedor a produção de um resultado, sob pena de acarretar o inadimplemento da obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q418567 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Nas obrigações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q422175 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Defensor Público, DPE SP, FCC

Tratando-se de inadimplemento de obrigação,

I. responde o devedor por perdas e danos com correção e juros e, ainda, pelos prejuízos resultantes de caso fortuito e força maior se por estes houver se responsabilizado;

II. ainda que vencida sua prestação, o devedor não responde por mora quando houver do credor exigência de encargos não convencionados;

III. estando em mora o credor, responde o devedor pela conservação da coisa, devendo entregá-la nas mesmas condições do dia da oferta;

IV. não sendo a prestação de pagamento em dinheiro, responde o devedor em mora pelo dano emergente e lucros cessantes, podendo, em alguns casos, ser acrescido o dano reflexo.

Estão corretas SOMENTE as assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q417338 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Técnico Judiciário, TJ AM, FJPF

Segundo o Código Civil, a venda a contento está submetida à condição denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q416928 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

A respeito das modalidades, efeitos, extinção e inadimplemento das obrigações, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q417389 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

A respeito da mora, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q415109 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Defensor Público Substituto, DPE MT, FCC

No Direito das Obrigações,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q416024 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Auditor, SEF SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q420226 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

Praticado pelo devedor o ato a cuja abstenção se obrigara, o credor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q422771 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

Nas obrigações solidárias, no que concerne à solidariedade passiva, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q416858 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Assistente Jurídico, TCE PB, FCC

Considere as assertivas a respeito das obrigações solidárias:

I. Enquanto alguns dos credores solidários não demandarem o devedor comum, a qualquer daqueles poderá este pagar.

II. Importará em renúncia da solidariedade a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns devedores.

III. O credor não pode renunciar à solidariedade em favor de um ou de alguns devedores.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.