Início

Questões de Concursos Teoria Geral do Direito Civil

Resolva questões de Teoria Geral do Direito Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q419990 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, em relação à classificação e à eficácia das leis no tempo e no espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q420831 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Analise as proposições abaixo:

I. Tem-se por ineficaz as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

II. Subordinando-se a existência do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

III. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é vedado praticar os atos destinados a conservá-lo.

IV. Salvo disposição legal ou convencional em contrário, computam-se os prazos, excluído o dia do começo, e incluído o do vencimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q416603 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Procurador, PGE TO, FUNRIO

Vacatio legis pode ser entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q414945 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

NÃO se inclui dentre as causas que interrompem a prescrição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q422705 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q419195 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TJ AP, FCC

A lei começa a vigorar, salvo disposição em contrário,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q415337 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

Considere as assertivas abaixo sobre domicílio.

I - A pessoa natural tem por domicílio a residência com ânimo definitivo.

II - Será considerado domicílio da pessoa natural qualquer das residências em que viva alternativamente.

III - O domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, é o lugar onde se encontre.

Quais são corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q418922 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SE, CESPE CEBRASPE

Considere que a Lei A, de vigência temporária, revogue expressamente a Lei B. Nesse caso, quando a lei A perder a vigência,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q415648 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

A respeito da prescrição, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q418429 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei de Introdução ao Código Civil e ao Novo Código Civil, julgue os itens a seguir.

Havendo lacuna no sistema normativo, o juiz não poderá abster-se de julgar. Nesse caso, para preenchimento dessa lacuna, o juiz deve valer-se, em primeiro lugar, da analogia; persistindo a lacuna, serão aplicados os costumes e, por fim, os princípios gerais do direito.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q417257 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil

Em relação à Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I – Contém normas de sobredireito aplicáveis a todos os ramos do direito, prevalecendo sobre aquilo que a legislação específica dispuser de forma diferente.

II – Excepcionalmente, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

III – A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

IV – O efeito repristinatório só ocorre quando houver previsão expressa na lei nova.

V – Para que a sentença proferida no estrangeiro seja executada no Brasil, além de outros requisitos previstos em lei, é necessário que tenha sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q419891 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Defensor Público, DPE PA, FCC

O envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção um direito social, razão pela qual fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos, urbanos e semiurbanos, a toda pessoa com mais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q420952 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Juiz de Direito Substituto, TJ DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às pessoas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q421353 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas jurídicas, à prescrição, aos negócios jurídicos e à personalidade jurídica, julgue os itens a seguir. É possível que lei de vigência permanente deixe de ser aplicada em razão do desuso, situação em que o ordenamento jurídico pátrio admite aplicação dos costumes de forma contrária àquela prevista na lei revogada pelo desuso.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q420374 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da aplicação da lei, julgue o item abaixo.

Se duas pessoas celebrarem um contrato na Alemanha, sem estipular o direito a ser aplicado, e esse contrato for executado no Brasil, local de domicílio da parte interessada, serão aplicadas as leis brasileiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q419622 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Auditor de Controle Externo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

A respeito do conflito de normas no tempo, das pessoas naturais e jurídicas e dos bens públicos, julgue os itens a seguir.

Deparando-se com a incidência de duas normas em uma mesma situação — uma resolução normativa de agência reguladora e uma lei a ela anterior —, o juiz deverá resolver o conflito pelo critério da cronologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q422220 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Procurador, PGE SC, FEPESE

Com relação à Lei Introdução ao Código Civil, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q422616 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Sobre o efeito repristinatório, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q418531 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Defensor Público, DPE PA, FCC

A capacidade de fato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q422461 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Num negócio jurídico, houve erro de cálculo do valor das prestações mensais do preço estabelecido para a transação. Nesse caso, o erro de cálculo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.