Questões de Concursos: Teoria Política Contemporânea

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21 Q650361 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um dos mecanismos explorados pela literatura sobre a intermediação de interesses políticos refere-se aos vínculos estabelecidos entre as burocracias pública e privada, de forma que partes da primeira são capturadas pelo sistema de interesses privado, ao mesmo tempo que partes do setor privado se aliam a segmentos da burocracia pública, fazendo com que determinados interesses da sociedade civil passem a existir e a operar dentro do Estado. O mecanismo acima descrito denomina-se:

22 Q650218 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Uma sólida tradição teórica da Ciência Política tem como objeto não as práticas e instituições, mas aspectos menos tangíveis, porém fortemente significativos da vida política da sociedade, que formam o que se conhece como "cultura política". Sobre essa temática, examine os enunciados abaixo e marque a resposta correta.

1- A cultura política de uma sociedade é composta pela distribuição dos conhecimentos entre os indivíduos; pelas tendências cognitivas, afetivas e valorativas destes; e pelas normas que regem a vida política. 2- A tipologia clássica da cultura política identifi ca as culturas paroquial, subordinada ou de sujeição e cívica ou de participação. 3- Nas sociedades modernas, costumam coexistir amplos grupos de indivíduos de cultura paroquial, com outros dotados de cultura subordinada ou de sujeição e ainda outros cuja cultura poderia se caracterizar como cívica ou de participação. 4- A coexistência desses diferentes tipos de cultura política caracteriza o fenômeno das subculturas, que é comum em sociedades complexas, resultantes da agregação de comunidades com história e tradições diversas.

24 Q650377 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um rico debate teórico sobre as relações entre políticos e burocratas questiona hipóteses clássicas, segundo as quais nessas interações o papel do burocrata se reduziria à obediência às ordens do líder político. À luz dessa discussão, examine os enunciados a seguir e marque a resposta correta.

1- Os burocratas de status mais elevado e os políticos envolvidos em atividades executivas podem ser portadores de valores e objetivos afi ns ou similares, e tenderiam à integração e à coalescência, cerrando fi leiras contra as interferências e demandas externas capazes de ameaçar seus projetos políticos comuns.

2- Relações de integração e coalescência entre políticos e burocratas podem se situar ao longo de linhas funcionais, já que esses atores e os representantes de grupos e/ou categorias econômicas organizadas compartilham vínculos baseados em interesses setoriais.

3- Políticos e burocratas podem assumir relações adversas não somente quanto ao conteúdo das decisões, mas podem competir pelo controle sobre as decisões.

 4- Confl itos entre políticos e burocratas podem resultar da divergência quanto ao conteúdo de decisões específi cas e da luta das organizações pela sobrevivência, envolvendo disputas por orçamentos e pessoal e pela adoção de políticas que são consideradas importantes pelos seus membros.

25 Q650290 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

No que diz respeito o surgimento do Welfare State no Brasil, assinale a opção correta.

26 Q650673 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Especialista em Políticas Públicas Prova 2, MPOG, ESAF

O historiador T. A. Marshall é uma referência obrigatória quando se trata de pesquisar a evolução dos direitos civis, políticos e sociais. Para ele, há uma sequência cronológica e lógica no desenvolvimento de tais direitos, com a conquista das liberdades civis levando à obtenção do direito de votar e ser votado e a expansão da representação política popular permitindo a aprovação parlamentar dos direitos sociais.

Os seguintes enunciados se referem ao Brasil.

Escolha a única opção válida.

27 Q650875 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Especialista em Políticas Públicas Prova 2, MPOG, ESAF

Estado de Bem-Estar (welfare state), conforme o Dicionário de Política organizado por Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino, pode ser definido como o "Estado que garante tipos mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação, educação, assegurados a todo cidadão, não como caridade, mas como direito político". Os enunciados a seguir se referem a essa questão:

1. há uma relação direta entre desenvolvimento econômico e os Estados de Bem-Estar tal como se desenvolveram a partir da Segunda Guerra Mundial.

2. o Brasil se tornou um Estado de Bem-Estar ao inserir direitos sociais na Constituição de 1988.

3 . regimes totalitários como o fascismo e o nazismo podem ser considerados de Bem-Estar porque em seu apogeu eliminaram a fome e o desemprego.

4. pode-se dizer que entre os indígenas brasileiros estão presentes as características do Estado de Bem-Estar, porque todos os seus membros têm direito aos mesmos níveis de alimentação, saúde e educação.

5. os processos de reforma do Estado, ao incluírem privatizações e reformas dos sistemas de Previdência, acabaram com os Estados de Bem-Estar surgidos após a Segunda Guerra Mundial.

Em relação aos enunciados acima:

30 Q650713 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Especialista em Políticas Públicas, MPOG, ESAF

A primazia do público sobre o privado, como assinalam Bobbio e outros autores, se manifestou, sobretudo no século XX, como reação à concepção liberal do Estado e como derrota histórica, ainda que não definitiva, do "Estado Mínimo'.

Em relação às afirmativas abaixo, assinale a opção correta.

1- Essa primazia baseia-se na contraposição entre interesse coletivo e privado com a necessária subordinação do segundo ao primeiro.

2- Essa primazia admite a eventual supressão do interesse privado em benefício do interesse coletivo.

3- Essa primazia implica irredutibilidade do bem comum à soma dos bens individuais.

4- A primazia do público significa o aumento da intervenção estatal na regulação coativa do comportamento dos indivíduos e dos grupos infra-estatais.

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