Início

Questões de Concursos Teoria das Obrigações Contratuais

Resolva questões de Teoria das Obrigações Contratuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q421751 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à aplicação da lei, às pessoas e aos bens. Situação hipotética: João recebeu de seu avô, por doação pura e simples, com cláusula de impenhorabilidade e incomunicabilidade, o imóvel no qual reside. Anos mais tarde, João faleceu. Assertiva: Nessa situação, a transmissão do referido imóvel aos herdeiros necessários de João se dará com a cláusula restritiva, devendo a sua alienação ocorrer por autorização judicial.
  1. ✂️
  2. ✂️

822Q418180 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos vícios do negócio jurídico, julgue o item que se segue.

Se cabalmente comprovada a inexperiência do contratante, configura-se a lesão, mesmo que a desproporcionalidade entre as prestações das partes seja superveniente.

  1. ✂️
  2. ✂️

823Q421006 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Os contratos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q416156 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE

O ordenamento civil obrigacional brasileiro não contém norma específica reguladora do denominado adimplemento ruim. O art. 422 do Código Civil, contudo, ao disciplinar normas gerais sobre contratos, assim dispôs: “Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé”.

Considerando as informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

O princípio da boa-fé, que norteia o Código Civil brasileiro no Direito das Obrigações, determina aumento de deveres, além daqueles pactuados entre as partes; contudo, trata-se de norma dispositiva, sujeita a auto-regulação pelos contratantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

825Q417445 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado, INPI, NCE

Através de licitação feita pelo Governo brasileiro, uma empresa alemã foi escolhida para fornecer material nuclear a ser utilizado em uma usina elétrica no Brasil. O Brasil recusa-se a pagar o preço estipulado, alegando que o material não estava totalmente conforme o especificado no contrato. Sabendo-se que não houve eleição de foro, nem de direito aplicável, para exigir o pagamento pelo governo brasileiro, a empresa alemã deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q418240 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A cláusula resolutiva expressa, em regra,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q417985 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Pedro adquiriu, por meio de contrato de promessa de compra e venda, um imóvel em construção por incorporação, devidamente registrado no cartório competente, pagando integralmente o preço. À época da aquisição, nenhum gravame pendia sobre o imóvel objeto do contrato nem sobre qualquer das outras unidades que compunham o imóvel. Posteriormente, a incorporadora fez incidir na unidade adquirida por Pedro gravame hipotecário em favor de instituição bancária, como garantia de empréstimo entre eles avençado. O gravame foi constituído com base na cláusula do contrato de adesão firmado entre Pedro e a incorporadora, onde constava autorização para a incorporadora dar em hipoteca as unidades já negociadas a fim de angariar recursos para a construção do empreendimento, devendo ser dada baixa no gravame no prazo de 180 dias a contar da concessão do habite-se, obrigação que não foi cumprida.

Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Nos contratos de adesão, especialmente tratando-se de relação de consumo, são inválidas as cláusulas excessivamente rigorosas e prejudiciais ao consumidor. Na hipótese, a cláusula que estabelece que a incorporadora poderia gravar o imóvel já quitado pelo adquirente para garantir dívida sua com terceiro é nula por representar vantagem unilateral para a vendedora.

  1. ✂️
  2. ✂️

828Q417010 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista Judiciário, TRT 1a, FJPF

Por força de um ciclone que passou na costa brasileira, determinado bem, dado em comodato a José, acabou sendo danificado. O dano ocorreu porque não houve tempo suficiente para a atuação de José que, após guardar um bem de sua propriedade particular, se dirigia imediatamente para a proteção do bem dado em comodato, sem que tenha conseguido guardá-lo a tempo. Diante da ocorrência de força maior, nas condições descritas, é correto admitir a seguinte conseqüência quanto ao comodato:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q420149 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa correta sobre as espécies contratuais do Código Civil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q416091 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Em relação aos contratos, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um contrato de locação de imóvel foi firmado por um período de 24 meses, com cláusula de prevalecer a fiança até a efetiva entrega das chaves e devolução do imóvel. Findo o prazo fixado no contrato, o locatário não desocupou o imóvel nem firmou um novo contrato. Nessa situação, a responsabilidade do fiador não fica restrita somente aos encargos do pacto locatício originalmente estabelecido, permanecendo a garantia no período de eventual prorrogação contratual e até a efetiva devolução do imóvel ao locador.
  1. ✂️
  2. ✂️

831Q415358 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais

Marina comprometeu-se a obter para Mônica um negócio de compra e venda de um imóvel para que ela pudesse abrir seu curso de inglês. Marina encontrou uma grande sala em um prédio bem localizado e informou a Mônica que entraria em contato com o vendedor para saber detalhes do imóvel. A partir da hipótese apresentada, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q414624 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Fiscal de Tributos Estaduais Prova 1, SEFA PA, ESAF

É dever do comodante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q415140 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado, AGE MT, NCE

Em matéria de formação dos contratos, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q420014 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, em relação a características e classificação dos contratos empresariais.

Os princípios que regem a constituição do vínculo contratual são consensualismo e relatividade. Ao elaborar proposta de vendas, o proponente fica desde já obrigado pelos seus termos, se o contrário não resultar da natureza do negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

836Q416730 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista Técnico, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de contratos.

No contrato de seguro, se ocorrer o sinistro, terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, desde que proceda à sua purgação.

  1. ✂️
  2. ✂️

837Q415222 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem.

O postulado da função social do contrato (CC, art. 421), consectário lógico dos princípios constitucionais da solidariedade (CF, art. 3.º, I) e da justiça social (CF, art. 170), constitui uma cláusula geral, a impor a revisão do princípio da relatividade dos efeitos dos contratos em relação a terceiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

838Q416040 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos contratos, julgue os itens a seguir. O desequilíbrio econômico causado por onerosidade excessiva do contrato é motivo suficiente para que ele seja modificado ou resolvido, procedimento fundamentado pela teoria da imprevisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

839Q418098 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Notarial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

             Em fevereiro de 2003, Leandro da Silva, pai de José da Silva, adquiriu para o filho, da Construtora Ômega, um apartamento que estava em construção. A aquisição foi feita por meio de contrato particular de promessa de compra e venda, com cláusula de arrependimento, sendo que Leandro pagou no ato o valor correspondente ao sinal. O contrato foi celebrado em nome de José da Silva, que se responsabilizaria pelas prestações, sendo o bem gravado com cláusula de inalienabilidade. José da Silva passou a residir no imóvel em março de 2003, quando foi entregue pela construtora. O contrato particular de promessa de compra e venda nunca foi registrado. Atualmente, José da Silva encontra-se inadimplente com relação às prestações devidas à Construtora Ômega e com as quotas condominiais.

Acerca da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Caso a inadimplência contratual de José da Silva tenha sido em virtude de onerosidade excessiva, por desequilíbrio resultante de critérios para atualização das prestações, ele pode, com fundamento na teoria da imprevisão, pleitear a rescisão do contrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

840Q420663 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado, CEF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito das obrigações e dos contratos, do direito das coisas, da responsabilidade do fornecedor pelos serviços prestados, das pessoas naturais e dos atos jurídicos lícitos e ilícitos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.