Questões de Concursos Teoria em Geografia

Resolva questões de Teoria em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q484098 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Na proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, entende-se que a aprendizagem da Geografia, no ensino escolar, deve considerar, dentre outros, os seguintes objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q484154 | Geografia, Teoria em Geografia, Geografia, IF PI, IF PI

Um navio cargueiro situado em uma ilha do oceano Atlântico está a aproximadamente 20° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto brasileiro de Vitória (ES), a embarcação deverá seguir a direção 20° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual. Tomando como base os conhecimentos sobre fusos horários e o horário brasileiro de verão, responda:

Considerando que eram 23h do dia 25 de fevereiro de 2012 em Greenwich, quando o navio de carga, carregado de contentores, estava saindo daquela ilha e que, para chegar ao porto, ele levará 32 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará em Vitória (ES), pelo horário local, às:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q483390 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Teoria política e econômica que se fundamenta na crença do poder de livre regulamentação do mercado; assim sendo, o mercado deve funcionar sem nenhuma restrição e, por extensão, a liberdade econômica deve ser o dínamo do crescimento econômico. Princípios de economia defendidos, desde 1944, por Friedrich von Hayek, austríaco naturalizado inglês, autor do livro “O Caminho da Servidão”. A teoria preconiza ainda que a desigualdade social é benéfica, pois tem a função de estimular a concorrência capitalista. A teoria a que o texto se refere é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q485209 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

A produção e a organização do espaço mundial são hoje diferentes das observadas nas décadas de 1950 e 1960, do século XX.

Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa que NÃO se relaciona corretamente com seu conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q484751 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No campo da Geografia Humanística este conceito surge no âmbito da sua consolidação no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelosindivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto houve um apelo às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica – que em essência encontram na subjetividade humana as interpretações para suas atitudes perante o mundo (Mello, J. B. F., 1990). O conceito a que se refere o texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q484547 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Denise Elias (2003), tendo como referência as ideias de Mílton Santos, considera que, desde a década de 1950, o mundo vivencia o período tecnológico, também denominado técnico-científico-informacional. Uma característica marcante desse período é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q484304 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor II, SEE SP, VUNESP

De acordo com a proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, o objeto central da disciplina define-se como o estudo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q483043 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

É comum surgirem, no cotidiano escolar, práticas que simplesmente tentam transpor um conceito da geografia acadêmica para o ambiente das salas de aula. Este equívoco cria dificuldades na formação de uma perspectiva espacial por parte dos alunos, bem como confusões sobre as diferenças entre os conceitos. A utilização do conceito de região, muito importante no período escolar, é um exemplo dessa confusão, mas dever ia ter o seguinte encaminhamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q483086 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de território, julgue os itens que se seguem.

Na tradicional geografia política, espaço geográfico diferencia-se de território, por ser mais amplo e englobar também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q484177 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Considerando abordagens conceituais e métodos de investigação, o geógrafo Aluizio Duarte afirma que as regiões podem ser consideradas como unidades espaciais em diferentes níveis de desenvolvimento ou modernização. Acrescenta que, num enfoque sistêmico, o conceito de região é visto como um subsistema, dentro de uma totalidade espacial, correspondendo à dimensão espacial de relações sociais contraditórias. A abordagem conceitual destacada acima refere-se à regionalização como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q483420 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Tendo em vista as escalas da urbanização, autores como A. Scott, E. Soja, J. Agnew e M. Storper propuseram o conceito de cidade-região global, apresentando-o como um novo regionalismo no qual "as cidades-regiões funcionam, cada vez mais, como nós espaciais essenciais na economia global e como atores políticos específicos na cena mundial".

Cidade-região é um termo que retoma e complexifica outros como cidade global e cidade mundial, mas também guarda referência a conceitos regionais bastante empregados por geógrafos no passado. Um conceito regional frequente nos estudos geográficos e que tem forte afinidade teórica com cidade-região é o de região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q483168 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

O geógrafo Roberto Lobato Corrêa propõe um esquema de análise das redes geográficas, de acordo com as dimensões organizacional, temporal e espacial. Quanto à dimensão organizacional, as redes podem ser analisadas segundo a função, que pode ser de realização ou de suporte. São exemplos de redes geográficas com função de realização e de suporte, respectivamente, as redes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q484206 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

No que concerne à zoogeografia e à fitogeografia, julgue os itens seguintes.

O surgimento de novas espécies a partir do isolamento geográfico chama-se especiação alopátrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q483207 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Haja vista a logística e a concepção de defesa nacional, a Marinha do Brasil tem como uma de suas propostas a construção de um estaleiro e de base de submarinos convencionais e nucleares no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A escolha dessa área geográfica é explicada por fatores, tais como a proximidade com as Usinas de Angra I e II, com a NUCLEP e com as metrópoles carioca e paulistana, dentre outros.

Os fatores apresentados remetem à noção de localização relativa que expressa, especificamente, o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q483480 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de território, julgue os itens que se seguem.

A partir da difusão dos princípios da geografia crítica, a ideia de relação de poder deixou de ser fundamental para a caracterização do território.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q483229 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a 

"formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamente em três categorias da totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial."

MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p.76.

A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q483549 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

Em um sistema de informação geográfica, o modelo de armazenamento de informações relacionadas entre si por meio de apontadores como 1: 1, 1: n ou m: n recebe o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q485243 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Uma das formas de se reconhecer a ergonomia praticada hoje no mundo é a sua origem epistemológica. Com referência às principais correntes ergonômicas, julgue os itens seguintes.

A corrente anglo-saxônica é voltada para a eficiência da relação homem-máquina por meio da incorporação de conhecimentos sobre o ser humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q484006 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Uma das formas de se reconhecer a ergonomia praticada hoje no mundo é a sua origem epistemológica. Com referência às principais correntes ergonômicas, julgue os itens seguintes.

A corrente francofônica é calcada na análise das situações reais de trabalho, não simuladas, e que questionam o trabalho em si.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.