Questões de Concursos Teoria em Geografia

Resolva questões de Teoria em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q482063 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

Um dado geográfico pode ser classificado em função dos elementos que possui, de suas características e do componente que lhe é peculiar. Os elementos que caracterizam um dado geográfico são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q481812 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A geografia aborda, além dos fenômenos sociais, os naturais. Com relação à forma de estudar o meio ambiente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q481057 | Geografia, Teoria em Geografia, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O ciclo hidrogeológico pode ser dividido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q481842 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, em relação ao estudo da cidade e da cidadania, no âmbito da geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q482106 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q481655 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.

A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q482691 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere aos trabalhos de seleção de conceitos geográficos básicos para estruturar conteúdos de ensino que objetivem desenvolver a autonomia de pensamento dos discentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q481156 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Em relação ao espaço, objeto da Geografia, cabe compreender a apropriação que a sociedade faz da natureza, utilizando seus recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q480915 | Geografia, Teoria em Geografia, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A ciência que trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, de sua distribuição e ocorrência na atmosfera, na superfície terrestre e no solo, e da relação desses fenômenos com a vida e com as atividades do homem, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q481182 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro.

Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q482229 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Sendo a Geografia uma disciplina de caráter social, justifica-se a importância e a prevalência do estudo dos aspectos sociais sobre o conhecimento dos atributos naturais, físicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q482765 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Antonio Carlos R. Moraes afirma que os movimentos de renovação da geografia manifestam-se na segunda metade do século passado e aceleram-se em momentos posteriores. Essa renovação é considerada benéfica, pois abriu espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e renovado no campo da ciência geográfica em um século de muitas transformações. No que se refere à geografia crítica, julgue os itens a seguir.

I A geografia crítica mantém as mesmas características metodológicas da geografia tradicional, mas, passa a criticar os processos capitalistas.

II A geografia crítica assume nova postura frente à realidade; seus autores defendem a necessidade de uma transformação da realidade social e do conhecimento socioespacial.

III A "Geografia dos Professores", a propósito do que apontou Ive Lacoste em crítica à geografia tradicional, camuflou dados para servir a uma "Geografia dos Estados-Maiores".

IV Apesar da renovação na forma de tratamento dos conteúdos na geografia crítica, os livros didáticos atuais de geografia continuam trabalhando com análises meramente descritivas, suprimindo fatos sociais.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q481584 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Atualmente, alguns autores consideram o conceito de região, na Geografia, como ultrapassado em razão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q481083 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Considere a canção apresentada.

Vaca Estrela e boi Fubá

Patativa do Asaré

Aquela seca medonha
Fez tudo se trapaiá
Não nasceu capim no campo
Para o gado sustentá
O sertão esturricô, fez os açude secá
Morreu minha vaca Estrela
Se acabou meu boi Fubá
Perdi tudo quanto eu tinha
Nunca mais pude aboiá
Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá
Hoje nas terra do sul
Longe do torrão natá
Quando eu vejo em minha frente
Uma boiada passá
As água corre dos óios
Começo logo a chorá
Lembro minha vaca Estrela
E o meu lindo boi Fubá
Com sodade do nordeste
Dá vontade de abóia
Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

(www.fagner.com.br/Letras. Acessado em 10.01.2007)

A referência regional, presente na letra da música, exemplifica a abordagem da Geografia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q480842 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q482913 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Sob a ótica fenomenológica, a região é vista como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q480894 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Dentre as mudanças que concorreram para a crise da Geografia Tradicional, em meados do século XX, pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q481205 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Cavalcanti (1998) o conceito de região: é proposto como tema de estudo em vários programas curriculares e livros didáticos de ensino fundamental. Para a Geografia Crítica, o conceito de região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q481766 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Estudos de campo realizados no Vale do Paraíba, entre as duas grandes metrópoles nacionais, bem como nas suas ramificações no Sul de Minas, mostraram que existem bolsões de trabalho especializado e qualificado formados por formas pretéritas de industrialização que fornecem mão-de-obra e base técnica para as novas fábricas do segmento eletro-eletrônico e mecânico que estão se implantando recentemente na região.

(Iná Elias de Castro et al. Geografia: conceitos e temas, 2005. Adaptado)

O processo descrito no texto ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.