Questões de Concursos Teoria em Geografia

Resolva questões de Teoria em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q480999 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Buscar a unidade (na forma de um Estado nacional) na diversidade, por meio de laços territoriais, são algumas das condições que favoreceram o desenvolvimento da Geografia como ciência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q481529 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Sendo a Geografia uma disciplina de caráter social, justificase a importância e a prevalência do estudo dos aspectos sociais sobre o conhecimento dos atributos naturais, físicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q481278 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Milton Santos, 1999, os sistemas técnicos atuais incluem o que se denominam macrossistemas técnicos, isto é, aqueles sem os quais os outros sistemas técnicos não funcionariam. Como exemplo, tem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q481865 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Na Geografia, o uso da noção de região é complexo, “pois ao tentarmos fazer dela um conceito científico, herdamos as indefinições e a força de seu uso na linguagem comum e a isto se somam as discussões epistemológicas que o emprego mesmo deste conceito nos impõe”.

Com relação às diferentes noções de região, analise as afirmativas a seguir:

I. Vidal de La Blache, em parte inspirado na geologia, apresenta a região como um elemento da geografia física, um elemento da natureza - a idéia de região natural;

II. Segundo o “possibilismo”, as regiões existem como unidades básicas do saber geográfico, como o resultado do trabalho humano em um determinado ambiente;

III. Para Hartshorne, a meta fundamental da geografia é o estabelecimento de uma classificação global de regiões, em que cada uma delas possui aspectos que são irredutíveis a qualquer generalização;

IV. Na Geografia Humanista a região é um produto real, construído dentro de um quadro de solidariedade territorial e que, para compreender a região, é preciso vivê-la.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q482894 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Refletindo as concepções teórico-metodológicas da geografia na abordagem do meio ambiente, podemos afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q482182 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as categorias de análise da geografia, é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q482680 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Ainda que seja possível encontrar suas origens na escola vidaliana de geografia humana e na sociologia urbana de Park, seus verdadeiros primórdios remontam aos anos 70, em reação ao positivismo lógico, à quantificação exagerada e às explicações mecanicistas, deterministas, reducionistas, de uma geografia sem homem.

(Gomes, Paulo César da C. Geografia e Modernidade)

O texto acima faz referência à Geografia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.