Questões de Concursos Teoria em História

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141Q388519 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Etimologicamente, o termo história, na língua portuguesa — como nas neolatinas, de modo geral —, discorre em torno de três sentidos distintos, articulados de acordo com as abordagens historiográficas. A respeito desses sentidos, assinale a alternativa incorreta.

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142Q389956 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Costuma-se fazer a distinção entre arquivos, bibliotecas e museus a partir das diferenças observadas em suas funções primárias, nos mecanismos que adotam para a constituição dos respectivos acervos, na natureza e características predominantes dos documentos que possuem e no tipo de abordagem a que os submetem. Nesse processo comparativo, é correto afirmar:
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143Q389783 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

A história, como área do conhecimento voltada para o desvendar de problemas da sociedade humana no tempo, necessita de categorias analíticas voltadas para o entendimento dos tempos múltiplos, do curto ao longo prazo.

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144Q388165 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Uma teoria de História, bastante difundida e aceita, sustenta que os fatos, por mais importantes que sejam, não se explicam por si mesmos e que compreendê-los requer estudar as estruturas maiores nos quais se alojam. Segundo essa teoria, enquanto os fatos acontecem no tempo breve, instantâneo, as estruturas se dão na longa duração do tempo. Desse modo, o conceito de longa duração pressupõe, em síntese,

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145Q389876 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Apesar do pioneirismo de Alcântara Machado na utilização de inventários como fonte para a história (Vida e morte do bandeirante foi publicado em 1929), é nas décadas de 1960 e 1970, em razão das novas tendências da historiografia, que os pesquisadores brasileiros passam a utilizar os arquivos judiciais de modo mais sistemático. Tal fenômeno está relacionado com
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146Q389564 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados à preservação do patrimônio cultural — como história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 70 a 74.

A partir dos anos 80 do século XX, temas contemporâneos foram incorporados à história; essa ampliação dos objetos de estudo da disciplina significou, entre outros aspectos, a valorização da análise qualitativa e a percepção de que a memória pessoal, ao ser relatada, torna-se capaz de transmitir uma experiência coletiva e social.

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147Q388880 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

Depreende-se do texto a ideia de que a comunicação é inerente ao propósito de preservação como ato de cidadania, ou seja, como forma de participação social.

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148Q388314 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Fernand Braudel, historiador francês das gerações marcadas por visões mais estruturalistas da história, foi um dos formuladores do conceito de longa duração.

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149Q388037 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

A historiografia positivista brasileira tem como marco inicial a publicação, em 1933, da obra Evolução Política do Brasil, de Caio Prado Júnior.

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150Q388658 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A morte recente do historiador africano Joseph Ki-Zerbo, autor de livros fundamentais a respeito do estudo da África, faz lembrar

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151Q388758 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando o trabalho com o eixo tempo e história; podemos deduzir.

 I. "A Relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como ela constrói sua concepção de tempo".

II. "A compreensão do tempo histórico deve estar limitada a um processo da linearidade".

III. "Quando afirmamos que os homens e a sociedade têm um passado, um presente e um futuro, estamos expressando uma concepção de tempo, que revela marcas de uma cultura".

IV. "Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e unidimensional".

 Estão corretas

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152Q389506 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

As conjunturas factuais possuem dinâmicas próprias, erráticas, sem conexões com estruturas de longo prazo, que se movem com mais lógica histórica.

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153Q388799 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

A força do conceito de longa duração é prover, por dedução, explicação lógica para cada fato da conjuntura histórica.

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154Q388920 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmativas dos referenciais historiográficos que Marc Ferro utiliza em seu livro A Manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação.

I. As sociedades do hemisfério "Sul" devem descolonizar suas histórias utilizando os mesmos instrumentos que os colonizadores utilizaram para construir sua história.
II. São os poderes dominantes – Estados, Igrejas, partidos políticos ou interesses privados que possuem ou financiam livros didáticos e programas de televisão.
III. A verdadeira história universal é aquela que resgata os valores tradicionais, combatendo os efeitos danosos dos meios de comunicação.
IV. O professor de História, por ser especializado nesse saber, deve evitar trabalhar temáticas que dependem do conhecimento produzido por outras áreas.
V. Controlar o passado ajuda a dominar o presente e a legitimar tanto as dominações como as rebeldias.

É correto o que se afirma APENAS em

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155Q389333 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Operacionalmente estratégico para a produção de conhecimento confiável, o método histórico tem elevada comunicabilidade com as demais ciências sociais.

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156Q981452 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, TRT 10, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em relação à organização de arquivos históricos, julgue os itens a seguir.
Um arquivo histórico é formado por documentos que, de acordo com seus níveis administrativos, guardam entre si relações orgânicas que devem ser obrigatoriamente respeitadas.
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