Questões de Concursos Teoria em História

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21Q388609 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do panorama historiográfico universal, assinale a alternativa correta.

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22Q389822 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:

I.  No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II.  O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III.  "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".   
IV.  O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.

Estão corretas

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23Q388613 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas palavras de Dumoulin, "o aparecimento da história serial modificou profundamente a concepção de documento histórico". Sobre o uso das fontes pelo historiador, é correto afirmar que considera-se documento histórico:

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24Q390406 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências e(ou) personagens do passado marcados por características extraordinárias e, sobretudo, exóticas.
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25Q390460 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão.
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26Q390373 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. O patrimônio histórico é fundamental para resguardar a memória que, em determinado momento, tenha sido importante para a sociedade.
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27Q389557 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

A diferença básica entre um arquivo histórico e um museu diz respeito ao acervo de cada um deles; o acervo do museu é praticamente fixo, não se reduzindo nem sendo ampliado.

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28Q388105 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do historiador no panorama dos eventos historiográficos.

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29Q388456 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A respeito da historiografia brasileira, assinale a opção correta.

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30Q388347 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

“A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades. (...) As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do “outro” e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais. A difusão da racionalidade da ciência não acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, permanecendo crenças religiosas diversas, muitas vezes contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias”.

A respeito do ensino de História na Educação Básica, analise as afirmativas colocando (V) paras a verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo.

( ) As aproximações entre a História ensinada e a produção acadêmica têm se intensificado a partir do final dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e ou definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.

( ) O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos.

( ) A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antes silenciados.

( ) A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições de pensamento.

A sequência correta encontrada é:

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31Q389121 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

A dimensão factual da história é particularmente sublinhada pela tradicional corrente do positivismo historiográfico.

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32Q390298 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Ao trabalhar com a memória como fonte, o historiador dispõe de metodologia apropriada que lhe garante análise isenta e objetiva.
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33Q390288 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia indica que a Lei do Ventre Livre teve baixo impacto e pouca relevância na história da escravidão no Brasil império.
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34Q388567 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Segundo Karl Marx, os antagonismos de classe e a exploração econômica da maioria da sociedade por uma minoria são fatores determinantes do movimento histórico.

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35Q390365 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Memória e história estão conectadas, embora a ligação de cada uma com o passado seja processada de formas diferenciadas.
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36Q388874 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?

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37Q390408 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. O campo da memória é área de atuação interdisciplinar, sobretudo nas ciências humanas e sociais.
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38Q389649 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Considerando os conceitos estruturadores da História, analise as afirmativas abaixo:

 I. O passado pode ser definido como uma série de eventos que tiveram lugar num momento anterior àquele que a consciência das pessoas identifica como momento presente.

II. O passado está intrinsecamente relacionado com o presente, e é nele que os historiadores, na prática de seu ofício de reconstituir o passado ou construir o conhecimento histórico, encontram as “lentes” com que olham para o passado.

III. O passado é, portanto, uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana. IV. O passado pode ser utilizado como padrão para determinadas sociedades que procuram reproduzir ou conservar em seu cotidiano as “velhas formas do viver”.

Estão corretas:

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39Q390456 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
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40Q390380 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Os lugares de memórias existem justamente para que a história seja preservada.
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