Início

Questões de Concursos Teoria em História

Resolva questões de Teoria em História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q390461 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Os lugares de memórias são espaços que surgem espontaneamente, estando, portanto, vinculados à memória espontânea.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q390364 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Os estudos sobre a formação de uma sociedade africana no Brasil são uma das principais novidades historiográficas a respeito do Brasil imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q389140 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da história oral, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q390388 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q389649 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Considerando os conceitos estruturadores da História, analise as afirmativas abaixo:

 I. O passado pode ser definido como uma série de eventos que tiveram lugar num momento anterior àquele que a consciência das pessoas identifica como momento presente.

II. O passado está intrinsecamente relacionado com o presente, e é nele que os historiadores, na prática de seu ofício de reconstituir o passado ou construir o conhecimento histórico, encontram as “lentes” com que olham para o passado.

III. O passado é, portanto, uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana. IV. O passado pode ser utilizado como padrão para determinadas sociedades que procuram reproduzir ou conservar em seu cotidiano as “velhas formas do viver”.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q390456 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q389969 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

No processo de afirmação da História como disciplina científica, no século XIX,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q390329 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q390297 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Por tratar de uma sociedade escravista, a historiografia sobre o Brasil imperial dedicou grande atenção ao tema da cidadania, assunto que já vinha sendo debatido havia bastante tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q390319 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A chamada história serial constitui uma abordagem cujas aplicações atingiram especialmente estudos de história econômica e demográfica dirigidos à compreensão de tendências de longo prazo com base na análise de dados relativamente homogêneos.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q389888 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

As inovações introduzidas na pesquisa e na forma de se escrever história praticamente fizeram desaparecer um gênero historiográfico muito comum no século XIX e na primeira metade do século XX: as biografias.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q390440 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Lugares de memórias representam e simbolizam uma realidade onde haja o encontro entre memória e história.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q390356 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Os procedimentos da história serial não são aplicáveis a fenômenos culturais, uma vez que pressupõem formas de objetivação incompatíveis com a natureza desses fenômenos.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q390323 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Na designação “nova história cultural”, o qualificador “nova” demarca diferenças em relação a abordagens anteriores da história cultural, como as adotadas por autores como Jacob Burckhardt e Johan Huizinga.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q390448 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Entre as razões para o fim do comércio atlântico de escravos para o Brasil imperial estão a pressão inglesa e as epidemias de febre amarela.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q390455 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q390383 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia aponta que, à medida que o fim da escravidão se aproximava, aumentava a participação da população livre no processo eleitoral no Brasil imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q389296 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a História, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q387943 | História, Teoria em História, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Nas últimas décadas, acentuou-se a aproximação entre a produção acadêmica historiográfica e a história ensinada nas escolas. O movimento de renovação dos estudos da área, o qual teve na corrente francesa dos Annales uma de suas referências essenciais, influenciou o ensino da história, cuja preocupação, hoje, é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.