Questões de Concursos Teoria em História

Resolva questões de Teoria em História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q389296 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a História, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q388332 | História, Teoria em História, Historiador, IBGE, CESGRANRIO

As verdades da história são sempre parciais, e a história é um conhecimento fundado tanto na objetividade quanto na imparcialidade.

PORQUE

Os objetos da história são construídos por um investigador que está pessoal e subjetivamente implicado em sua investigação, associada, assim, a um ponto de vista que é, em si mesmo, histórico.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q389444 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os percursos e pressupostos de investigação histórica da Micro-História, é correto afirmar que a Micro-História:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q390417 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A chamada nova história cultural estabelece-se em diversos cenários historiográficos, ao final da década de 70 do século passado, em meio a uma tensa relação com a tradição da história social, embora retenha desta a crença no valor positivo da modernização e o foco nas manifestações racionais da experiência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q387966 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q390244 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A historiografia do Ceará, ao longo do século XX, destacou que, no estado, não havia negros, por conta das especificidades da região, principalmente no setor econômico, graças à pecuária extensiva. No entanto, no século XXI, foram observados outros aspectos e fontes que constatam que havia muitos negros no Ceará. No tocante a essa questão, analise as afirmações seguintes.

I - A ausência de negros na historiografia cearense se deu por conta de uma associação direta do negro ao trabalho escravo, não incluindo outras formas de vivência de negros e mestiços no estado.

II - O uso de fontes orais, testamentos, inventários e escrituras mostraram a presença de negros no Ceará que não estão ligados necessariamente ao trabalho escravo.

III - No Ceará, os índios nativos aceitavam os negros nas suas tribos, fortalecendo a comunidade negra no estado.

IV - A presença de quilombos no Ceará não foi utilizada como uma constatação da presença negra, pois eles são questionáveis.

V - O tom de pele foi o maior fator determinante para a negação da presença negra no estado.

VI – A presença marcante de índios no estado afastou a possibilidade da vinda de negros para o Ceará.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q387938 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

As alternativas abaixo discorrem acerca dos significados da História. Assinale aquela que apresenta informações inconsistentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q389031 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Correlacionando de forma analítica tempo e história, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q388148 | História, Teoria em História, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Identificada como a ciência do homem no tempo, a História, ao estudar o passado das sociedades, auxilia-nos a compreender as transformações experimentadas pela humanidade ao longo dos séculos, reunindo, dessa forma, elementos que lançam luzes sobre o presente. Os períodos iniciais do desenvolvimento humano correspondem ao que se convencionou chamar de préhistória, conceito questionável atualmente. As primeiras civilizações floresceram no Oriente, em geral dependentes de grandes rios. A Antiguidade Clássica (greco-romana) assentou-se no trabalho escravo e, sob vários aspectos, constituiu-se na base cultural da civilização ocidental contemporânea.

Considerando essas observações como referência inicial, bem como os temas por elas abordados, julgue os itens a seguir.

A história é a ciência que estuda o passado, afastando-se do presente para não ser contaminada por interesses diversos.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q388670 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PA, FADESP

A história, como outras formas de conhecimento da realidade, está em contínua construção. Nesse sentido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q388437 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A contribuição mais substantiva da aprendizagem da História é propiciar ao jovem situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Como decorrência direta disso está a possibilidade efetiva do desenvolvimento da capacidade de apreensão do tempo enquanto conjunto de vivências humanas, em seu sentido completo. O______________________, compreendido nessa complexidade, utiliza o _________________________, institucionalizado, que possibilita referenciar o lugar dos momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade.

Completa corretamente a sequência o expresso ordenadamente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q389556 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Todas são características da história nova, EXCETO UMA. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q388441 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PA, FADESP

Considerando que "passado não é objeto de ciência", Marc Bloch observa que a relação do historiador com o seu objeto é ambígua. Nessa relação, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q388415 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito da conceituação e das abordagens do termo patrimônio histórico, julgue os itens a seguir.

I Patrimônio histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Esses patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

II Estudos sobre as configurações de patrimônios como práticas sociais visam indexar e representar fragmentos da memória social e se valem da divisão do patrimônio em material e imaterial. O primeiro considera expressões, conhecimentos, práticas, artefatos, lugares e grupos. O segundo, por sua vez, considera bens culturais, bens móveis e bens imóveis, como, por exemplo, belas artes, sítios arqueológicos e acervos museológicos.

III O termo patrimônio histórico cultural refere-se aos imóveis e aos bens naturais que têm valores significativos e representações na história. A preservação desses começou no século XIX com a restauração de antigas construções destruídas parcialmente pelas guerras e se intensificou no século XX, após o período da Segunda Guerra Mundial.

IV Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído. Tal orientação contribui para a manutenção de construções de relevante valor histórico.

V A Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. A partir dessa orientação, há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos locais, por meio de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. Esse cuidado determina a relevância cultural de determinada localidade e empreende ganhos de várias ordens (sociais, culturais, históricos e financeiros, por exemplo).

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q388572 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q389955 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A Escola dos Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o uso de novas fontes que, até então, eram ignoradas pelo método positivista, rompendo com os paradigmas fixos das Ciências Sociais (história, geografia, economia, sociologia etc.) e privilegiando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q389756 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A história oral moderna inicia-se na década de 1930, nos Estados Unidos, com uma grande investigação sobre a lembrança dos antigos escravos negros, encomendada pelas autoridades federais". (P. Joutard).

Sobre a História Oral é correto afirmar que o historiador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q389523 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q389390 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes. São eles:

I. "O novo presente vivido irá compor a História de amanhã. Assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes, que agora pertencem ao passado."

II. "Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, ele não produz o mesmo resultado para todos."

III. "A organização de nossa sociedade, assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes, nem sempre se constituiu de maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre."

IV. "O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e em que condições as sociedades se organizaram para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social."

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q388396 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca das inter-relações entre identidade e memória e a preservação a partir da mediação tecnológica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.