Questões de Concursos Teoria em História

Resolva questões de Teoria em História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q389723 | História, Teoria em História, Historiador, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A museologia, segundo normas contemporâneas, parte da relação entre o homem (sujeito que conhece), o objeto museológico (parte da realidade a qual o homem pertence e sobre a qual tem o poder de agir) dentro de uma relação cujo cenário institucionalizado chamamos de museu. Partindo desta definição museológica é correto afirmar que os museus, sobretudo os históricos, são fontes históricas para a preservação da cultura local porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q388212 | História, Teoria em História, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.

II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.

III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q389514 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o ensino de História, considere as seguintes proposições:

I. As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural.

II. É fundamental separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, indústria editorial e escolas.

III. Discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolveram nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos numa sociedade complexa, marcada por diferenças e desigualdades.

IV. Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica desapareceu da indústria cultural, e a mídia não se faz presente na discussão sobre o que a história ensina nas escolas brasileiras.

Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q389204 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A historiografia brasileira, nas últimas décadas do século XX, inspira-se basicamente na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q387972 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A expressão pré-história, que identifica o período anterior à escrita, foi consagrada pelo uso e é aceita consensualmente pelos historiadores, independentemente de suas opções teórico-metodológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q390126 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Em seu conhecido artigo publicado em 1992 sobre a relação entre história e memória (A história, cativa da memória?), Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses rejeita o senso comum que associa a memória a mecanismo de registro e retenção de informações.

Para o autor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q390127 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Em relação à história humana e à história da natureza, podemos considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q389294 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

Por sua própria natureza, o patrimônio material compõe-se de um conjunto de bens culturais identificados como imóveis, em cuja categoria se encontram os acervos museológicos, documentais e arquivísticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q389139 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. "A história, como experiência humana, torna-se objeto de investigação do historiador que a transforma em conhecimento".

II. "O estudo da história é fundamental para perceber o movimento e a diversidade, possibilitando comparações entre grupos e sociedades nos diversos tempos e espaços".

III. "A história não é feita apenas por atores individuais mas também por movimentos sociais, pela classe trabalhadora, pelos militares, etc".

IV. "O componente curricular história deve ensinar a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver". Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q389541 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao campo da pesquisa histórica, julgue os seguintes itens, referentes à metodologia.

Devido à ausência de documentos escritos, o passado de sociedades sem escrita não pode ser documentado por pesquisadores que as estudem.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q388529 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

As formas de comunicação utilizadas por museus incluem os artigos científicos, as publicações de divulgação científica e, sobretudo, as exposições e as ações educacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q389181 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do aspecto cíclico da história, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q388404 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados à preservação do patrimônio cultural — como história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 70 a 74.

Ao se interessar por temas como a vida cotidiana, as relações familiares, os rituais e as festas, ou seja, pelas mais diversas formas de sociabilidade, o historiador afasta-se da subjetividade como mecanismo consciente de legitimação de seu trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q390113 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

No debate historiográfico, vários autores sustentam a tese de que, apesar de autoritário e repressivo, o Estado Novo brasileiro não pode ser considerado tipicamente fascista, pois lhe faltava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q390092 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

Eis uma síntese da historiografia contemporânea surgida com os Anais: novos objetos, novos problemas e novas abordagens, reconfigurando a maneira de se produzir o conhecimento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q388348 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PE, IPAD

As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.

1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.

2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.

3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.

4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.

Estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q388115 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O historiador britânico E. H. Carr, ao se referir ao binômio indivíduo-sociedade, discutiu em muito a questão permanente dos atores históricos preeminentes. A respeito desse tema, associado aos caminhos da história particularmente no Ocidente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q387886 | História, Teoria em História, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q389507 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q390186 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. A história confere maior riqueza e relevância à difícil e complexa tarefa de compreensão do presente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.