Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q991160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

O conjunto de estudos consagrados ao pensamento complexo sobre a comunicação de massas recebe a denominação genérica de Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação, que tem como uma de suas premissas a seguinte afirmação: os sujeitos têm percepção apurada para identificar tendências hegemônicas (a opinião tendencial), ou majoritárias, produzidas, geradas e reproduzidas pela opinião pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q834075 | Relações Públicas, Teorias da Comunicação, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q844804 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor. II - A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. III - Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q843783 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q843528 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q842258 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1049381 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Determinada publicação ou programa de rádio e TV tem 20 pontos de audiência, outra(o) 30: a superposição de audiência entre ambos é de 10%, isto é, 10% das pessoas estão expostas a ambos os programas. Diz-se, então, que a audiência_______ é de 40%.
(portifolio globo. Disponível em https://bit.ly/2Ym8HIG. Acesso em 06.12.2019. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa o conceito mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q839977 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q844843 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

O prefeito do município de Arapongas - PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q844846 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q658487 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q843331 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É também conhecida como “Teoria da bala Mágica”. II - Faz parte do contexto da “Comunicação de Massa”. III - Seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q840004 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q845639 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q844395 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria da persuasão, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É baseada em aspectos psicológicos. II - Baseia-se na ideia de que a mensagem enviada pela mídia é assimilada imediatamente pelo indivíduo. III - Sustenta que o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sociocultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q657518 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q844447 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II - As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III - O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q845226 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q843960 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria empírica de campo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É também conhecida como “Teoria de Efeitos Limitados”. II - Fundamenta-se em aspectos estritamente morais e normativos. III - Baseia-se na ideia de que a mídia exerce influência social ilimitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q841667 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Nos anos 1960, um livro propôs uma análise estruturalista dos meios de comunicação, num momento em que vários paradigmas divergiam sobre o tema. Para o seu autor, a teoria crítica frankfurtiana via os processos de comunicação com negatividade, do outro, correntes como a funcionalista norte-americana e a midialógica de McLuhan entendiam as mudanças na comunicação como um processo virtuoso, derivado da democratização e da integração cultural. O livro e o autor são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.