Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q845019 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q840672 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria culturológica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I - Foi desenvolvida primeiramente por Lasswell. II - Sustenta a ideia de que a mídia não produz uma padronização cultural, mas sim, se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de certas características (humanísticas, nacionais, religiosas). III - Foi desenvolvida no final do século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q843497 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria crítica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Foi desenvolvida pelos teóricos da Escola de Frankfurt. II - Tem forte cunho antimarxista. III - Seu ponto de partida é a análise do sistema da economia de mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q845559 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Friedland e Campbell (2009) enumeram três características da Escola de Sociologia de Chicago que podem servir de inspiração para o jornalismo: a) a procura de abordagens criativas no trabalho de investigação; b) a preocupação em realizar pesquisas não apenas para estudar a sociedade, mas também mudá-la; c) a busca por uma linguagem simplificada e acessível aos leitores, inclusive com a exploração de recursos gráficos.
O pensador mais proeminente da Escola de Sociologia de Chicago, considerado um dos primeiros teóricos do jornalismo, que desenvolveu uma abordagem de pesquisa empírica voltada à observação das relações interpessoais no contexto urbano, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1055079 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A Escola de Frankfurt foi composta por pensadores e cientistas sociais alemães, entre eles Theodor Adorno e Max Horkeimer, que criaram o conceito de “indústria cultural”. Tal conceito está relacionado à(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1055093 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O sociólogo Herbert Blumer separa quatro componentes sociológicos que, em conjunto, identificam a massa. Tomando-se por base as características de cada um deles, analise as afirmativas sobre os membros da massa.
I. Podem advir de qualquer profissão, desde que esteja ligada às classes C, D e E. II. Compõem um grupo anônimo de pessoas. III. Comunicam-se regularmente, fomentando a interação e a troca de experiências entre si. IV. Formam uma unidade organizada, capaz de agir de comum acordo com os princípios norteadores da multidão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q142546 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Cooley, Mead e Park, entre outros, desenvolveram a tese de que a sociedade não pode ser estudada fora dos processos de interação entre as pessoas, é constituída simbolicamente pela comunicação. A vida social não se mantém por conta de nenhuma dinâmica interna ou requisito sistêmico, mas sim pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar seu contexto vital e responder praticamente aos estímulos de que são destinatários. (As teorias da Comunicação, Rüdiger, Francisco. 1.ed. 2010)

Essa tese foi desenvolvida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q235820 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Dentre as teorias da comunicação de massa, destaca-se a escola funcionalista. Conforme os estudos dessa corrente, as articulações internas dos meios de comunicação de massa estabelecem a distinção entre gêneros e meios específicos, o que acentua as funções exercidas por esse sistema. Assim, do conjunto de suas características, é correto afirmar que:

I. O professor de psicologia Harold D. Laswell representa um importante nome da escola, tendo defendido, dentre outras idéias, que a mídia afeta o público com seu conteúdo e que os conteúdos da mídia se inserem a partir dos contextos social, cultural e ideológico.

II. A escola surge na primeira metade do século XX, abordando estudos da publicidade e da propaganda política e questões de jornalismo e opinião pública, na busca por tornar a linguagem política e publicitária mais eficaz

III. O estudo científico do processo comunicativo tende se a concentrar em algumas das seguintes interrogações: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

IV. A conclusão dos estudos dessa teoria aponta que as pessoas não buscam conteúdos que tenham a ver com o que pensam.

V. A idéia central da teoria funcionalista configura-se na construção analítica dos fenômenos que investiga.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q967257 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

José H. Pereira, em seu livro Curso Básico de Teoria da Comunicação, afirma serem os signos “elementos componentes de uma mensagem”.

Uma mensagem significativa supõe um processo de significação, podendo-se assim definir esta última:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q967258 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Em suas abordagens teóricas e de ordem crítica, estudiosos da comunicação se ocuparam, tanto da comunicação, quanto da cultura de massa. Acerca das conclusões às quais chegaram sobre ambas, aponte a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q967259 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Entre os estudos dedicados à recepção de mensagens figura a hipótese de agenda ou agenda-setting. Com esta designação, está-se propondo o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q967260 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

É admissível crer-se que ações de comunicação não se restrinjam a uma pura transmissão de conteúdos. Em suas relações a outras áreas de expressão humana e social, a comunicação se inter-relaciona à arte, sem que a ela venha a se confundir. Comunicador e artista não são, necessariamente, uma só e mesma pessoa.

Dentre as opções abaixo, assinale a que, ao contrastar uma e outra, propõe de maneira adequada sua possível inter- relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.