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Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q906160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com a Teoria da Opinião Pública, formulada pela cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, a espiral do silêncio
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42Q1017998 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente a agenda setting, gatekeeping, newsmaking e espiral do silêncio.
A teoria da espiral do silêncio, formulada por Elisabeth Noelle-Neumann, parte da premissa de que a opinião pública é formada livremente pelos indivíduos e reforçada pelos meios de comunicação, que atuam de forma neutra, sem exercer influência significativa no processo de conformação das ideias sociais.

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43Q1052708 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os debates a respeito da definição do objeto de estudo em comunicação frequentemente oscilam entre duas posturas extremas: de um lado, a visão que reduz o fenômeno comunicacional a determinados equipamentos ou meios; de outro, a ideia de que praticamente tudo seria comunicação, diluindo seu significado em excesso de abrangência. Ao mesmo tempo, existe uma perspectiva que valoriza os processos e as relações simbólicas entre indivíduos, vendo a comunicação como algo que atravessa toda a vida social, mas sem cair no “tudo é comunicação”. Nesse contexto, surgem questionamentos sobre como melhor delimitar o fenômeno, de modo que ele não seja nem encarado apenas como ferramenta tecnológica ou atividade profissional, nem como um conceito tão amplo que perca seu poder explicativo. A respeito da maneira de conceituar o objeto da comunicação, assinale a alternativa que melhor sintetiza uma visão que evite tanto a simplificação quanto a generalização excessiva.
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44Q1049381 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Determinada publicação ou programa de rádio e TV tem 20 pontos de audiência, outra(o) 30: a superposição de audiência entre ambos é de 10%, isto é, 10% das pessoas estão expostas a ambos os programas. Diz-se, então, que a audiência_______ é de 40%.
(portifolio globo. Disponível em https://bit.ly/2Ym8HIG. Acesso em 06.12.2019. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa o conceito mencionado.
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45Q1072579 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Newspeg é a corrente teórica que aquilata a importância da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho, dos processos produtivos e das rotinas produtivas na formação da agenda jornalística.
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46Q1068873 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

A interatividade pressupõe que a mídia em que ela ocorre permita algumas atividades como, por exemplo, a ____________________ de comunicação, permitindo que emissor e receptor alternem seus papeis durante a troca de mensagens ou a _______________________ da interação e da narrativa por meio de hipertextos, banco de dados e interfaces que simulam interação.
As palavras que completam as lacunas do texto são, respectivamente:
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47Q1063342 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Frente a um cenário desafiador de desordem informacional, veículos de mídia unem esforços para “identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que vemos surgir em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais”, como anunciado pelo Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada e mantida pela ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e que reúne jornalistas de diversos veículos de comunicação brasileiros.
Sobre o projeto, é correto afirmar que
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48Q1063338 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, do professor Luiz Sá Martino, sobre os meios de comunicação de massa no contexto da indústria cultural.

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens simbólicos. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. É quase impossível identificar algum lugar onde a indústria cultural não esteja presente no cotidiano. Na indústria cultural, o lucro orienta a produção, e o espaço da criação individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção — material e simbólica — se sobrepõem, com substanciais perdas para a cultura.

MARTINO, 2014:54

Na perspectiva da teoria crítica, representada pela Escola de Frankfurt, os meios de comunicação de massa
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49Q1068278 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

A narrativa eficaz não sofreu grandes modificações com o passar dos séculos. Ainda são usados todos ou a maioria dos ingredientes da dramaturgia clássica: exposição; ponto de ataque; ação ascendente; clímax e ação descendente.
O herói da trama dramática passa por mais problemas e pode ganhar ou perder
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50Q967257 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

José H. Pereira, em seu livro Curso Básico de Teoria da Comunicação, afirma serem os signos “elementos componentes de uma mensagem”.

Uma mensagem significativa supõe um processo de significação, podendo-se assim definir esta última:
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51Q1068281 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em 1948, Harold Lasswell tornou celebre a sua fórmula sobre a comunicação: “Quem diz o quê, por que canal e com que efeito?”
Para os pesquisadores de comunicação, essa fórmula se fundamenta na
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52Q1033179 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

A Teoria Interpretativa da Cultura traz para o campo da antropologia a possibilidade de uma sistematização em níveis de metodologia e epistemologia para compreensão dos estudos etnográficos. Na Teoria Interpretativa da Cultura, encontra-se o método da descrição densa criado por
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53Q1063339 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A edição de 2023 do Atlas da Notícia mostra que o jornalismo local, que desempenha um papel crucial na formação da opinião pública municipal, vem sofrendo alterações como as sintetizadas a seguir.


• O Atlas da Notícia mapeou 14.444 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, um acréscimo de 5,2% em relação ao último censo.

• Os meios online são 5.245 e correspondem a 36% do total de veículos de comunicação no país. Desses, 1.671 são blogues ou meios que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo.

• 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes.

• Outras 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente um ou dois veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos.
• Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos - 56,4% dos municípios estão nessa condição.

Fonte: ABRAJI

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que
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54Q1035034 | Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Chris Anderson é o autor da Teoria da Cauda Longa, que propõe que
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55Q1068277 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Estudando programas musicais, Theodor Adorno denunciou o que chamou de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa” criticando a integração da arte ao sistema. Em 1940, Adorno e Max Horkheimer criam o conceito de industrial cultural.
Este conceito entende que
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56Q967258 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Em suas abordagens teóricas e de ordem crítica, estudiosos da comunicação se ocuparam, tanto da comunicação, quanto da cultura de massa. Acerca das conclusões às quais chegaram sobre ambas, aponte a opção correta:
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57Q1055093 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O sociólogo Herbert Blumer separa quatro componentes sociológicos que, em conjunto, identificam a massa. Tomando-se por base as características de cada um deles, analise as afirmativas sobre os membros da massa.
I. Podem advir de qualquer profissão, desde que esteja ligada às classes C, D e E. II. Compõem um grupo anônimo de pessoas. III. Comunicam-se regularmente, fomentando a interação e a troca de experiências entre si. IV. Formam uma unidade organizada, capaz de agir de comum acordo com os princípios norteadores da multidão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
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58Q1060223 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho de reportagem publicada em agosto de 2023, no Observatório da Imprensa, por ocasião da divulgação da sexta edição do Atlas da Notícia, que busca mapear o jornalismo local no Brasil.
Redução de desertos mostra força da imprensa na região Norte
(por Jessica Botelho)

“(...)Todos os estados da região Norte, à exceção do Amapá, registraram pelo menos um município que deixou de ser deserto de notícias, chegando ao total de 95. Pará e Tocantins lideram na quantidade de municípios que progrediram para classificação de quase deserto (...), seguidos pelo Amazonas. Outro dado importante desta edição é que nenhuma cidade nortista se tornou deserto de notícias. Ou seja, além de avançar na redução de desertos, não notamos retrocessos na classificação dos municípios quase desertos”.

São classificados como quase desertos, os municípios em que
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59Q1037219 | Relações Públicas, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O gerenciamento de relações públicas nas organizações tem como fundamentos, de acordo com Ehling, White e Grunig (1992), quatro teorias essenciais: 1. teoria interorganizacional; 2. teoria de gerenciamento; 3. teoria da comunicação; e 4. teoria de conflitos-resoluções.
A última delas é a que
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60Q1060224 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre o conceito de Indústria Cultural

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens _____. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. (...). Na indústria cultural, o (a) _____ orienta a produção, e o espaço da criação individual é _____ em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção – material e simbólica – se sobrepõem, com substanciais _____ para a cultura. O artista criador é _____ pela linha de produção, com uma divisão do trabalho cultural em partes mais e mais compartimentadas. A imaginação e o ato criador são adaptados às exigências da produção. Fórmulas e modelos _____ a espontaneidade e os padrões tomam lugar da inovação. (...). O espaço para o experimentalismo é mínimo: não agradar ao público contraria a lógica da produção.

(MARTINO, Luís Mauro Sá: 2014, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
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