Início

Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q1068281 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em 1948, Harold Lasswell tornou celebre a sua fórmula sobre a comunicação: “Quem diz o quê, por que canal e com que efeito?”
Para os pesquisadores de comunicação, essa fórmula se fundamenta na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1068277 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Estudando programas musicais, Theodor Adorno denunciou o que chamou de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa” criticando a integração da arte ao sistema. Em 1940, Adorno e Max Horkheimer criam o conceito de industrial cultural.
Este conceito entende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1063339 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A edição de 2023 do Atlas da Notícia mostra que o jornalismo local, que desempenha um papel crucial na formação da opinião pública municipal, vem sofrendo alterações como as sintetizadas a seguir.


• O Atlas da Notícia mapeou 14.444 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, um acréscimo de 5,2% em relação ao último censo.

• Os meios online são 5.245 e correspondem a 36% do total de veículos de comunicação no país. Desses, 1.671 são blogues ou meios que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo.

• 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes.

• Outras 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente um ou dois veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos.
• Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos - 56,4% dos municípios estão nessa condição.

Fonte: ABRAJI

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1033179 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

A Teoria Interpretativa da Cultura traz para o campo da antropologia a possibilidade de uma sistematização em níveis de metodologia e epistemologia para compreensão dos estudos etnográficos. Na Teoria Interpretativa da Cultura, encontra-se o método da descrição densa criado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1035034 | Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Chris Anderson é o autor da Teoria da Cauda Longa, que propõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1060223 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho de reportagem publicada em agosto de 2023, no Observatório da Imprensa, por ocasião da divulgação da sexta edição do Atlas da Notícia, que busca mapear o jornalismo local no Brasil.
Redução de desertos mostra força da imprensa na região Norte
(por Jessica Botelho)

“(...)Todos os estados da região Norte, à exceção do Amapá, registraram pelo menos um município que deixou de ser deserto de notícias, chegando ao total de 95. Pará e Tocantins lideram na quantidade de municípios que progrediram para classificação de quase deserto (...), seguidos pelo Amazonas. Outro dado importante desta edição é que nenhuma cidade nortista se tornou deserto de notícias. Ou seja, além de avançar na redução de desertos, não notamos retrocessos na classificação dos municípios quase desertos”.

São classificados como quase desertos, os municípios em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1037219 | Relações Públicas, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O gerenciamento de relações públicas nas organizações tem como fundamentos, de acordo com Ehling, White e Grunig (1992), quatro teorias essenciais: 1. teoria interorganizacional; 2. teoria de gerenciamento; 3. teoria da comunicação; e 4. teoria de conflitos-resoluções.
A última delas é a que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1055093 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O sociólogo Herbert Blumer separa quatro componentes sociológicos que, em conjunto, identificam a massa. Tomando-se por base as características de cada um deles, analise as afirmativas sobre os membros da massa.
I. Podem advir de qualquer profissão, desde que esteja ligada às classes C, D e E. II. Compõem um grupo anônimo de pessoas. III. Comunicam-se regularmente, fomentando a interação e a troca de experiências entre si. IV. Formam uma unidade organizada, capaz de agir de comum acordo com os princípios norteadores da multidão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q967258 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Em suas abordagens teóricas e de ordem crítica, estudiosos da comunicação se ocuparam, tanto da comunicação, quanto da cultura de massa. Acerca das conclusões às quais chegaram sobre ambas, aponte a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1060224 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre o conceito de Indústria Cultural

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens _____. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. (...). Na indústria cultural, o (a) _____ orienta a produção, e o espaço da criação individual é _____ em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção – material e simbólica – se sobrepõem, com substanciais _____ para a cultura. O artista criador é _____ pela linha de produção, com uma divisão do trabalho cultural em partes mais e mais compartimentadas. A imaginação e o ato criador são adaptados às exigências da produção. Fórmulas e modelos _____ a espontaneidade e os padrões tomam lugar da inovação. (...). O espaço para o experimentalismo é mínimo: não agradar ao público contraria a lógica da produção.

(MARTINO, Luís Mauro Sá: 2014, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q1074633 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A representação esquemática do processo comunicacional elaborado pelos engenheiros de telecomunicações Shannon e Weaver preocupava-se com a utilização eficiente dos meios ou canais disponíveis, conseguindo-se um máximo de informação e um mínimo de ruído. Esse modelo baseia-se na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q991160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

O conjunto de estudos consagrados ao pensamento complexo sobre a comunicação de massas recebe a denominação genérica de Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação, que tem como uma de suas premissas a seguinte afirmação: os sujeitos têm percepção apurada para identificar tendências hegemônicas (a opinião tendencial), ou majoritárias, produzidas, geradas e reproduzidas pela opinião pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1055079 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A Escola de Frankfurt foi composta por pensadores e cientistas sociais alemães, entre eles Theodor Adorno e Max Horkeimer, que criaram o conceito de “indústria cultural”. Tal conceito está relacionado à(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1068279 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Leia atentamente a afirmação:
As notícias são produzidas por pessoas que operam, inconscientemente, num sistema cultural, um depósito de significados culturais armazenados e de padrões de discursos.
A frase define as teorias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1074632 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Associado à Escola de Frankfurt, o pensador alemão que dedicou parte de seus estudos à cidade de Paris e suas famosas Passagens no século XIX chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.