Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q319594 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q328505 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLANPara Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre: ✂️ a) Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo ✂️ b) A partir do equilíbrio superior desse indivíduo. ✂️ c) Através de ações destinadas a atribuir significações. ✂️ d) Através de constantes desequilíbrios e equilibrações. ✂️ e) Através da aceleração do processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q323009 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPara Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para: ✂️ a) a conscientização; ✂️ b) a libertação; ✂️ c) a leitura; ✂️ d) o racismo; ✂️ e) o silencia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q328364 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q328790 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Superior I, INFRAERO, FCCEm seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com ✂️ a) a disponibilidade para o diálogo. ✂️ b) a avaliação das situações de ensino. ✂️ c) a alfabetização de jovens e adultos. ✂️ d) o espaço escolar. ✂️ e) as situações de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q328473 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCMuitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas. Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como ✂️ a) dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida. ✂️ b) um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado. ✂️ c) processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e outros com déficit intelectual, por isso desatentos. ✂️ d) um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos. ✂️ e) um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o conhecimento ensinado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q323802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESPaulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO: ✂️ a) consciência do inacabamento ou inconclusão do ser humano. ✂️ b) problematização das condições existenciais. ✂️ c) pedagogia bancária. ✂️ d) relação dialógica. ✂️ e) reflexão e ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q321398 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. ✂️ b) toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. ✂️ c) nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias. ✂️ d) para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q321789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Telma Weisz: ✂️ a) As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia. ✂️ b) As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados. ✂️ c) A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola. ✂️ d) As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q323901 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de: ✂️ a) Regular, sem tempo limitado. ✂️ b) Constante, com alta intensidade e longa duração. ✂️ c) Por tempo determinado e com fim definido. ✂️ d) Episódico, transitório e de pouca duração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q322964 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESNo livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do currículo, dividindo-as em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, abordando os principais conceitos e definições que elas enfatizam. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) como representante da teoria tradicional do currículo, Bobbitt buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Taylor. ✂️ b) para Michael Apple, o currículo mantém uma relação determinista e mecanicista com as estruturas econômicas, dispensando, portanto, as mediações e contradições sociais e culturais que nele intervém. ✂️ c) os teóricos Bourdieu e Passeron afirmam que o currículo está baseado na cultura dominante, o que faz com que crianças das classes desfavorecidas não dominem os códigos exigidos pela escola. ✂️ d) segundo Louis Althusser, a escola como aparelho ideológico de Estado contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, por meio das matérias escolares, as crenças que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis. ✂️ e) o currículo como política cultural, de Henry Giroux, fala numa “pedagogia da possibilidade” que supere as teorias de reprodução. O currículo é compreendido a partir dos conceitos de emancipação e liberdade, já que a pedagogia e o currículo constituem-se como campo cultural de lutas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q325016 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q321950 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como ✂️ a) expectativa. ✂️ b) retribuição. ✂️ c) compensação. ✂️ d) premiação. ✂️ e) motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q328522 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Perlin, a identidade surda de quem nasceu ouvinte e com o tempo tornou-se surdo, pode ser chamada de: ✂️ a) Identidade surda de transição. ✂️ b) Identidade surda flutuante. ✂️ c) Identidade surda híbrida. ✂️ d) Identidade surda incompleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q327980 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOCom relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud: ✂️ a) Trata-se de um mal necessário. ✂️ b) É uma das dez novas competências. ✂️ c) Deve ser evitado. ✂️ d) Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q321946 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas: ✂️ a) Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência. ✂️ b) Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades. ✂️ c) Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade. ✂️ d) Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q324864 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCPara os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo. Dessa maneira, ✂️ a) para que a aprendizagem ocorra é preciso que se considere a natureza dos estímulos presentes na situação, tipo de resposta que se espera obter e o estado físico e psicológico do organismo. ✂️ b) é através da relação interpessoal concreta com os outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. ✂️ c) as qualidades básicas de cada ser humano encontram-se basicamente prontas por ocasião de seu nascimento. ✂️ d) os instrumentos para medir a inteligência emocional possibilitam fornecer a capacidade mental e a capacidade de interação social de uma pessoa. ✂️ e) o desenvolvimento cognitivo e psicológico de um indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilibrações sucessivas ou de adaptação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante ✂️ a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. ✂️ b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. ✂️ c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. ✂️ d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q327016 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEAcerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q319594 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q328505 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLANPara Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre: ✂️ a) Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo ✂️ b) A partir do equilíbrio superior desse indivíduo. ✂️ c) Através de ações destinadas a atribuir significações. ✂️ d) Através de constantes desequilíbrios e equilibrações. ✂️ e) Através da aceleração do processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q323009 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPara Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para: ✂️ a) a conscientização; ✂️ b) a libertação; ✂️ c) a leitura; ✂️ d) o racismo; ✂️ e) o silencia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q328364 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q328790 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Superior I, INFRAERO, FCCEm seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com ✂️ a) a disponibilidade para o diálogo. ✂️ b) a avaliação das situações de ensino. ✂️ c) a alfabetização de jovens e adultos. ✂️ d) o espaço escolar. ✂️ e) as situações de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q328473 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCMuitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas. Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como ✂️ a) dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida. ✂️ b) um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado. ✂️ c) processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e outros com déficit intelectual, por isso desatentos. ✂️ d) um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos. ✂️ e) um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o conhecimento ensinado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q323802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESPaulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO: ✂️ a) consciência do inacabamento ou inconclusão do ser humano. ✂️ b) problematização das condições existenciais. ✂️ c) pedagogia bancária. ✂️ d) relação dialógica. ✂️ e) reflexão e ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q321398 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. ✂️ b) toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. ✂️ c) nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias. ✂️ d) para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q321789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Telma Weisz: ✂️ a) As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia. ✂️ b) As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados. ✂️ c) A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola. ✂️ d) As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q323901 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de: ✂️ a) Regular, sem tempo limitado. ✂️ b) Constante, com alta intensidade e longa duração. ✂️ c) Por tempo determinado e com fim definido. ✂️ d) Episódico, transitório e de pouca duração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q322964 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESNo livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do currículo, dividindo-as em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, abordando os principais conceitos e definições que elas enfatizam. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) como representante da teoria tradicional do currículo, Bobbitt buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Taylor. ✂️ b) para Michael Apple, o currículo mantém uma relação determinista e mecanicista com as estruturas econômicas, dispensando, portanto, as mediações e contradições sociais e culturais que nele intervém. ✂️ c) os teóricos Bourdieu e Passeron afirmam que o currículo está baseado na cultura dominante, o que faz com que crianças das classes desfavorecidas não dominem os códigos exigidos pela escola. ✂️ d) segundo Louis Althusser, a escola como aparelho ideológico de Estado contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, por meio das matérias escolares, as crenças que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis. ✂️ e) o currículo como política cultural, de Henry Giroux, fala numa “pedagogia da possibilidade” que supere as teorias de reprodução. O currículo é compreendido a partir dos conceitos de emancipação e liberdade, já que a pedagogia e o currículo constituem-se como campo cultural de lutas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q325016 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q321950 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como ✂️ a) expectativa. ✂️ b) retribuição. ✂️ c) compensação. ✂️ d) premiação. ✂️ e) motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q328522 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Perlin, a identidade surda de quem nasceu ouvinte e com o tempo tornou-se surdo, pode ser chamada de: ✂️ a) Identidade surda de transição. ✂️ b) Identidade surda flutuante. ✂️ c) Identidade surda híbrida. ✂️ d) Identidade surda incompleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q327980 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOCom relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud: ✂️ a) Trata-se de um mal necessário. ✂️ b) É uma das dez novas competências. ✂️ c) Deve ser evitado. ✂️ d) Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q321946 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas: ✂️ a) Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência. ✂️ b) Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades. ✂️ c) Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade. ✂️ d) Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q324864 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCPara os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo. Dessa maneira, ✂️ a) para que a aprendizagem ocorra é preciso que se considere a natureza dos estímulos presentes na situação, tipo de resposta que se espera obter e o estado físico e psicológico do organismo. ✂️ b) é através da relação interpessoal concreta com os outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. ✂️ c) as qualidades básicas de cada ser humano encontram-se basicamente prontas por ocasião de seu nascimento. ✂️ d) os instrumentos para medir a inteligência emocional possibilitam fornecer a capacidade mental e a capacidade de interação social de uma pessoa. ✂️ e) o desenvolvimento cognitivo e psicológico de um indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilibrações sucessivas ou de adaptação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante ✂️ a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. ✂️ b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. ✂️ c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. ✂️ d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q327016 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEAcerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro