Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q321462 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

O conhecimento humano, dependendo das diferentes referências, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. O conjunto das pedagogias, segundo Libâneo, divide?se em dois grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Acerca das tendências pedagógicas, analise.

I. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

II. A pedagogia progressista tem?se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico?social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

III.A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências progressistas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. E se dividem em quatro abordagens: a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não diretiva e a tecnicista.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q319942 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Pode-se descrever a hipoacomodação como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q320920 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

A tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de obra, conceitua-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q321848 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

A criança que vive no meio urbano raramente está exposta a traços gráficos.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q319127 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para favorecer as práticas de escrita, algumas condições são consideradas essenciais. Uma delas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q323732 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

É condição essencial para favorecer as práticas de escrita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q327945 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

148Q328811 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.
  1. ✂️
  2. ✂️

149Q323883 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q323520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A língua de sinais deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q321947 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A obra de Jean Piaget influenciou muitas práticas no campo da educação. Ele buscou compreender como se desenvolve a inteligência humana, e seus postulados teóricos repercutiram fortemente na sala de aula. O conceito de sujeito epistêmico elaborado por Piaget diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q326083 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Segundo Luckesi, na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q325395 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.

( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.

( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.

( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.

( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.

( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q325205 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q322841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q326094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q324837 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A afirmação abaixo, para Perrenoud:

"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q319233 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q324361 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.