Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q326206 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Carlos Sánchez, democratização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q325571 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

É um erro gravíssimo afirmar, como faz um livro didático de História para 8ª série, que nos “séculos XVI [sic] e XVII [sic], desenvolveu-se uma forma de pensamento, baseada na razão, denominada iluminismo”. Mas talvez seja apenas sinal de intolerância, má vontade ou mesmo incompreensão do avaliador do livro [...]. (MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In. FREITAS, Marcos (Org). Historiografia Brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2000, p. 273). No trecho acima, Munakata faz citação a uma série de artigos, publicados em abril de 1994, pela Folha de S. Paulo, sobre os trabalhos de uma comissão de professores universitários de todo o país que avaliava os livros didáticos e apontava distorções e erros. Sobre o livro didático de História, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q328544 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Paulo Freire ressalta, na obra Pedagogia da Tolerância, algumas dicotomias presentes no processo educativo.

A primeira dicotomia é a maneira mecanicista de pensar o aprender e o ensinar. A relação entre aprender e ensinar é dialética, quer dizer, ensinar não é uma mera transferência de informações. A segunda dicotomia que Freire apresenta é a separação entre aprender e ensinar. Para ele ensinar e aprender se constituem numa relação que produz conhecimento. Não há separação entre teoria e prática. Quem aprende também ensina, e quem ensina aprende a ensinar. A terceira dicotomia que Freire nos mostra é a separação entre ensinar os conhecimentos existentes, e produzir novos conhecimentos. Não há como ensinar sem pesquisar.

A pesquisa é parte fundamental do ato de ensinar. Dessa maneira, o ato de ensinar é um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q320612 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q326321 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Ivan Illich propõe o fim da escola institucionalmente constituída, com todo seu arcabouço burocrático e pouco eficiente, e apresenta uma proposta de educação em rede, chamada por ele de teias de aprendizagem, que envolveria os vários espaços e tempos de maneira revolucionária e não convencional. Por meio da tecnologia disponível, dos objetos educacionais presentes na sociedade e dos saberes existentes nas mais diversas áreas, o conhecimento iria sendo apreendido continuamente e mutuamente. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta o sentido mais abrangente de objetos educacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q321906 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q319787 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Aatuação docente é um diferencial fundamental para propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve tomar e que contribuem para esse fim é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q321883 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Ao afirmar que "ensinar exige querer bem aos educandos", Paulo Freire descarta como falsa a separação radical entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q322888 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Paulo Freire afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. A Andragogia significa ?ensino para adultos?. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q321713 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Cobrir parte dos materiais escritos de uso comum:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q327473 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Leia o excerto a seguir:

Eu diria que os educadores são como as velhas árvores [...] Possuem uma face, um nome, uma “estória” a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma “entidade” sui generis portador de um nome, também de uma “estória”, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal (ALVES, 1987, p.13).

O contexto proposto pelo enunciado traz à tona:

I. A importância do estabelecimento de relações sejam estas nas escolas e/ou nos diferentes ambientes de trabalho.

II. Relações baseadas na afetividade e no companheirismo dentro da escola influenciam na vida e na profissão de professores e alunos.

III. A afetividade está intimamente ligada ao modo carinhoso que deve orientar o trabalho docente no contato diário com os alunos, portanto o vínculo afetivo não adentra aos demais espaços de convivência social, principalmente nos ambientes corporativos.

IV. Um dos aspectos fundamentais para o estabelecimento de boas relações no ambiente de trabalho é a motivação […] No trabalho pedagógico seja este escolar ou não, a motivação atrela-se às motivações para aprender, para ensinar.

V. Ser um bom profissional-educador não significa apenas ter boa comunicação e saber conteúdos específicos, mas também reconhecer a importância do afeto e da formação de valores para o crescimento pessoal dos indivíduos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q321092 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q325712 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q327006 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A pedagogia social é um componente da Pedagogia que se responsabiliza diretamente pela inclusão das crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, no universo escolar. Quanto mais a população de um país é entregue à própria sorte, maior se faz a necessidade de um fazer pedagógico voltado para a realidade das crianças e adolescentes expostos a todo o tipo de dificuldades oriundas de uma educação direcionada para um público com valores e necessidades bem diferentes. Falamos sobre uma pedagogia com ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo educacional. Então, é correto afirmar que a pedagogia social é uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q327914 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos da educação e da vida em grupo, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q327319 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q320504 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q322976 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Acerca dos pressupostos e características gerais das tendências pedagógicas liberais, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q320755 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.