Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 181Q321970 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________” (ROMANOWSKI, 2009, p. 138). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) continuada; docente; escolarização básica; inicial; prática social; mundo; mercado de trabalho ✂️ b) inicial; docente; prática profissional; complementar; vida real; meio educacional; meio produtivo ✂️ c) continuada; inicial; prática profissional; inicial; vida real; meio de produção; meio educacional ✂️ d) docente; continuada; escolarização básica; inicial; prática social; mercado de trabalho; mundo ✂️ e) docente; inicial; prática profissional; profissional; vida real; mundo; mercado de trabalho Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 182Q326709 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário, ✂️ a) o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. ✂️ b) o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas. ✂️ c) a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas. ✂️ d) o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional. ✂️ e) a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 183Q324584 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018A base epistemológica das teorias comportamentais afirma que todo conhecimento é resultado das experiências pelas quais a criança vivencia, e seu comportamento é moldado por condicionamentos e reforçadores. Essa base teórica também pode ser chamada de: ✂️ a) Maturação ✂️ b) Racionalismo ✂️ c) Empirismo ✂️ d) Idealismo ✂️ e) Dialética Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 184Q327520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemCom a concepção de desenvolvimento voltado para o bem-estar do homem e da vida social, a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, organizada pela UNESCO, definiu os quatro pilares básicos da educação para o atual milênio: ✂️ a) trabalho, empatia, cultura digital e cooperação. ✂️ b) meio ambiente, cultura, identidade e linguagem. ✂️ c) autoconhecimento, solidariedade, conhecimento e relações pessoais. ✂️ d) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. ✂️ e) responsabilidade, cidadania, direitos humanos e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 185Q325487 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como ✂️ a) reprodutora do modelo social dominante, referendando-o. ✂️ b) um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade. ✂️ c) modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais. ✂️ d) uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico. ✂️ e) necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 186Q325058 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir. A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 187Q319182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista ✂️ a) Skinner. ✂️ b) Freud. ✂️ c) Rogers. ✂️ d) Piaget. ✂️ e) Vigotsky. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 188Q321256 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSADe acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) as pessoas que são rebeldes e resistentes se integram aos grupos para controlar o que são incapazes de controlar. ✂️ b) a necessidade de afeição se refere ao estabelecimento de relações de comando e de autoridade. ✂️ c) a necessidade que toda pessoa tem de se sentir aceita, valorizada e respeitada é definida pelo autor como necessidade de inclusão. ✂️ d) a necessidade de controle se refere ao estabelecimento de relações afetivas, de sentimentos íntimos e particulares. ✂️ e) os sujeitos com afeição negativa são os que mais buscam os grupos afetivos como forma de se confidenciarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 189Q322777 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemPara Winnicott, se a saúde é maturidade, então imaturidade de qualquer espécie é saúde mental deficiente, sendo uma ameaça ao indivíduo e à sociedade. Sendo assim é necessário prover: ✂️ a) tolerância para com a imaturidade, terapia e profilaxia. ✂️ b) limites na educação, orientação corretiva e terapia. ✂️ c) limites na educação, orientação corretiva e profilaxia. ✂️ d) tolerância para com a imaturidade, orientação corretiva e profilaxia. ✂️ e) apoio do Estado, recursos suficientes e orientação aos pais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 190Q320284 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os individ? uos a? sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 191Q323418 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEConforme a perspectiva interacionista, julgue os itens subseqüentes. Uma conseqüência pedagógica vygotskyana é o professor trabalhar na zona de estímulo proximal da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 192Q321476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição: ✂️ a) Plano ontogenético: representa o nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice. ✂️ b) Plano filogenético: aspectos do nosso desenvolvimento que trazemos em virtude de nossa evolução como espécie e que independe da ontogênese. ✂️ c) Plano microgenético: embora sejamos seres eminentemente interativos, vivemos sozinhos nossas aprendizagens, ou seja, ninguém pode aprender por mim. ✂️ d) Plano sociogenético: ou seja, a interação permanente como base da formação humana. Somos seres que nos desenvolvemos em sociedade, construindo cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 193Q320340 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANNo que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade. ✂️ b) Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros. ✂️ c) O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências. ✂️ d) O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos. ✂️ e) O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 194Q321748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETROAs questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela. Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc. II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada. III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas. IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s): ✂️ a) I apenas. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 195Q323420 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 196Q322713 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que: ✂️ a) é senhor de si mesmo e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida; ✂️ b) reconhece as regras de conduta social e as cumpre nos grupos em que está inserido, sem a necessidade de intervenção da mestra; ✂️ c) cria e recria as regras de convivência social, atendendo aos interesses próprios necessários ao seu desenvolvimento; ✂️ d) tem liberdade total e irrestrita, não devendo ser interditado em suas ações mesmo que cause conflitos; ✂️ e) deverá amoldar-se a uma disciplina que circunscreva-se ao meio escolar, sem a preocupação com o ambiente social mais ampliado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 197Q321459 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua. Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é: ✂️ a) uma ciência positivista atende às necessidades populares e tem relevância social. ✂️ b) a teoria como base serve para validar a prática social, numa época de extremado elitismo (academicismo). ✂️ c) um método de ensino e pesquisa deve partir da leitura da realidade e da observação participante. ✂️ d) a utopia é vista como verdadeiro idealismo da educação, oposta ao fatalismo neoliberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 198Q327629 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade: ✂️ a) da orientação educacional. ✂️ b) da supervisão escolar. ✂️ c) do professor. ✂️ d) da gestão da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 199Q322096 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O papel do pedagogo na equipe multidisciplinar de uma organização educativa deve ser o de ✂️ a) mediar o projeto institucional em consonância com os pressupostos da sociedade capitalista globalizada. ✂️ b) ampliar as possibilidades educacionais, controlando a prática pedagógica dos gestores e docentes. ✂️ c) responsabilizar-se pelos espaços criativos para desenvolver práticas pedagógicas que privilegiem as atividades rotineiras. ✂️ d) organizar, supervisionar e avaliar processos da prática educativa de forma técnica e burocrática. ✂️ e) integrar os espaços educativos com os espaços sociais, favorecendo atividades coletivas, includentes e socializadoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 200Q326209 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber: ✂️ a) das áreas de conhecimento. ✂️ b) pedagógico. ✂️ c) didático. ✂️ d) da experiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
181Q321970 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________” (ROMANOWSKI, 2009, p. 138). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) continuada; docente; escolarização básica; inicial; prática social; mundo; mercado de trabalho ✂️ b) inicial; docente; prática profissional; complementar; vida real; meio educacional; meio produtivo ✂️ c) continuada; inicial; prática profissional; inicial; vida real; meio de produção; meio educacional ✂️ d) docente; continuada; escolarização básica; inicial; prática social; mercado de trabalho; mundo ✂️ e) docente; inicial; prática profissional; profissional; vida real; mundo; mercado de trabalho Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
182Q326709 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário, ✂️ a) o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. ✂️ b) o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas. ✂️ c) a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas. ✂️ d) o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional. ✂️ e) a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
183Q324584 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018A base epistemológica das teorias comportamentais afirma que todo conhecimento é resultado das experiências pelas quais a criança vivencia, e seu comportamento é moldado por condicionamentos e reforçadores. Essa base teórica também pode ser chamada de: ✂️ a) Maturação ✂️ b) Racionalismo ✂️ c) Empirismo ✂️ d) Idealismo ✂️ e) Dialética Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
184Q327520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemCom a concepção de desenvolvimento voltado para o bem-estar do homem e da vida social, a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, organizada pela UNESCO, definiu os quatro pilares básicos da educação para o atual milênio: ✂️ a) trabalho, empatia, cultura digital e cooperação. ✂️ b) meio ambiente, cultura, identidade e linguagem. ✂️ c) autoconhecimento, solidariedade, conhecimento e relações pessoais. ✂️ d) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. ✂️ e) responsabilidade, cidadania, direitos humanos e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
185Q325487 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como ✂️ a) reprodutora do modelo social dominante, referendando-o. ✂️ b) um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade. ✂️ c) modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais. ✂️ d) uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico. ✂️ e) necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
186Q325058 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir. A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
187Q319182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista ✂️ a) Skinner. ✂️ b) Freud. ✂️ c) Rogers. ✂️ d) Piaget. ✂️ e) Vigotsky. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
188Q321256 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSADe acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) as pessoas que são rebeldes e resistentes se integram aos grupos para controlar o que são incapazes de controlar. ✂️ b) a necessidade de afeição se refere ao estabelecimento de relações de comando e de autoridade. ✂️ c) a necessidade que toda pessoa tem de se sentir aceita, valorizada e respeitada é definida pelo autor como necessidade de inclusão. ✂️ d) a necessidade de controle se refere ao estabelecimento de relações afetivas, de sentimentos íntimos e particulares. ✂️ e) os sujeitos com afeição negativa são os que mais buscam os grupos afetivos como forma de se confidenciarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
189Q322777 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemPara Winnicott, se a saúde é maturidade, então imaturidade de qualquer espécie é saúde mental deficiente, sendo uma ameaça ao indivíduo e à sociedade. Sendo assim é necessário prover: ✂️ a) tolerância para com a imaturidade, terapia e profilaxia. ✂️ b) limites na educação, orientação corretiva e terapia. ✂️ c) limites na educação, orientação corretiva e profilaxia. ✂️ d) tolerância para com a imaturidade, orientação corretiva e profilaxia. ✂️ e) apoio do Estado, recursos suficientes e orientação aos pais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
190Q320284 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os individ? uos a? sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
191Q323418 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEConforme a perspectiva interacionista, julgue os itens subseqüentes. Uma conseqüência pedagógica vygotskyana é o professor trabalhar na zona de estímulo proximal da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
192Q321476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição: ✂️ a) Plano ontogenético: representa o nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice. ✂️ b) Plano filogenético: aspectos do nosso desenvolvimento que trazemos em virtude de nossa evolução como espécie e que independe da ontogênese. ✂️ c) Plano microgenético: embora sejamos seres eminentemente interativos, vivemos sozinhos nossas aprendizagens, ou seja, ninguém pode aprender por mim. ✂️ d) Plano sociogenético: ou seja, a interação permanente como base da formação humana. Somos seres que nos desenvolvemos em sociedade, construindo cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
193Q320340 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANNo que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade. ✂️ b) Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros. ✂️ c) O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências. ✂️ d) O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos. ✂️ e) O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
194Q321748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETROAs questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela. Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc. II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada. III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas. IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s): ✂️ a) I apenas. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
195Q323420 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
196Q322713 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que: ✂️ a) é senhor de si mesmo e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida; ✂️ b) reconhece as regras de conduta social e as cumpre nos grupos em que está inserido, sem a necessidade de intervenção da mestra; ✂️ c) cria e recria as regras de convivência social, atendendo aos interesses próprios necessários ao seu desenvolvimento; ✂️ d) tem liberdade total e irrestrita, não devendo ser interditado em suas ações mesmo que cause conflitos; ✂️ e) deverá amoldar-se a uma disciplina que circunscreva-se ao meio escolar, sem a preocupação com o ambiente social mais ampliado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
197Q321459 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua. Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é: ✂️ a) uma ciência positivista atende às necessidades populares e tem relevância social. ✂️ b) a teoria como base serve para validar a prática social, numa época de extremado elitismo (academicismo). ✂️ c) um método de ensino e pesquisa deve partir da leitura da realidade e da observação participante. ✂️ d) a utopia é vista como verdadeiro idealismo da educação, oposta ao fatalismo neoliberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
198Q327629 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade: ✂️ a) da orientação educacional. ✂️ b) da supervisão escolar. ✂️ c) do professor. ✂️ d) da gestão da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
199Q322096 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O papel do pedagogo na equipe multidisciplinar de uma organização educativa deve ser o de ✂️ a) mediar o projeto institucional em consonância com os pressupostos da sociedade capitalista globalizada. ✂️ b) ampliar as possibilidades educacionais, controlando a prática pedagógica dos gestores e docentes. ✂️ c) responsabilizar-se pelos espaços criativos para desenvolver práticas pedagógicas que privilegiem as atividades rotineiras. ✂️ d) organizar, supervisionar e avaliar processos da prática educativa de forma técnica e burocrática. ✂️ e) integrar os espaços educativos com os espaços sociais, favorecendo atividades coletivas, includentes e socializadoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
200Q326209 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber: ✂️ a) das áreas de conhecimento. ✂️ b) pedagógico. ✂️ c) didático. ✂️ d) da experiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro