Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q321970 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________” (ROMANOWSKI, 2009, p. 138).

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q326709 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q324584 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

A base epistemológica das teorias comportamentais afirma que todo conhecimento é resultado das experiências pelas quais a criança vivencia, e seu comportamento é moldado por condicionamentos e reforçadores. Essa base teórica também pode ser chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q327520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Com a concepção de desenvolvimento voltado para o bem-estar do homem e da vida social, a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, organizada pela UNESCO, definiu os quatro pilares básicos da educação para o atual milênio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q325487 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q325058 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q319182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q321256 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

De acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q322777 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para Winnicott, se a saúde é maturidade, então imaturidade de qualquer espécie é saúde mental deficiente, sendo uma ameaça ao indivíduo e à sociedade. Sendo assim é necessário prover:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q320284 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os individ? uos a? sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

192Q321476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q320340 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q321748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em

I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc.

II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada.

III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas.

IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q323420 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q322713 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q321459 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua. Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q327629 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q322096 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O papel do pedagogo na equipe multidisciplinar de uma organização educativa deve ser o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q326209 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.