Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q326457 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q326969 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A Educação Básica é formada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q322363 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora. Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Cada uma dessas, e outras visões gera, como consequência, uma maneira de lidar com a juventude e de pensar em políticas para esse grupo social.

Nesse sentido, para a juventude, como preparação para a vida adulta, as políticas pensadas serão essencialmente voltadas para o futuro, geralmente em torno da educação formal ou da formação profissional. Já para a juventude, como problema ou ameaça social, as políticas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q325180 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q326976 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A escola inclusiva constitui um modelo educacional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q326209 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q326466 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.

 II A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.

III A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.

 IV A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q322889 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A despeito de sua novidade relativa, a abordagem CTS parte do pressuposto da neutralidade científica, perspectiva largamente contestada nos dias atuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q328268 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q325712 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q324433 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q326483 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q322389 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q324182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q322139 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A utilização dos objetos de aprendizagem pressupõe um novo tipo de paradigma apoiado na tecnologia da informação e comunicação. Nesse contexto, o professor torna-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q323420 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q327006 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A pedagogia social é um componente da Pedagogia que se responsabiliza diretamente pela inclusão das crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, no universo escolar. Quanto mais a população de um país é entregue à própria sorte, maior se faz a necessidade de um fazer pedagógico voltado para a realidade das crianças e adolescentes expostos a todo o tipo de dificuldades oriundas de uma educação direcionada para um público com valores e necessidades bem diferentes. Falamos sobre uma pedagogia com ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo educacional. Então, é correto afirmar que a pedagogia social é uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q319594 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q326250 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q328811 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.