Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q328289 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q325788 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.

( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q322320 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q321832 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao lugar assumido pela reflexão sobre as práticas" (CHARTIER, A. M., 2007, p. 189). Neste entendimento da relação entre formação e atuação docente revela-se um aspecto estruturante da docência, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q322381 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Ao cursar Pedagogia, Carolina constatou que muitos são os níveis de relacionamento entre a avaliação e a aprendizagem. Verificou que estudos relacionados ao ensino superior apontam a existência de forte relação entre as práticas de avaliação exercidas pelos docentes e os níveis de desenvolvimento de seus alunos, tais como os modos como se envolvem com os estudos, quais conhecimentos veem como relevantes e como percebem o ensino universitário. Tomando por base as averiguações de Carolina, assinale a alternativa que é coerente com a formação de profissionais com visão crítica da realidade, capazes de argumentarem a respeito de temas relacionados à sua profissão, apoiando-se em bases teórico-conceituais bem fundamentadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q325584 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.

II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.

IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.

V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q326534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q320410 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue os itens subsequentes. Como síntese de concepções e métodos originários de outras ciências, como a história, a sociologia, a filosofia e a biologia, a geografia deve abordar no ensino médio aspectos físicos e humanos, a partir da problematização da relação entre homem e natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

249Q327024 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Dominar a leitura e a escrita, a linguagem matemática, os conceitos da história, da geografia e das ciências é o objetivo imprescindível de qualquer sistema educacional básico, mas somente terá real significação se estiver integrado a um projeto de educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q326048 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q320135 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFF

As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q322819 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q327970 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Pesquisas feitas com professores e gestores escolares mostram que as visões predominantes sobre a inclusão escolar de crianças e alunos com deficiência destacam como importantes: o compartilhamento do mesmo espaço físico das demais e enfatizam a inserção como uma forma de integrar essas pessoas na sociedade. Dado que a escola inclusiva envolve mais que a integração é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q319818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem rejeitar diferenças no nível de aprendizado entre os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

255Q323602 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A respeito das várias tendências pedagógicas na educação infantil, julgue os próximos itens. A tendência crítica entende a criança nos seus aspectos culturais e sociais, tendo o trabalho coletivo como sua principal característica.
  1. ✂️
  2. ✂️

256Q322740 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, IFTO, 2017

Os gêneros textuais têm uma forma e uma função, bem como um estilo e um conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função social e não pela forma. São formas culturais e cognitivas de ação social (MARCUSCHI, 2008). Desse modo, marque a alternativa convergente a essa concepção de gênero textual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q320711 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q323866 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.