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Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q324905 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A psicanálise contribuiu no campo da educação a partir de seu atravessamento pela noção de:

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262Q321927 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.

Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.

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263Q319502 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. Deixar sob a responsabilidade exclusiva da professora ou do professor a resolução das dificuldades da prática pedagógica é atitude acertada da instituição.
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264Q327704 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

A noção de competência abrange

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265Q323547 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Jussara Hoffmann afirma que “Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos.” São elas:
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266Q327097 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria
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267Q326875 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Após a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, as escolas puderam assegurar a flexibilidade na oferta do ensino. Uma destas possibilidades é por meio de ciclos, e o agrupamento dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental é chamado de:
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268Q328852 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação Universidade Federal de Tocantins, FCC

As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.

Isso vale dizer que o

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269Q324089 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.
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270Q326701 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

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271Q326831 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para Paulo Freire, o currículo padrão, o currículo de transferência, é uma forma mecânica e autoritária de pensar sobre como organizar um programa, o que implica na falta de confiança na criatividade dos alunos e na capacidade dos professores. Quando existe uma instituição centralizadora de onde emergem os ditames do que “deve ser feito nas escolas”, pode-se considerar que há um comando que manipula, à distância, as atividades de educadores e educandos. A dificuldade, mesmo atualmente, de se colocar em prática uma educação dialógica ou libertadora, provém, principalmente, do fato de que:
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272Q327617 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

A citação acima foi extraída da obra de

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273Q320458 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A corrente de desenvolvimento que postula que o reforço aumenta a probabilidade de um comportamento, ou seja, que o comportamento pode ser condicionado é denominada
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274Q328668 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

A boa Educação, segundo Grinspun, não se esgota apenas no racional, mas engloba:
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275Q325638 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

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276Q324346 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

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277Q323398 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:
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278Q325801 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

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279Q319264 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

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280Q320742 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia o texto a seguir.

Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o “outro”, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.

Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre

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