Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q327404 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência”. (SAVIANI, D. As concepç es pedag gicas na hist ria da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2016. p. 60-75). O trecho em destaque se refere à pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q328071 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q328871 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Há quase vinte anos dirigindo o Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford, uma das mais renomadas dos Estados Unidos, e com forte trabalho direcionado à diversidade e equidade na educação, Rachel A. Lotan chama a atenção para o desafio duplo que é ser um aluno imigrante. “Eles precisam aprender o conteúdo curricular e a língua ao mesmo tempo”. A professora diz, no entanto, que uma solução para essa e outras questões de disparidade na escola é bastante simples. Na medida em que interagem com seus colegas, aprendem de forma horizontal sobre diversas habilidades e assuntos escolares. Nesse sentido, pode-se afirmar que a maneira mais eficaz de integrar os novos alunos que chegam às nossas salas de aula é através:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q325838 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

“Sabe-se que nem todos conseguem levar do princípio ao fim seus projetos de vida. Todos os projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos. Em consequência, às vezes, temos que priorizar alguns e abandonar ou postergar outros. Nas empresas, por exemplo, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado. Podemos perceber que o planejamento e a execução de projetos vêm sendo praticados e realizados há milhares de anos pelas civilizações” (IFOMEP. Disponível em: http://www.ifomep.org.br/ ava/cursos/aperfeicoamento/gerenciamento_projetos/ apoio1.pdf. Acesso em: 27 de ago.2017, às 12h48). A respeito da acepção e finalidades de projetos: I. Intenciona contribuir para a solução de problemas, transformar ideias e oportunidades em ações. II. Pode ser iniciado para aproveitar uma oportunidade, para atender a um pedido do cliente, a um avanço tecnológico, a uma exigência legal ou a uma necessidade social ou ambiental. III. Não são relevantes para qualquer profissão ou a especialidade a que se dedique, pois sua estrutura e especificidade não atendem determinados contextos. IV. Empreendem técnicas e conceitos da administração e gestão de projetos. V. A maior diferença entre as operações e um projeto não está na continuidade e na repetição das operações. Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q327405 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca das teorias psicológicas da aprendizagem, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q321787 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

287Q328479 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)

Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q323665 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q327299 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.
  1. ✂️
  2. ✂️

290Q319721 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q327514 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q325234 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O aprendizado é considerado como um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento de todas as funções psicológicas superiores. O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ele realiza em um determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie. Esse conceito foi formulado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q325292 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

"O __________ é alguém que ________ e busca transformar o seu _________ em realidade" (Dolabela). A alternativa que preenche as lacunas corretamente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q326064 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q319537 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q327362 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q324334 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q324762 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Leia os trechos abaixo.

?Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção?. (Paulo Freire)

?Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina.? (Carvalho, 1994)

Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q324547 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q319458 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.