Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q328268 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a ✂️ a) flexibilidade. ✂️ b) curiosidade. ✂️ c) adaptação ✂️ d) sujeição. ✂️ e) superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q319246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas. ✂️ a) Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado. ✂️ b) Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico. ✂️ c) O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes. ✂️ d) Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo. ✂️ e) A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAtenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem. O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal ✂️ a) concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso. ✂️ b) explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro. ✂️ c) defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua. ✂️ d) deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico. ✂️ e) pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q327144 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A estratégia de ensino denominada aula invertida consiste basicamente na resolução antecipada dos exercícios propostos no material didático. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q320809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória. Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela ✂️ a) impressão não mediada de materiais, pela retenção das experiências reais como a base dos traços mnemônicos (de memória). ✂️ b) falta de percepção da realidade que circunda a vida das pessoas do campo, pois a elas falta os estímulos da natureza: são pessoas isoladas que não convivem com outras pessoas de um grupo. ✂️ c) inexistência de desafios que façam desenvolver a capacidade de pensar sobre as ações executadas no seu dia a dia. ✂️ d) influência da cultura letrada nos grupos com menor capacidade de raciocínio lógico e apreensão de conhecimentos. ✂️ e) diferença de capacidade intelectual que impossibilita a elaboração de conhecimentos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q322197 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade. Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima. ✂️ a) A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade. ✂️ b) Cabe à escola impor novas ideias à sociedade. ✂️ c) A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais. ✂️ d) A sociedade pode ser transformada pela educação. ✂️ e) A educação deve reproduzir o modelo social vigente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q328701 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir. Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q324148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018(1) No cenário das tendências pedagógicas, a Progressista Libertadora é também conhecida por pedagogia de Paulo Freire PORQUE (2) faz uso de métodos e técnicas de ensino que assegurem a transmissão e a recepção de conhecimentos, na medida em que o aluno recebe e aprende a fixar as informações. Analise os dois períodos acima e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os dois períodos se completam. ✂️ b) O período 1 está correto e o período 2 justifica o período 1. ✂️ c) O período 2 complementa o período 1. ✂️ d) O período 1 está incorreto e o período 2 explica o período 1. ✂️ e) O período 1 está correto e o período 2 não complementa o período 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q328817 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal ✂️ a) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos. ✂️ b) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social. ✂️ c) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento. ✂️ d) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes. ✂️ e) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q328019 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAssinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo. Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________. ✂️ a) somativa ✂️ b) cognitiva ✂️ c) classificatória ✂️ d) punitiva ✂️ e) totalizadora Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q320640 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. O trabalho em grupo desenvolvido nas diversas práticas pedagógicas tem como objetivo central ajudar os alunos a reconhecerem as diferenças e os limites dos participantes envolvidos, a aprendizagem em relação à definição e elaboração de regras, a aceitação e o respeito às normas constituídas pelo grupo. Nesse sentido, é correto afirmar que essa atividade pedagógica restringe-se a trabalhar a construção da autonomia individual do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q329105 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemSobre as ações que o Orientador Educacional deve promover, no âmbito da intervenção escolar, são feitas as afirmativas abaixo. I A discussão sobre o fracasso escolar à luz, somente, da dimensão pedagógica. II A viabilização de meios para que haja uma complementação das lacunas existentes, a fim de que não se efetive e cristalize o fracasso escolar. III O trabalho em relação à autoestima e às fontes viáveis de eliminação do fracasso. IV A disponibilização de espaços para que os alunos enriqueçam e aprofundem seu conhecimento. Das afirmativas acima, estão corretas: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas I, III e IV. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) apenas I, II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q322025 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPO conhecimento mítico é baseado na crença e cada pessoa tem a sua. Esse conhecimento é chamado de ✂️ a) conhecimento de senso comum. ✂️ b) conhecimento científico. ✂️ c) conhecimento lógico. ✂️ d) conhecimento matemático. ✂️ e) conhecimento físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPROs autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles: ✂️ a) Comunicação, Competência e Compromisso. ✂️ b) Comunicação, Cooperação e Coordenação. ✂️ c) Cooperação, Coragem e Compromisso. ✂️ d) Compromisso, Caráter e Carisma. ✂️ e) Consenso, Consciência e Compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q325227 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPENo que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes. De acordo com o comportamentalismo, o professor deve estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos e oferecer as condições ambientais favoráveis para que eles aprendam e se desenvolvam, alcançando os resultados esperados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q323299 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemA teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel tem sido amplamente difundida e sua presença pode ser constatada em diversas leis e documentos oficiais que regem a educação nacional e que sugerem novas formas de abordagem de conteúdos do ensino de Ciências. Na atividade sobre classificação, citada na questão anterior(46), pode-se reconhecer o seguinte aspecto da teoria proposta por Ausubel: ✂️ a) protagonismo do professor no processo de aprendizagem, no qual o estudante atua minimamente na organização e complementação do seu saber prévio. ✂️ b) aquisição de novo conhecimento pelos alunos através de estratégia lúdica, mnemônica e colaborativa. ✂️ c) ampliação e reconfiguração do conhecimento do aluno através da ação instrucionista de transmissão de informação pelo professor. ✂️ d) ênfase na ação mediadora do professor no processo de aprendizagem, promovendo o diálogo entre o conhecimento prévio do aluno e aquisição de novos conceitos. ✂️ e) utilização de um conceito predefinido, artrópoda, como ponto de partida para a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q321581 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem: I. Está baseada no desempenho. II. É receptiva e mecânica. III. Modifica as percepções da realidade. IV. Está estreitamente ligada à memorização. V. Se dá entre os outros a partir das vivências. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) II e IV apenas ✂️ b) III e V apenas ✂️ c) I, II e III apenas ✂️ d) I e IV apenas ✂️ e) IV apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são: ✂️ a) Piaget, Freinet e Wallon. ✂️ b) Vygotisky, Luria e Leontiev. ✂️ c) Montessori, Curi e Waldorf. ✂️ d) Lacan, Freire e Freud. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q326476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta. ✂️ a) Os saberes pedagógicos independem de conhecimentos científicos. ✂️ b) A busca pela autonomia da escola independe do processo de formação dos saberes pedagógicos. ✂️ c) Os saberes pedagógicos são construídos na formação inicial dos educadores e independem da prática docente. ✂️ d) A capacidade de articular o aparato teórico-prático, de mobilizá-lo na condição presente e de organizar novos saberes a partir da prática se transforma em saberes pedagógicos. ✂️ e) Os sistemas de ensino municipal, estadual ou federal devem subordinação ao MEC, que é a instituição responsável pela formação dos saberes pedagógicos e pela transformação da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
321Q328268 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a ✂️ a) flexibilidade. ✂️ b) curiosidade. ✂️ c) adaptação ✂️ d) sujeição. ✂️ e) superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q319246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas. ✂️ a) Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado. ✂️ b) Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico. ✂️ c) O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes. ✂️ d) Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo. ✂️ e) A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAtenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem. O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal ✂️ a) concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso. ✂️ b) explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro. ✂️ c) defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua. ✂️ d) deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico. ✂️ e) pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q327144 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A estratégia de ensino denominada aula invertida consiste basicamente na resolução antecipada dos exercícios propostos no material didático. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q320809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória. Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela ✂️ a) impressão não mediada de materiais, pela retenção das experiências reais como a base dos traços mnemônicos (de memória). ✂️ b) falta de percepção da realidade que circunda a vida das pessoas do campo, pois a elas falta os estímulos da natureza: são pessoas isoladas que não convivem com outras pessoas de um grupo. ✂️ c) inexistência de desafios que façam desenvolver a capacidade de pensar sobre as ações executadas no seu dia a dia. ✂️ d) influência da cultura letrada nos grupos com menor capacidade de raciocínio lógico e apreensão de conhecimentos. ✂️ e) diferença de capacidade intelectual que impossibilita a elaboração de conhecimentos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q322197 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade. Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima. ✂️ a) A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade. ✂️ b) Cabe à escola impor novas ideias à sociedade. ✂️ c) A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais. ✂️ d) A sociedade pode ser transformada pela educação. ✂️ e) A educação deve reproduzir o modelo social vigente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q328701 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir. Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q324148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018(1) No cenário das tendências pedagógicas, a Progressista Libertadora é também conhecida por pedagogia de Paulo Freire PORQUE (2) faz uso de métodos e técnicas de ensino que assegurem a transmissão e a recepção de conhecimentos, na medida em que o aluno recebe e aprende a fixar as informações. Analise os dois períodos acima e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os dois períodos se completam. ✂️ b) O período 1 está correto e o período 2 justifica o período 1. ✂️ c) O período 2 complementa o período 1. ✂️ d) O período 1 está incorreto e o período 2 explica o período 1. ✂️ e) O período 1 está correto e o período 2 não complementa o período 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q328817 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal ✂️ a) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos. ✂️ b) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social. ✂️ c) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento. ✂️ d) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes. ✂️ e) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q328019 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAssinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo. Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________. ✂️ a) somativa ✂️ b) cognitiva ✂️ c) classificatória ✂️ d) punitiva ✂️ e) totalizadora Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q320640 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. O trabalho em grupo desenvolvido nas diversas práticas pedagógicas tem como objetivo central ajudar os alunos a reconhecerem as diferenças e os limites dos participantes envolvidos, a aprendizagem em relação à definição e elaboração de regras, a aceitação e o respeito às normas constituídas pelo grupo. Nesse sentido, é correto afirmar que essa atividade pedagógica restringe-se a trabalhar a construção da autonomia individual do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q329105 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemSobre as ações que o Orientador Educacional deve promover, no âmbito da intervenção escolar, são feitas as afirmativas abaixo. I A discussão sobre o fracasso escolar à luz, somente, da dimensão pedagógica. II A viabilização de meios para que haja uma complementação das lacunas existentes, a fim de que não se efetive e cristalize o fracasso escolar. III O trabalho em relação à autoestima e às fontes viáveis de eliminação do fracasso. IV A disponibilização de espaços para que os alunos enriqueçam e aprofundem seu conhecimento. Das afirmativas acima, estão corretas: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas I, III e IV. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) apenas I, II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q322025 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPO conhecimento mítico é baseado na crença e cada pessoa tem a sua. Esse conhecimento é chamado de ✂️ a) conhecimento de senso comum. ✂️ b) conhecimento científico. ✂️ c) conhecimento lógico. ✂️ d) conhecimento matemático. ✂️ e) conhecimento físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPROs autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles: ✂️ a) Comunicação, Competência e Compromisso. ✂️ b) Comunicação, Cooperação e Coordenação. ✂️ c) Cooperação, Coragem e Compromisso. ✂️ d) Compromisso, Caráter e Carisma. ✂️ e) Consenso, Consciência e Compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q325227 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPENo que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes. De acordo com o comportamentalismo, o professor deve estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos e oferecer as condições ambientais favoráveis para que eles aprendam e se desenvolvam, alcançando os resultados esperados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q323299 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemA teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel tem sido amplamente difundida e sua presença pode ser constatada em diversas leis e documentos oficiais que regem a educação nacional e que sugerem novas formas de abordagem de conteúdos do ensino de Ciências. Na atividade sobre classificação, citada na questão anterior(46), pode-se reconhecer o seguinte aspecto da teoria proposta por Ausubel: ✂️ a) protagonismo do professor no processo de aprendizagem, no qual o estudante atua minimamente na organização e complementação do seu saber prévio. ✂️ b) aquisição de novo conhecimento pelos alunos através de estratégia lúdica, mnemônica e colaborativa. ✂️ c) ampliação e reconfiguração do conhecimento do aluno através da ação instrucionista de transmissão de informação pelo professor. ✂️ d) ênfase na ação mediadora do professor no processo de aprendizagem, promovendo o diálogo entre o conhecimento prévio do aluno e aquisição de novos conceitos. ✂️ e) utilização de um conceito predefinido, artrópoda, como ponto de partida para a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q321581 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem: I. Está baseada no desempenho. II. É receptiva e mecânica. III. Modifica as percepções da realidade. IV. Está estreitamente ligada à memorização. V. Se dá entre os outros a partir das vivências. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) II e IV apenas ✂️ b) III e V apenas ✂️ c) I, II e III apenas ✂️ d) I e IV apenas ✂️ e) IV apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são: ✂️ a) Piaget, Freinet e Wallon. ✂️ b) Vygotisky, Luria e Leontiev. ✂️ c) Montessori, Curi e Waldorf. ✂️ d) Lacan, Freire e Freud. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q326476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta. ✂️ a) Os saberes pedagógicos independem de conhecimentos científicos. ✂️ b) A busca pela autonomia da escola independe do processo de formação dos saberes pedagógicos. ✂️ c) Os saberes pedagógicos são construídos na formação inicial dos educadores e independem da prática docente. ✂️ d) A capacidade de articular o aparato teórico-prático, de mobilizá-lo na condição presente e de organizar novos saberes a partir da prática se transforma em saberes pedagógicos. ✂️ e) Os sistemas de ensino municipal, estadual ou federal devem subordinação ao MEC, que é a instituição responsável pela formação dos saberes pedagógicos e pela transformação da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro