Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q328268 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar. Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q319246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q327144 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A estratégia de ensino denominada aula invertida consiste basicamente na resolução antecipada dos exercícios propostos no material didático.
  1. ✂️
  2. ✂️

325Q320809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória.

Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q322197 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade.

Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q328701 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q324148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

(1) No cenário das tendências pedagógicas, a Progressista Libertadora é também conhecida por pedagogia de Paulo Freire PORQUE (2) faz uso de métodos e técnicas de ensino que assegurem a transmissão e a recepção de conhecimentos, na medida em que o aluno recebe e aprende a fixar as informações. Analise os dois períodos acima e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q328817 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q328019 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo.

Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q320640 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. O trabalho em grupo desenvolvido nas diversas práticas pedagógicas tem como objetivo central ajudar os alunos a reconhecerem as diferenças e os limites dos participantes envolvidos, a aprendizagem em relação à definição e elaboração de regras, a aceitação e o respeito às normas constituídas pelo grupo. Nesse sentido, é correto afirmar que essa atividade pedagógica restringe-se a trabalhar a construção da autonomia individual do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

332Q329105 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Sobre as ações que o Orientador Educacional deve promover, no âmbito da intervenção escolar, são feitas as afirmativas abaixo.

I A discussão sobre o fracasso escolar à luz, somente, da dimensão pedagógica.

II A viabilização de meios para que haja uma complementação das lacunas existentes, a fim de que não se efetive e cristalize o fracasso escolar.

III O trabalho em relação à autoestima e às fontes viáveis de eliminação do fracasso.

IV A disponibilização de espaços para que os alunos enriqueçam e aprofundem seu conhecimento.

Das afirmativas acima, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q322025 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

O conhecimento mítico é baseado na crença e cada pessoa tem a sua. Esse conhecimento é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Os autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q325227 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o comportamentalismo, o professor deve estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos e oferecer as condições ambientais favoráveis para que eles aprendam e se desenvolvam, alcançando os resultados esperados.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q323299 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel tem sido amplamente difundida e sua presença pode ser constatada em diversas leis e documentos oficiais que regem a educação nacional e que sugerem novas formas de abordagem de conteúdos do ensino de Ciências. Na atividade sobre classificação, citada na questão anterior(46), pode-se reconhecer o seguinte aspecto da teoria proposta por Ausubel:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q321581 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem:

I. Está baseada no desempenho.

II. É receptiva e mecânica.

III. Modifica as percepções da realidade.

IV. Está estreitamente ligada à memorização.

V. Se dá entre os outros a partir das vivências.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q326476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.