Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q327789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.

Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q324041 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q322043 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q323337 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando-se os pressupostos da pedagogia crítica, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q320681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem  favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

346Q324049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem analisar o conhecimento prévio dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q325663 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

De acordo com o construtivismo, a relação professor/aluno é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q326175 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

Piaget considerava o ensino a implementação de situações interpessoais favoráveis, sendo o professor apenas facilitador da aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q320079 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q325762 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), “[...] o diálogo é uma relação horizontal.” Nutre-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q328397 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Autores, dentre eles, Paulo Freire (1996), defendem que a educação popular deve ter como objetivo a emancipação humana. Nessa perspectiva, a concepção de educação pressupõe um método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q327383 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem sobrepor os objetivos de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q323890 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q328604 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Planejar a aula e optar por utilizar recursos que facilitem a captação da estrutura conceitual do conteúdo e sua integração à estrutura cognitiva do aluno está de acordo com a teoria da aprendizagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q324565 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Em relação à Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q327930 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).

A geração de conhecimento na organização compreende a interação entre quatro processos: transferência vertical de conhecimentos, externalização, combinação e internalização.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q325738 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos realizados nas últimas décadas do século passado e no início deste, sobre as tendências pedagógicas e suas manifestações na prática docente e na Didática, permitem a constatação de que, no ensino superior,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q324023 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q327382 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q319914 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para Winnicott, o provimento para a criança na saúde e na crise deve partir de um padrão que consiste na identificação com o indivíduo, de tal maneira que seja possível prover aquilo de que ele necessita a qualquer momento. Para este padrão é necessário, além da provisão para concretizar o impulso criativo da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.