Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 381Q320791 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOrganizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem favorecer a segregação de alunos na sala de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 382Q328051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLANO papel da escola na tendência liberal Tecnista é: ✂️ a) Modeladora do comportamento humano. ✂️ b) Organizadora do processo de aquisição de habilidades. ✂️ c) Organizadora do processo de conhecimentos específicos. ✂️ d) Organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema. ✂️ e) Todas as opções anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 383Q326065 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018Caracterizada pela disciplina, com prioridade nos conteúdos, cuja figura principal é o professor que transmite conhecimento ao aluno. Essa é a definição de uma educação: ✂️ a) Ativa ✂️ b) Tradicional ✂️ c) Técnica ✂️ d) Crítica ✂️ e) Construtivista Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 384Q327891 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEAcerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Piaget explicou os processos de assimilação e acomodação ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 385Q323857 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSAA escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é ✂️ a) liberal, não havendo lugar privilegiado para o professor, cujo papel é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do aluno. ✂️ b) centrada no aluno. O professor deve garantir o bom relacionamento e interferir o menos possível no processo de aprendizagem. ✂️ c) autoritária e o professor exige uma atitude receptiva do aluno. ✂️ d) dialógica. Educador e educando posicionam-se como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ e) mediada pelo professor, que parte da realidade do aluno para propor novos desafios e conhecimentos que despertem a crítica da realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 386Q326793 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017Assinale a alternativa correta. A docência envolve o professor em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação (GRILLO, 2004, p. 78). A prática como resultado se atrela a um elemento muito conhecido por educadores ao iniciarem o planejamento de suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Este elemento refere-se ao: ✂️ a) Métodos ✂️ b) Recursos ✂️ c) Avaliação ✂️ d) Objetivos ✂️ e) Cronograma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 387Q324792 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEAs finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A pedagogia crítico-social dos conteúdos parte de um saber artificial que não leva em conta a experiência do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 388Q322077 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemUma educação fundamentada em direitos humanos só é possível de ser conquistada se houver um combate sistemático e incessante sobre qualquer forma de segregação. O exercício da tolerância e do acolhimento à diversidade deve ter início o mais cedo possível na escola/sociedade. A dificuldade de lidar com tal situação reside na complexa combinação de: ✂️ a) tradição e modernidade. ✂️ b) formalidade e informalidade. ✂️ c) público e privado. ✂️ d) classe pobre e classe rica. ✂️ e) preconceito e discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 389Q322717 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem. A organização hierárquica de um currículo com pré-requisitos é uma característica da teoria de Gagné, que é influenciada pelo behaviorismo e pelo cognitivismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 390Q324549 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas, ✂️ a) o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. ✂️ b) o estabelecimento de punição progressiva a qualquer membro da comunidade que pratique, por atos ou omissões, a discriminação ou preconceito. ✂️ c) a promoção do aprofundamento de estudos na temática para auxiliar os professores a conceberem e desenvolverem estudos, programas e projetos contra o racismo. ✂️ d) a garantia do direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos com professores competentes e comprometidos com a educação de negros e não negros. ✂️ e) a definição de conteúdos curriculares que enfatizem aspectos da cultura e da história afro-brasileira e africanas, minimizando as questões raciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 391Q321288 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemO bullying é um fenômeno que se caracteriza por atos de violência: ✂️ a) apenas física, que ocorrem de forma intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ b) apenas verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ c) física ou verbal, que ocorrem de forma intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ d) física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva contra uma ou mais vítimas. ✂️ e) física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 392Q326229 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETROAs questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana. O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de ✂️ a) aprender a ser aprendiz ao longo da vida. ✂️ b) assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações. ✂️ c) convencer-se que precisa ir à procura do saber. ✂️ d) colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade. ✂️ e) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 393Q319375 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito de questões relativas à sexualidade da pessoa com deficiência, assinale a opção correta. ✂️ a) Os meios sociofamiliar, escolar e social pouco influenciam no desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência. ✂️ b) Dificilmente uma pessoa com deficiência terá uma vida sexual regular, devido a todas as impossibilidades físicas, psíquicas e preconceitos implicados nessa temática. ✂️ c) A sexualidade implica desenvolvimento integral do ser humano e está ligada ao amor, à ternura, ao sexo e à atração; portanto, pessoas com deficiência podem e devem ter formas de expressão de sua sexualidade, incluindo uma vida sexual ativa. ✂️ d) O fato de o papel primordial do sexo ser a conservação da espécie faz que a pessoa com deficiência se satisfaça apenas com a função social da sexualidade e a entenda como expressão cultural e artística. ✂️ e) Pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sentem e vivem suas sexualidades de formas diferentes; portanto, não há necessidade de a escola abordar essa temática com as pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 394Q321246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIQuestões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras". Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção: ✂️ a) transmissão de informações; ✂️ b) aprendizagens significativas; ✂️ c) transformação social; ✂️ d) dialogicidade; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 395Q322939 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas. La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança: 1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio; 2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores; 3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem. Essas três características juntas representam o que Piaget denomina: ✂️ a) Pensamento Categorial; ✂️ b) Pensamento Egocêntrico; ✂️ c) Pensamento Operatório Formal; ✂️ d) Pensamento Reversível; ✂️ e) Ação Interiorizada Reversível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 396Q319147 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 397Q324315 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018Considere as seguintes afirmativas: I- Para Karl Marx, a Modernidade é responsável pelo surgimento da burguesia, demarcando a divisão das classes sociais. II- Marx Weber afirma que o homem na Modernidade deve ser um sujeito racional, cuja educação por meio do direito social é fundamental para o Estado e empresas. III- A intensificação da divisão do trabalho, o fortalecimento do individualismo e a necessidade da consciência coletiva são ideias defendidas por Emile Durkheim. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Estão corretas somente as afirmativas II e III. ✂️ b) Somente a afirmativa III está correta. ✂️ c) Estão corretas somente as afirmativas I e II. ✂️ d) Estão incorretas somente as afirmativas II e III. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 398Q321782 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. Todas as tendências pedagógicas levam em consideração a inatividade e a passividade da criança em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 399Q321135 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEO capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente. Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire. ✂️ a) O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica. ✂️ b) Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar. ✂️ c) Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos. ✂️ d) Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo. ✂️ e) Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 400Q319634 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem. De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
381Q320791 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOrganizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. As práticas pedagógicas adequadas incluem favorecer a segregação de alunos na sala de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
382Q328051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLANO papel da escola na tendência liberal Tecnista é: ✂️ a) Modeladora do comportamento humano. ✂️ b) Organizadora do processo de aquisição de habilidades. ✂️ c) Organizadora do processo de conhecimentos específicos. ✂️ d) Organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema. ✂️ e) Todas as opções anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
383Q326065 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018Caracterizada pela disciplina, com prioridade nos conteúdos, cuja figura principal é o professor que transmite conhecimento ao aluno. Essa é a definição de uma educação: ✂️ a) Ativa ✂️ b) Tradicional ✂️ c) Técnica ✂️ d) Crítica ✂️ e) Construtivista Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
384Q327891 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEAcerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Piaget explicou os processos de assimilação e acomodação ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
385Q323857 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSAA escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é ✂️ a) liberal, não havendo lugar privilegiado para o professor, cujo papel é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do aluno. ✂️ b) centrada no aluno. O professor deve garantir o bom relacionamento e interferir o menos possível no processo de aprendizagem. ✂️ c) autoritária e o professor exige uma atitude receptiva do aluno. ✂️ d) dialógica. Educador e educando posicionam-se como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ e) mediada pelo professor, que parte da realidade do aluno para propor novos desafios e conhecimentos que despertem a crítica da realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
386Q326793 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017Assinale a alternativa correta. A docência envolve o professor em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação (GRILLO, 2004, p. 78). A prática como resultado se atrela a um elemento muito conhecido por educadores ao iniciarem o planejamento de suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Este elemento refere-se ao: ✂️ a) Métodos ✂️ b) Recursos ✂️ c) Avaliação ✂️ d) Objetivos ✂️ e) Cronograma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
387Q324792 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEAs finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A pedagogia crítico-social dos conteúdos parte de um saber artificial que não leva em conta a experiência do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
388Q322077 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemUma educação fundamentada em direitos humanos só é possível de ser conquistada se houver um combate sistemático e incessante sobre qualquer forma de segregação. O exercício da tolerância e do acolhimento à diversidade deve ter início o mais cedo possível na escola/sociedade. A dificuldade de lidar com tal situação reside na complexa combinação de: ✂️ a) tradição e modernidade. ✂️ b) formalidade e informalidade. ✂️ c) público e privado. ✂️ d) classe pobre e classe rica. ✂️ e) preconceito e discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
389Q322717 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem. A organização hierárquica de um currículo com pré-requisitos é uma característica da teoria de Gagné, que é influenciada pelo behaviorismo e pelo cognitivismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
390Q324549 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas, ✂️ a) o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. ✂️ b) o estabelecimento de punição progressiva a qualquer membro da comunidade que pratique, por atos ou omissões, a discriminação ou preconceito. ✂️ c) a promoção do aprofundamento de estudos na temática para auxiliar os professores a conceberem e desenvolverem estudos, programas e projetos contra o racismo. ✂️ d) a garantia do direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos com professores competentes e comprometidos com a educação de negros e não negros. ✂️ e) a definição de conteúdos curriculares que enfatizem aspectos da cultura e da história afro-brasileira e africanas, minimizando as questões raciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
391Q321288 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemO bullying é um fenômeno que se caracteriza por atos de violência: ✂️ a) apenas física, que ocorrem de forma intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ b) apenas verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ c) física ou verbal, que ocorrem de forma intencional contra uma ou mais vítimas. ✂️ d) física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva contra uma ou mais vítimas. ✂️ e) física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
392Q326229 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETROAs questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana. O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de ✂️ a) aprender a ser aprendiz ao longo da vida. ✂️ b) assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações. ✂️ c) convencer-se que precisa ir à procura do saber. ✂️ d) colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade. ✂️ e) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
393Q319375 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito de questões relativas à sexualidade da pessoa com deficiência, assinale a opção correta. ✂️ a) Os meios sociofamiliar, escolar e social pouco influenciam no desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência. ✂️ b) Dificilmente uma pessoa com deficiência terá uma vida sexual regular, devido a todas as impossibilidades físicas, psíquicas e preconceitos implicados nessa temática. ✂️ c) A sexualidade implica desenvolvimento integral do ser humano e está ligada ao amor, à ternura, ao sexo e à atração; portanto, pessoas com deficiência podem e devem ter formas de expressão de sua sexualidade, incluindo uma vida sexual ativa. ✂️ d) O fato de o papel primordial do sexo ser a conservação da espécie faz que a pessoa com deficiência se satisfaça apenas com a função social da sexualidade e a entenda como expressão cultural e artística. ✂️ e) Pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sentem e vivem suas sexualidades de formas diferentes; portanto, não há necessidade de a escola abordar essa temática com as pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
394Q321246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIQuestões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras". Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção: ✂️ a) transmissão de informações; ✂️ b) aprendizagens significativas; ✂️ c) transformação social; ✂️ d) dialogicidade; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
395Q322939 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas. La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança: 1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio; 2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores; 3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem. Essas três características juntas representam o que Piaget denomina: ✂️ a) Pensamento Categorial; ✂️ b) Pensamento Egocêntrico; ✂️ c) Pensamento Operatório Formal; ✂️ d) Pensamento Reversível; ✂️ e) Ação Interiorizada Reversível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
396Q319147 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
397Q324315 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018Considere as seguintes afirmativas: I- Para Karl Marx, a Modernidade é responsável pelo surgimento da burguesia, demarcando a divisão das classes sociais. II- Marx Weber afirma que o homem na Modernidade deve ser um sujeito racional, cuja educação por meio do direito social é fundamental para o Estado e empresas. III- A intensificação da divisão do trabalho, o fortalecimento do individualismo e a necessidade da consciência coletiva são ideias defendidas por Emile Durkheim. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Estão corretas somente as afirmativas II e III. ✂️ b) Somente a afirmativa III está correta. ✂️ c) Estão corretas somente as afirmativas I e II. ✂️ d) Estão incorretas somente as afirmativas II e III. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
398Q321782 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. Todas as tendências pedagógicas levam em consideração a inatividade e a passividade da criança em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
399Q321135 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEO capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente. Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire. ✂️ a) O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica. ✂️ b) Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar. ✂️ c) Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos. ✂️ d) Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo. ✂️ e) Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
400Q319634 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem. De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro