Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q320778 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para ✂️ a) viabilizar as políticas nacionais de educação. ✂️ b) ensinar habilidades para o mundo do trabalho. ✂️ c) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe. ✂️ d) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes. ✂️ e) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q322139 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A utilização dos objetos de aprendizagem pressupõe um novo tipo de paradigma apoiado na tecnologia da informação e comunicação. Nesse contexto, o professor torna-se ✂️ a) produtor de conhecimentos. ✂️ b) transmissor de informações. ✂️ c) mediador do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ d) agente passivo do conhecimento. ✂️ e) centro do processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q323072 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P). ( ) tradicional; ( ) libertadora; ( ) renovada progressivista; ( ) tecnicista; ( ) crítico-social dos conteúdos. A sequência correta é: ✂️ a) P - P - L - L - P; ✂️ b) P - P - L - L - L; ✂️ c) L - L - P - L - P; ✂️ d) L - P - P - P - L; ✂️ e) L- P - L - L - P. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q328904 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional. ✂️ a) O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito. ✂️ b) A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação. ✂️ c) Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina. ✂️ d) O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q327275 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.) Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à: ✂️ a) pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social. ✂️ b) pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora. ✂️ c) a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação. ✂️ d) educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando. ✂️ e) prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q325773 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O trabalho de Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia defendida por esse autor. ✂️ a) As características tipicamente humanas já estão presentes desde o nascimento do indivíduo. ✂️ b) São os instrumentos técnicos e os sistemas de signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo. ✂️ c) Pensamento e fala têm a mesma origem e se desenvolvem de modo dependente. ✂️ d) Há três níveis de desenvolvimento cognitivo: o real, o intermediário e o potencial. ✂️ e) As funções psicológicas aparecem duas vezes ao longo do desenvolvimento cultural da criança: primeiramente, dentro da criança; e, depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q326359 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para: ✂️ a) demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação. ✂️ b) manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo. ✂️ c) enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia. ✂️ d) transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica. ✂️ e) assumir o que se sabe e o que não se sabe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q325580 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018O direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) respeitar as diversas formas do aluno ler e escrever, independentemente de estar certo ou errado, desde que se comuniquem com os professores, pode ser o caminho para mantê-los na escola por mais tempo. ✂️ b) o problema de baixo rendimento escolar na educação de jovens e adultos deve-se, primordialmente, a uma questão cultural, tendo em vista que os educandos têm pouca cultura e suas famílias são de origem humilde. ✂️ c) assegurar o direito à educação para jovens e adultos implica manter as exigências pedagógicas a todos os alunos que frequentam uma mesma escola, pois a educação, constitucionalmente, é direito de todos. ✂️ d) a reposição de uma escolarização perdida, por meio do reforço escolar e recuperação paralela, pode minimizar as dificuldades cognitivas que essa modalidade de ensino traz aos jovens e adultos, o que fundamenta a utilização da educação a distância. ✂️ e) ainda não construímos uma cultura do direito à educação ao longo da vida àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q322179 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta. ✂️ a) A rotina na educação infantil tem a função de treinar a criança para as atividades que desenvolverá na vida adulta. ✂️ b) A capacidade de criação da criança torna-se estagnada com a rotina, a qual deve ser sempre reinventada de modo a viabilizar o desenvolvimento criativo das crianças. ✂️ c) A incorporação dos conceitos de espaço, tempo e organização independe das rotinas adotadas na educação infantil. ✂️ d) A rotina é uma forma de racionalização ou de tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana. ✂️ e) A organização do tempo e dos espaços da escola de educação infantil é uma atividade exclusiva dos adultos, já que somente eles são capazes de organizar rotinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q328949 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria: ✂️ a) Piaget e Vygotsky; ✂️ b) Vygotsky e Luria; ✂️ c) Luria e Piaget; ✂️ d) Freire e Vygotsky; ✂️ e) Freire e Luria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q319514 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEO conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): ( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu. ( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo. ( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura. ( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável. ( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem. A seqüência correta é: ✂️ a) V F F V V ✂️ b) F V F V F ✂️ c) V F V F F ✂️ d) F V F F V ✂️ e) V V V F V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q323539 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Dentre os precursores da Didática, o educador que é considerado o pai da Didática, por formular os princípios de uma educação racionalista que toma como base a ciência moderna e os estudos sobre a natureza, é: ✂️ a) João Amos Comênio. ✂️ b) Jean-Jacques Rousseau. ✂️ c) Johann Friedrich Herbart. ✂️ d) Georges Snyders. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q322148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCTodos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo. As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação ✂️ a) tecnicista. ✂️ b) construtivista. ✂️ c) crítica. ✂️ d) antiautoritária. ✂️ e) crítico-reprodutivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q326161 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSAJean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento. Com base nessa teoria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período das operações concretas, o recém-nascido exercita os reflexos e o fundo hereditário. ✂️ b) No período pré-operatório, a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais. ✂️ c) No período sensório-motor, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que provoca transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. ✂️ d) No período das operações formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato. ✂️ e) Na idade adulta, surgem novas estruturas mentais que possibilitam o aumento gradual do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q328869 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defende que “o homem deve ser o sujeito de sua própria educação”. Com base nessa premissa é correto inferir que: ✂️ a) a educação é possível para o homem, porque este já é acabado. ✂️ b) ninguém educa ninguém, por isso o homem não pode ser objeto da educação. ✂️ c) a busca do homem pode ser realizada de modo individual, assim, poderá buscar na individualidade a exclusividade. ✂️ d) o saber se faz através de uma superação constante da ignorância absoluta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q326067 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018Sobre a Educação Patrimonial, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Deve-se pautar pelo compromisso de contribuir com a identidade cultural dos diversos grupos que formam a sociedade nacional, orientando-se por objetivos associados à pluralidade de nos-sas raízes e matrizes étnicas. ✂️ b) Integra os planejamentos escolares como tarefa específica da disciplina História, convocada e sensibilizada no desenvolvimento de atividades lúdicas e de ampliação do conhecimento do pas-sado e de sua relação com a sociedade. ✂️ c) O Patrimônio de uma cidade ou de um país, compreendido como marcas do passado, é fonte de estudo da História. O patrimônio, tomado sempre na sua forma material, portanto, é parte funda-mental do resgate do passado. ✂️ d) Tem participação importante na formação da sociedade nacional e deve ter, portanto, critério na escolha de lugares históricos, geralmente tombados pelo patrimônio, para representar e construir a unidade da nação. ✂️ e) Tem sua importância expressa nos currículos em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino médio, já que é fundamental sua associação com a política nacional dos jovens eleitores, des-pertando sua consciência política. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q320908 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q323992 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades. Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo. As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q324841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCA narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz ?comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ?bancária? de educação... Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que ✂️ a) é a competência técnica do educador e a dedicação e disciplina por parte do educando que garantem a qualidade do ensino. ✂️ b) a aprendizagem do educando é efetiva quando se dá por meio de um processo amoroso entre o educador e os educandos. ✂️ c) a ação educativa exige técnicas mnemônicas para que o educando possa demonstrar sua compreensão do conhecimento ensinado. ✂️ d) ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo. ✂️ e) nenhuma pessoa educa a si mesmo, é no ato de transferência do conhecimento que se cria a possibilidade de aprendizagem do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q326185 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a preocupação de uma centra-se nas teorias de ensino; a da outra, nas teorias de aprendizagem. Acerca desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta. ✂️ a) As reformas pombalinas instituíram as escolas normais, em que o professor, depois de formado, ministrava aulas nos grupos escolares. ✂️ b) O método de ensino mútuo, oficializado com a aprovação da lei das escolas de primeiras letras em 1827, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino. ✂️ c) A concepção pedagógica renovadora emergiu na década de 80 do século passado e predominou até o início deste século. ✂️ d) O tecnicismo foi um elemento central nas teorias pedagógicas a partir da década de 20 do século passado, com o surgimento da Escola Nova. ✂️ e) A tendência progressista libertária considera os conteúdos de ensino elementos personalísticos, que devem ser extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q320778 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para ✂️ a) viabilizar as políticas nacionais de educação. ✂️ b) ensinar habilidades para o mundo do trabalho. ✂️ c) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe. ✂️ d) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes. ✂️ e) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q322139 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A utilização dos objetos de aprendizagem pressupõe um novo tipo de paradigma apoiado na tecnologia da informação e comunicação. Nesse contexto, o professor torna-se ✂️ a) produtor de conhecimentos. ✂️ b) transmissor de informações. ✂️ c) mediador do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ d) agente passivo do conhecimento. ✂️ e) centro do processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q323072 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P). ( ) tradicional; ( ) libertadora; ( ) renovada progressivista; ( ) tecnicista; ( ) crítico-social dos conteúdos. A sequência correta é: ✂️ a) P - P - L - L - P; ✂️ b) P - P - L - L - L; ✂️ c) L - L - P - L - P; ✂️ d) L - P - P - P - L; ✂️ e) L- P - L - L - P. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q328904 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional. ✂️ a) O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito. ✂️ b) A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação. ✂️ c) Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina. ✂️ d) O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q327275 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.) Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à: ✂️ a) pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social. ✂️ b) pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora. ✂️ c) a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação. ✂️ d) educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando. ✂️ e) prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q325773 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O trabalho de Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia defendida por esse autor. ✂️ a) As características tipicamente humanas já estão presentes desde o nascimento do indivíduo. ✂️ b) São os instrumentos técnicos e os sistemas de signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo. ✂️ c) Pensamento e fala têm a mesma origem e se desenvolvem de modo dependente. ✂️ d) Há três níveis de desenvolvimento cognitivo: o real, o intermediário e o potencial. ✂️ e) As funções psicológicas aparecem duas vezes ao longo do desenvolvimento cultural da criança: primeiramente, dentro da criança; e, depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q326359 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para: ✂️ a) demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação. ✂️ b) manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo. ✂️ c) enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia. ✂️ d) transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica. ✂️ e) assumir o que se sabe e o que não se sabe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q325580 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018O direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) respeitar as diversas formas do aluno ler e escrever, independentemente de estar certo ou errado, desde que se comuniquem com os professores, pode ser o caminho para mantê-los na escola por mais tempo. ✂️ b) o problema de baixo rendimento escolar na educação de jovens e adultos deve-se, primordialmente, a uma questão cultural, tendo em vista que os educandos têm pouca cultura e suas famílias são de origem humilde. ✂️ c) assegurar o direito à educação para jovens e adultos implica manter as exigências pedagógicas a todos os alunos que frequentam uma mesma escola, pois a educação, constitucionalmente, é direito de todos. ✂️ d) a reposição de uma escolarização perdida, por meio do reforço escolar e recuperação paralela, pode minimizar as dificuldades cognitivas que essa modalidade de ensino traz aos jovens e adultos, o que fundamenta a utilização da educação a distância. ✂️ e) ainda não construímos uma cultura do direito à educação ao longo da vida àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q322179 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta. ✂️ a) A rotina na educação infantil tem a função de treinar a criança para as atividades que desenvolverá na vida adulta. ✂️ b) A capacidade de criação da criança torna-se estagnada com a rotina, a qual deve ser sempre reinventada de modo a viabilizar o desenvolvimento criativo das crianças. ✂️ c) A incorporação dos conceitos de espaço, tempo e organização independe das rotinas adotadas na educação infantil. ✂️ d) A rotina é uma forma de racionalização ou de tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana. ✂️ e) A organização do tempo e dos espaços da escola de educação infantil é uma atividade exclusiva dos adultos, já que somente eles são capazes de organizar rotinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q328949 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria: ✂️ a) Piaget e Vygotsky; ✂️ b) Vygotsky e Luria; ✂️ c) Luria e Piaget; ✂️ d) Freire e Vygotsky; ✂️ e) Freire e Luria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q319514 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEO conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): ( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu. ( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo. ( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura. ( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável. ( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem. A seqüência correta é: ✂️ a) V F F V V ✂️ b) F V F V F ✂️ c) V F V F F ✂️ d) F V F F V ✂️ e) V V V F V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q323539 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Dentre os precursores da Didática, o educador que é considerado o pai da Didática, por formular os princípios de uma educação racionalista que toma como base a ciência moderna e os estudos sobre a natureza, é: ✂️ a) João Amos Comênio. ✂️ b) Jean-Jacques Rousseau. ✂️ c) Johann Friedrich Herbart. ✂️ d) Georges Snyders. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q322148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCTodos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo. As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação ✂️ a) tecnicista. ✂️ b) construtivista. ✂️ c) crítica. ✂️ d) antiautoritária. ✂️ e) crítico-reprodutivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q326161 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSAJean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento. Com base nessa teoria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período das operações concretas, o recém-nascido exercita os reflexos e o fundo hereditário. ✂️ b) No período pré-operatório, a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais. ✂️ c) No período sensório-motor, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que provoca transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. ✂️ d) No período das operações formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato. ✂️ e) Na idade adulta, surgem novas estruturas mentais que possibilitam o aumento gradual do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q328869 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defende que “o homem deve ser o sujeito de sua própria educação”. Com base nessa premissa é correto inferir que: ✂️ a) a educação é possível para o homem, porque este já é acabado. ✂️ b) ninguém educa ninguém, por isso o homem não pode ser objeto da educação. ✂️ c) a busca do homem pode ser realizada de modo individual, assim, poderá buscar na individualidade a exclusividade. ✂️ d) o saber se faz através de uma superação constante da ignorância absoluta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q326067 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018Sobre a Educação Patrimonial, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Deve-se pautar pelo compromisso de contribuir com a identidade cultural dos diversos grupos que formam a sociedade nacional, orientando-se por objetivos associados à pluralidade de nos-sas raízes e matrizes étnicas. ✂️ b) Integra os planejamentos escolares como tarefa específica da disciplina História, convocada e sensibilizada no desenvolvimento de atividades lúdicas e de ampliação do conhecimento do pas-sado e de sua relação com a sociedade. ✂️ c) O Patrimônio de uma cidade ou de um país, compreendido como marcas do passado, é fonte de estudo da História. O patrimônio, tomado sempre na sua forma material, portanto, é parte funda-mental do resgate do passado. ✂️ d) Tem participação importante na formação da sociedade nacional e deve ter, portanto, critério na escolha de lugares históricos, geralmente tombados pelo patrimônio, para representar e construir a unidade da nação. ✂️ e) Tem sua importância expressa nos currículos em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino médio, já que é fundamental sua associação com a política nacional dos jovens eleitores, des-pertando sua consciência política. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q320908 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q323992 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades. Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo. As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q324841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCCA narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz ?comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ?bancária? de educação... Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que ✂️ a) é a competência técnica do educador e a dedicação e disciplina por parte do educando que garantem a qualidade do ensino. ✂️ b) a aprendizagem do educando é efetiva quando se dá por meio de um processo amoroso entre o educador e os educandos. ✂️ c) a ação educativa exige técnicas mnemônicas para que o educando possa demonstrar sua compreensão do conhecimento ensinado. ✂️ d) ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo. ✂️ e) nenhuma pessoa educa a si mesmo, é no ato de transferência do conhecimento que se cria a possibilidade de aprendizagem do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q326185 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a preocupação de uma centra-se nas teorias de ensino; a da outra, nas teorias de aprendizagem. Acerca desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta. ✂️ a) As reformas pombalinas instituíram as escolas normais, em que o professor, depois de formado, ministrava aulas nos grupos escolares. ✂️ b) O método de ensino mútuo, oficializado com a aprovação da lei das escolas de primeiras letras em 1827, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino. ✂️ c) A concepção pedagógica renovadora emergiu na década de 80 do século passado e predominou até o início deste século. ✂️ d) O tecnicismo foi um elemento central nas teorias pedagógicas a partir da década de 20 do século passado, com o surgimento da Escola Nova. ✂️ e) A tendência progressista libertária considera os conteúdos de ensino elementos personalísticos, que devem ser extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro