Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q323952 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS trata das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q319602 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Beatriz leciona para o 2º ano do ensino fundamental. Em uma atividade em grupos que propôs a seus alunos percebeu que a maioria deles recorria à contagem de objetos para realizar adições simples. Assim, planejou para a aula seguinte uma atividade em que seus alunos seriam desafiados a operar a adição em um jogo sem o recurso de objetos.”

Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q325749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres sócio-históricos. Neste sentido, as crianças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q321398 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q323446 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q324214 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q327031 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q321656 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q324218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q319360 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q327303 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q324233 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1 Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.

Q2 Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.

Q3 Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento

Q4 Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q320908 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q325516 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. No final do século XX, o ensino de arte baseava-se essencialmente em uma pedagogia tradicional que privilegiava o domínio e a apreensão de técnicas, pois competia ao professor transmitir aos alunos instruções relacionadas com determinados padrões estéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q325773 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O trabalho de Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia defendida por esse autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q320146 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q329107 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Considere o texto abaixo.

Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos.

A partir das formulações nele contida, os indivíduos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.