Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q320154 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A revolução informacional intensificou o processo de comunicação mundial e a globalização de atividades. Isso constitui um desafio para o ensino de ciências, tendo em vista a necessidade de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a educação pública deve promover a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q319156 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Para Claudia Werneck, em "Sociedade Inclusiva", a mudança que deve acontecer na educação para que ela seja inclusiva é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q322485 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Adolescentes, de modo geral, diferentemente de jovens e adultos, não são compreendidos como atores coletivos, pois não usufruem plenamente dos direitos políticos e se inserem na ordem social e no espaço público mais como atores por meio da participação cultural e, muitas vezes, sob o estatuto de estudantes, sobretudo em tempos de centralidade real e simbólica da Internet. Entretanto, os adolescentes não deixam de expressar em diferentes espaços preocupações sociais, econômicas e até mesmo políticas e familiares distintas e mais amplas, pois como “ponta de iceberg” eles evidenciam os dilemas centrais que atravessam a sociedade na contemporaneidade, inclusive em torno das questões e desafios que se deparam no território da escolarização básica e superior e em virtude das orientações das políticas públicas educacionais que têm por intencionalidade delimitar os contornos da formação escolar tendo em vista determinadas projeções de futuro. Nos anos de 2015 e 2016, estudantes-adoles- centes protagonizaram ações coletivas de protestos em defesa da escola pública e da qualidade do ensino que usufruíam; seja como categoria nativa, seja pela literatura acadêmica aquelas ações foram denominadas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q324379 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Sobre os muitos estudos que têm se ocupado com os fatores que motivam o bullying e com o perfil dos envolvidos, segundo Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, são feitas as afirmativas abaixo.

I Há associação entre a violência doméstica e a violência escolar.

II A maioria das agressões é de meninas.

III As agressões mais frequentes são as físicas.

IV O buylling está presente em meninos e meninas.

Das afirmativas acima, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q328020 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q326749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.

De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q328379 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

408Q328199 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q323952 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS trata das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.
  1. ✂️
  2. ✂️

410Q321729 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. A família é o espaço privilegiado para educação sexual da criança, sendo a escola um espaço de apoio na orientação dos alunos em questões relacionadas a esse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️

411Q322782 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

Em relação a aprendizagem e desenvolvimento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q319784 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q325271 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. A tendência cognitiva considera a criança passiva e com limitações na capacidade de aprender.
  1. ✂️
  2. ✂️

414Q324645 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento deve, necessariamente, preceder a aprendizagem; por isso, crianças que ainda não alcançaram determinados níveis de maturação não são capazes de aprender os movimentos correlacionados com esses níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

415Q320094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q321151 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do ser humano com a natureza e com os outros seres humanos, visando à transformação, por isso é denominada educação crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

418Q319216 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A inviabilidade da construção de uma proposta coletiva indica que a melhor opção para se obter uma melhoria da qualidade de ensino é a valorização da experiência educacional de cada professor, referendada pela prática e marcada por convicções e crenças pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

419Q322316 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.