Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q321860 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: “Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q319853 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q325485 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para Winnicott, certas tendências no crescimento da personalidade são caracterizadas pelo fato de poderem ser verificáveis desde o início mais precoce, nunca chegando a se completar. Sobre esses fatos, são feitas as afirmativas abaixo.

I Integração, incluindo integração no tempo.

II Inserção, como a conquista de um relacionamento íntimo e à vontade entre a psique e o corpo, e o funcionamento do corpo.

III Desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações com objetos, a despeito do fato de que o indivíduo é um fenômeno isolado e defende este isolamento a qualquer custo.

IV Tendências e capacidades que gradativamente se revelam na saúde.

Das afirmativas acima, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q327287 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.

Para Ausubel, a aprendizagem deve ser significativa — e não, mecânica, que ocorre de forma arbitrária —, sendo necessário o trabalho com organizadores prévios para que ela ocorra.

  1. ✂️
  2. ✂️

425Q327296 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q328177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q321548 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q324390 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na teoria interacionista-construtivista, a criança constrói o seu conhecimento com base na interação com o ambiente. Nessa teoria, a aprendizagem depende do desenvolvimento, e a linguagem é entendida como sistema de representação da ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

429Q321152 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. A metodologia triangular no ensino de artes preconiza que o conhecimento do aluno seja construído a partir dos seguintes eixos: o fazer artístico, a contextualização histórica e a apreciação estética. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo do aluno, esse tripé contempla várias dimensões da integralidade do ser humano, por isso se aproxima da concepção de educação integral.
  1. ✂️
  2. ✂️

432Q324523 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola consiste em auxiliar a construção da personalidade social do estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber escolar, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q326111 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q327437 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

As tendências pedagógicas são concebidas ao longo dos tempos por diversos teóricos [...] Têm base nas visões de pensadores, estudiosos da educação em cada respectivo contexto histórico de sociedade de inserção [...] Foram se modelando a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social. Desse modo, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que: Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q321056 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor ponderou, com o grupo de meninas, que a responsabilidade pelas atividades nos dias de festa deveria ser compartilhada por todos os professores da escola e deveria envolver também, preferencialmente, todos os alunos da turma e não apenas os mais habilidosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q321367 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q323943 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q323255 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q320193 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Um dos conceitos básicos piagetianos é a acomodação.Tal conceito se refere à ideia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.