Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q328698 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria sócio-histórica, faz-se necessário distinguir dois níveis de desenvolvimento: o primeiro deles é o nível de desenvolvimento real e o segundo é o nível de desenvolvimento potencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

442Q327719 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Entre as mais recentes descobertas dos processos mentais envolvidos na aprendizagem e a prática de sala de aula, há um espaço a ser ocupado pela pedagogia propriamente dita. De modo objetivo, o que é preciso dizer é que não existem fórmulas prontas, o tal guia prático tão sonhado.

Nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas, a questão do método passa a ser secundária, pois a preocupação maior desses teóricos está em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q322758 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Para que um conjunto de conhecimentos possa ser chamado de científico, deve ter objetividade. Essa característica se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q322837 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Seria correta a atitude de um professor que, ao verificar ser época de empinar pipas, sugerisse a abertura da escola nos finais de semana para organização de um torneio, com o objetivo de ensinar as crianças a brincar e de adverti-las quanto aos riscos do cerol, da rede elétrica e de correr atrás de pipas.
  1. ✂️
  2. ✂️

445Q323370 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

447Q321426 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:

1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.

2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).

3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.

4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "

prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

448Q322223 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta.

  1. ✂️
  2. ✂️

449Q319177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q319312 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Uma das dificuldades de se trabalhar a questão do preconceito racial, no âmbito social e educacional, encontra-se na existência de um senso comum que, de uma maneira geral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q323071 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".

O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que

I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.

II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.

III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.

IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q326442 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

A teoria da aprendizagem significativa diz que um novo conhecimento se relaciona a outro já existente de modo não arbitrário, sendo necessária a predisposição para aprender. Essa teoria foi proposta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q319183 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q328436 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Quando um professor ensina um tema, uma matéria, ele deveria perguntar a si próprio e aos alunos: como os homens e mulheres, na sua atividade prática coletiva nas várias esferas da vida social, intervêm, modificam, constróem esse tema de estudo? Qual é a sua importância para atender às necessidades práticas da vida social ...?

Essa concepção curricular pressupõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q326652 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q325136 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A utilização de materiais concretos para o desenvolvimento da aprendizagem em uma faixa etária específica caracteriza um dos estágios da epistemologia genética de Piaget.

  1. ✂️
  2. ✂️

457Q323629 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q324151 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

O objetivo do projeto "Quem cabe no seu TODOS?" é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q323933 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

Os gêneros do discurso devem ser entendidos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.