Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q325824 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q323271 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Zabala (1998) critica a visão reducionista de alguns autores, de considerar os conteúdos da aprendizagem vinculados somente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Este autor chama a atenção para as aprendizagens que ocorrem na escola, mas que não aparecem de forma explicita nos planos de curso. Assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q321235 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paulo Freire pode ser considerado um grande inspirador da Pedagogia Social, mesmo sem ter usado esse termo em suas obras. Na tradição marxista, a Pedagogia Social é entendida como Pedagogia da Práxis. Essa pedagogia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q323127 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação SP, CESGRANRIO

Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q324932 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Conhecimento pertinente, quer dizer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q322403 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. Para Vygotsky (1987), o sentido da educação está diretamente relacionado ao fortalecimento do grupo, pois um adolescente pode aprender com as coisas que estão diante de seus olhos, mas também com as que de longe excedem os limites de sua experiência imediata real e mesmo potencial, pois o conhecimento se dá na interação com o outro.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q326265 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

No artigo de Moran (2001), em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , aponta que se há dificuldades no ensino presencial, elas não serão resolvidas no virtual. Se professor e estudante juntos, olho no olho, têm problemas sérios não resolvidos no processo ensino-aprendizagem, não serão distantes fisicamente e conectando-se virtualmente que os problemas serão solucionados automaticamente. Educação a distância não é um fast-food no qual o estudante vai e se serve de algo pronto. A respeito da Educação a Distância, segundo o autor, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q328501 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, IFTO, 2017

O que torna o conceito clássico de língua cada vez mais difícil de sustentar, é que ele abriga não só a ideia de autossuficiência, mas também faz vistas grossas às heterogeneidades que marcam todas as comunidades de fala. Da mesma forma que a língua é conceituada em termos de tudo ou nada, os falantes dessas mesmas línguas também são classificados em termos categóricos, isto é, como nativos ou, se não, obrigatoriamente não-nativos em relação a qualquer língua específica, não permitindo, dessa forma, qualquer possibilidade de categorias mistas (RAJAGOPALAN, 2003). A partir disso, indique a alternativa correta em relação aos fatores que devem ser considerados na concepção de língua explicitada pelo teórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q327573 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica.  A tendência crítica reconhece o papel de cidadão, tanto do professor como da criança, e valoriza o trabalho coletivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q322261 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

Para Antoni Zabala, aprender significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q323365 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. Os estudos de Piaget não consideraram a inteligência humana como representativa de um processo de adaptação biológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

473Q326250 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

474Q322515 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q322275 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q323358 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q326779 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q321551 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. Abordagem da aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem são termos sinônimos para designar as dimensões ou características da organização que realiza processo de aprendizagem com seus empregados.
  1. ✂️
  2. ✂️

479Q328500 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da relação entre surdez, desenvolvimento da linguagem e aprendizagem na escola, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.