Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q323898 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q319804 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

503Q326748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. O caráter pedagógico da prática educativa do professor deve ser independente até mesmo dos objetivos e critérios socialmente determinados.
  1. ✂️
  2. ✂️

504Q320699 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos pressupostos da teoria psicológica interacionista, julgue os itens a seguir. Na perspectiva piagetiana, o professor é o detentor do poder sobre as atividades que a criança venha a desenvolver. A relação deve ser unidirecional, do professor para a criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

505Q320194 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Como poderemos qualificar os jovens para esta sociedade inclusiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q319688 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.

(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)

Quais são esses três tipos de conhecimentos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q319633 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q323553 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.
  1. ✂️
  2. ✂️

510Q328902 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: “é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q321016 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Sobre as necessidades mais precoces das crianças pequenas e lactentes, e aos extremos da dependência, podem ser considerados os graus de dependência em uma série. Segundo Winnicott, o grau de dependência extrema, além de esquizofrenia da infância e predisposição à doença mental “hospitalizável”, é definido também por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q328514 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

513Q324719 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. O educador deve proporcionar brincadeiras para a criança transformar situações e significados já conhecidos em elementos novos.
  1. ✂️
  2. ✂️

514Q319122 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q325810 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

As fases da ação empreendedora são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q325323 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. À educação escolar, segundo a tendência tecnicista, compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos necessários à integração dos indivíduos à máquina do sistema social global.
  1. ✂️
  2. ✂️

517Q325581 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Na perspectiva da teoria behaviorista,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q327523 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).

O conhecimento explícito é compartilhado na organização mediante a troca de experiências emocionais entre pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q319866 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

520Q326017 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

Esse adolescente considera a aprendizagem dos saberes que favorecem sua socialização na convivência comunitária menos importante que os conhecimentos apreendidos na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.