Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q319373 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.

Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.

Com base na concepção de aprendizagem significativa, avaliar a aprendizagem implica julgar o ensino oferecido. Por exemplo, se não acontecer a aprendizagem esperada, é porque o ensino não cumpriu sua finalidade: a de fazer aprender.
  1. ✂️
  2. ✂️

522Q320169 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Até a década de 1990, as políticas do Governo Federal para a educação especial, na opinião de Mazzota, refletiam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q321496 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q322889 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A despeito de sua novidade relativa, a abordagem CTS parte do pressuposto da neutralidade científica, perspectiva largamente contestada nos dias atuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

525Q327010 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Sobre as ações propostas por Grispun para a reflexão sobre o comportamento dos alunos, são feitas as afirmativas abaixo.

I Desvelá-lo, trazendo à tona o que está oculto, menosprezado ou alienado.

II Analisá-lo, priorizando o que, para o indivíduo, é o essencial, o relativo, o articular, o coletivo, o duradouro, o efêmero, o transformador, o ameaçador, etc.

III Relacioná-lo com os outros cotidianos com os quais o indivíduo convive.

IV Discuti-lo, interrogando sobre as determinações e obrigações, sobre as ambiguidades, sobre as diferenças e desigualdades.

Das afirmativas acima, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q320658 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.
  1. ✂️
  2. ✂️

527Q321455 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Segundo Mercer e Gediel (em Maia), as crianças, em seu silêncio significativo e sem capacidade de exercer autonomamente seus direitos, são relegadas a uma espécie de limbo jurídico, na qual vigem poderes e se estabelecem relações que negam sua condição de humano e de cidadão. Nesse limbo, os que têm dever jurídico de cuidado são também os que mediam as relações da criança com o espaço político dos direitos e da cidadania. Sem esses sujeitos juridicamente capazes, o direito não atinge a criança. Decorre daí, segundo os autores, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q319949 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

De acordo com as tendências pedagógicas na perspectiva de José Carlos Libâneo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q327134 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para Szpacenkopf, o conflito é um dos agentes que falam a favor da igualdade e da não hierarquização. Ao contrário do que se pode pensar, o conflito é fundamental no sistema político e fator essencial de socialização. Se a sociedade hierárquica distingue classes, criando inúmeras desigualdades, ou mesmo estimulando e atuando com segregações, a sociedade que defende a igualdade dos homens e dos direitos permite que os homens discordem profundamente, consequência natural de quem está numa relação de proximidade, respeito e reconhecimento recíproco. A partir desta proposição sobre conflito, compreende-se que a autora conclui que só há conflito, discordância sem medo do debate, se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q326167 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

O professor, que adota a tendência progressista libertadora, deve ter o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q322172 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRO

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q327818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q327931 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A partir da reflexão sobre sua prática educacional no magistério universitário e de questões relativas ao processo educacional nesse nível de ensino, Cipriano Carlos Luckesi, in Candau 1996 (“A didática em questão”), define “o educador como um sujeito que, conjuntamente, com outros sujeitos, constrói em seu agir, um projeto histórico de desenvolvimento do povo, que se traduz e se executa em um projeto pedagógico”. Prosseguindo sua análise, ele explica que formar o educador “seria criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que vai exercer”. Considerando-se a concepção progressista de educação e levando-se em conta as ideias do autor, o educador, em sua ação e formação, necessita, especialmente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q326828 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

O fenômeno educativo é uma realidade aberta, que não pode ser identificada clara e precisamente em seus múltiplos aspectos. Por ser um fenômeno humano e histórico, e graças às tendências pedagógicas presentes no ensino superior, é tratado a partir de diferentes óticas. Sem maiores dificuldades, verifica-se que são muitas as questões candentes encontradas no âmbito universitário e muitos os pontos de vista a respeito de cada uma delas. Contudo, mesmo considerando diferentes correntes filosóficas às quais o docente possa aderir e alguma pedagogia por ele adotada, é lícito afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q328847 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

?Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1, instruir, treinar, _________2; é, sobretudo, formar a _________3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________5 e solidariedade?. A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q326365 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem ?assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...?.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q324329 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. De um modo geral, as tendências pedagógicas apontam críticas à organização do espaço físico da sala de aula como um dos aspectos importantes do processo de ensinoaprendizagem. A Pedagogia Tecnicista, por exemplo, propõe a organização das carteiras em círculos para facilitar o diálogo, a ordem, a limpeza e a confecção de murais com trabalhos coletivos de alunos que são fundamentais para a qualidade de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.