Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q323643 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Segundo a visão de Winnicott, a provisão para a criança na saúde é uma questão de prover o ambiente que facilite a saúde mental individual e o desenvolvimento emocional. Para ele o desenvolvimento emocional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q324428 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Dentre os motivos que justificam ser a brincadeira importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, podemos afirmar que a/ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q320882 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q320927 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Você está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção?

A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q322038 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

546Q328748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️

547Q328252 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do posicionamento das tendências pedagógicas diante da realidade e da prática social, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q328620 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q325374 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

550Q325191 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

Segundo Wallon, o ensino deve enfatizar os aspectos cognitivos e afetivos para favorecer o desenvolvimento intelectual do aluno, que acontece por estágios, sucessivos e contínuos, decorrentes de sua interação com o meio.

  1. ✂️
  2. ✂️

551Q320087 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Na teoria de Ausubel, a instituição deve incentivar os estudantes durante o processo de aprendizagem, premiando com medalhas e visitas a instituições de atendimento a idosos, por exemplo, aqueles que tiverem notas/menções acima de 80% em todas as disciplinas.

  1. ✂️
  2. ✂️

552Q325515 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Acriança na fase perceptivo motora é capaz de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q327671 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. Desenvolvimento e aprendizagem são processos interdependentes, de forma que a aprendizagem de novos movimentos estimula o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento facilita a aprendizagem de novas habilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

556Q328518 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

?Conhecer um objeto implica a sua incorporação a esquemas de ação, e isto é verdade desde os comportamentos sensórios-motores elementares até as operações lógico-matemáticas superiores.? Jean Piaget no livro Biologia e Conhecimento Com o conceito de esquemas de ação, Jean Piaget mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento. Para Piaget, a assimilação é um termo que faz referência a uma parte do processo de adaptação do ser humano. Através da assimilação, as pessoas conseguem captar e obter novas informações e incorporá-las nas ideias já existentes dentro de seu psiquismo. Analise as afirmações sobre assimilação.

I. Assimilação é sempre subjetiva, na medida em que cada sujeito vai incorporar uma nova informação (objetivamente dada) de um jeito que será único e individual.

II. De uma maneira ou outra, o processo é essencialmente de memorização e tende a concordar com as crenças existentes anteriormente e não as experiências recentes.

III. Há dois modos básicos através dos quais os sujeitos podem se adaptar a novas experiências e, especialmente, a novas informações: memorizando e/ou rejeitando.

IV. A assimilação consiste na forma mais simples porque não exige um grande nível de ajustamento ou mudança. Cada pessoa pode encontrar e assimilar novas informações aos conhecimentos já adquiridos.

V. Um processo que, em alguns casos, revê os conhecimentos passados na memória, modificando-os e, em outros casos, apenas introjeta as novas informações.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q321403 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Instituto Quadrix, 2017

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Na perspectiva comportamentalista, o professor deve recompensar os alunos pela realização correta das tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️

558Q322967 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).

O processo de socialização compreende a difusão do conhecimento tácito por meio do compartilhamento de experiências.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q328616 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.