Início Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias do Ensino e da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q327687 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemA zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente, ✂️ a) a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos. ✂️ b) a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar. ✂️ c) um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural. ✂️ d) o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos. ✂️ e) o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q323165 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIJacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO: ✂️ a) aprender a conhecer; ✂️ b) aprender a fazer; ✂️ c) aprender a viver individualmente; ✂️ d) aprender a ser. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q324214 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções: ✂️ a) behaviorismo e psicanálise. ✂️ b) psicometria e psicologia histórico-cultural. ✂️ c) pragmatismo e psicometria. ✂️ d) pragmatismo e cognitivismo. ✂️ e) cognitivismo e psicometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q321966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESPPaulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar: ✂️ a) atualmente, existe um consenso entre os estudiosos da educação de que, no ensino superior, os docentes devem dar prioridade às tendências que mais se ajustam às necessidades do mercado de trabalho, de modo especial as que levam em conta os critérios econômicos. ✂️ b) tanto os educadores do ensino superior quanto os da educação básica devem conhecê-las, identificar os pressupostos que as diferenciam, seja para negá-las seja para utilizar os seus pontos positivos como base para construir, com coerência e propriedade, uma linha pedagógica própria. ✂️ c) quanto às suas manifestações, as tendências pedagógicas somente podem ser classificadas porque partem de pressupostos muito diversos, formando um leque de teorias extremamente variadas e totalmente irreconciliáveis. Logo, toda tentativa de combiná-las levará o educador ao fracasso. ✂️ d) após a LDB n.º 9.394/96, ideias com perspectivas interacionistas, como as de Piaget, Vygotsky e Wallon foram muito difundidas entre os educadores brasileiros, contudo não são adequadas ao Ensino Superior, pois tratam especificamente de crianças e adolescentes e não dizem respeito a adultos. ✂️ e) o ensino denominado tradicional, caracterizado por transmitir conhecimentos a serem memorizados e depois repetidos ao professor, por meio de provas e testes, foi praticamente abolido do Ensino Superior, que hoje dá preferência a propostas centradas nos interesses dos(as) educandos(as). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q329049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAssinale a alternativa correta. Para Paulo Freire: ✂️ a) O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado. ✂️ b) O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação. ✂️ c) O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor. ✂️ d) A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q327688 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta. ✂️ a) Para o desenvolvimento eficaz da competência leitora, é importante que os textos não sejam adaptados, embora possam ser preferencialmente textos não originais. ✂️ b) Os gêneros textuais devem ser considerados em função de determinados projetos de trabalho, para que a competência leitora seja desenvolvida. ✂️ c) Os contos de fadas sempre tiveram as mesmas características e objetivos ao longo da história da literatura. ✂️ d) O professor deve utilizar textos diversos, inclusive fragmentos, bem como adequar os assuntos à faixa etária do alunado. ✂️ e) Trabalhar com uma menor diversidade de gênero faz o aluno desenvolver melhor as habilidades de leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q322164 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para ✂️ a) se integrar. ✂️ b) criar. ✂️ c) agir autonomamente. ✂️ d) se adaptar de maneira crítica. ✂️ e) superar condicionamentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q321186 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil. “Clara é professora da turma de crianças de 5 anos, na Educação Infantil. Em sua reunião com a coordenadora, a professora disse estar preocupada, pois muitos de seus alunos estavam criando histórias onde objetos (como lápis, caderno...) ganhavam voz, acontecimentos... A coordenadora lhe explicou que, de acordo com Piaget...” A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é: ✂️ a) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é um sintoma de uma patologia infantil e merece atenção; ✂️ b) o animismo (dar características humanas a objetos) não é uma característica comum às crianças na educação infantil e o caso merece atenção; ✂️ c) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase sensório-motora, anterior ao estágio daqueles alunos; ✂️ d) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase pré-operatória (2 a 7 anos); ✂️ e) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase operatório-concreta, posterior ao estágio daqueles alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q319615 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCCSó aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas. Para Paulo Freire, ensinar ✂️ a) é levar o aluno a compreender que todos os conhecimentos são resultados das nossas experiências de vida. ✂️ b) é transferir o conhecimento de forma ativa e dinâmica para o aluno que, assim, pode memorizá-lo. ✂️ c) exige uma metodologia adequada que leve o aluno a usar a razão para elaborar o seu conhecimento. ✂️ d) é estimular um pensar certo, um raciocinar a partir dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade. ✂️ e) não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q323309 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q321849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem“Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire) Numa perspectiva progressista, ensinar é: ✂️ a) criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ✂️ b) repassar os conhecimentos produzidos universalmente pela humanidade. ✂️ c) transmitir valores e atitudes humanistas necessárias à sociedade. ✂️ d) construir alternativas metodológicas para adaptar e socializar os alunos. ✂️ e) conhecer os alunos para poder encaminhá-los ao mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q328623 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O behaviorismo busca a construção de uma psicologia científica em que se garanta a objetividade das ciências da natureza. Quando aplicado à educação, o behaviorismo ✂️ a) afirma que o papel da escola é perpetuar os comportamentos da sociedade. ✂️ b) define aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência. ✂️ c) sustenta que somente as habilidades de menor complexidade podem ser apreendidas por meio do condicionamento. ✂️ d) entende o comportamento humano como fruto de reações subjetivas a estímulos comuns. ✂️ e) valoriza o inconsciente como fonte e estímulo para a aprendizagem significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q328458 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 6 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q319807 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento. Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir. Os rabiscos das crianças nada significam à evolução de sua escrita. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q323081 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula, Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de partida para o trabalho. Após essa definição, o próximo passo na efetivação dessa prática é ✂️ a) propor discussões sobre as contribuições e a integração dos dados obtidos. ✂️ b) determinar os conhecimentos necessários e as áreas do conhecimento a ser consideradas. ✂️ c) ratificar, ou não, as respostas oferecidas ao problema levantado. ✂️ d) flexibilizar o currículo e articulá-lo ao projeto pedagógico da escola. ✂️ e) avaliar as intervenções e aprendizagens implementadas no desenvolvimento do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q325707 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPerlin delineia três tipos de ouvintismo. Não é um deles: ✂️ a) Ouvintismo tradicional. ✂️ b) Ouvintismo natural. ✂️ c) Ouvintismo crítico. ✂️ d) Ouvintismo moderno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q324261 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ RO, FGVPaulo Freire, em ?Pedagogia do Oprimido?, afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor: ✂️ a) um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico; ✂️ b) uma capacitação voltada para a motivação para aprender; ✂️ c) um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial; ✂️ d) uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral; ✂️ e) uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q328632 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q321960 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se ✂️ a) interação. ✂️ b) aprendizagem. ✂️ c) mutação. ✂️ d) evolução. ✂️ e) maturação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q327687 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da AprendizagemA zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente, ✂️ a) a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos. ✂️ b) a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar. ✂️ c) um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural. ✂️ d) o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos. ✂️ e) o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q323165 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIJacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO: ✂️ a) aprender a conhecer; ✂️ b) aprender a fazer; ✂️ c) aprender a viver individualmente; ✂️ d) aprender a ser. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q324214 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções: ✂️ a) behaviorismo e psicanálise. ✂️ b) psicometria e psicologia histórico-cultural. ✂️ c) pragmatismo e psicometria. ✂️ d) pragmatismo e cognitivismo. ✂️ e) cognitivismo e psicometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q321966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESPPaulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar: ✂️ a) atualmente, existe um consenso entre os estudiosos da educação de que, no ensino superior, os docentes devem dar prioridade às tendências que mais se ajustam às necessidades do mercado de trabalho, de modo especial as que levam em conta os critérios econômicos. ✂️ b) tanto os educadores do ensino superior quanto os da educação básica devem conhecê-las, identificar os pressupostos que as diferenciam, seja para negá-las seja para utilizar os seus pontos positivos como base para construir, com coerência e propriedade, uma linha pedagógica própria. ✂️ c) quanto às suas manifestações, as tendências pedagógicas somente podem ser classificadas porque partem de pressupostos muito diversos, formando um leque de teorias extremamente variadas e totalmente irreconciliáveis. Logo, toda tentativa de combiná-las levará o educador ao fracasso. ✂️ d) após a LDB n.º 9.394/96, ideias com perspectivas interacionistas, como as de Piaget, Vygotsky e Wallon foram muito difundidas entre os educadores brasileiros, contudo não são adequadas ao Ensino Superior, pois tratam especificamente de crianças e adolescentes e não dizem respeito a adultos. ✂️ e) o ensino denominado tradicional, caracterizado por transmitir conhecimentos a serem memorizados e depois repetidos ao professor, por meio de provas e testes, foi praticamente abolido do Ensino Superior, que hoje dá preferência a propostas centradas nos interesses dos(as) educandos(as). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q329049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAssinale a alternativa correta. Para Paulo Freire: ✂️ a) O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado. ✂️ b) O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação. ✂️ c) O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor. ✂️ d) A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q327688 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta. ✂️ a) Para o desenvolvimento eficaz da competência leitora, é importante que os textos não sejam adaptados, embora possam ser preferencialmente textos não originais. ✂️ b) Os gêneros textuais devem ser considerados em função de determinados projetos de trabalho, para que a competência leitora seja desenvolvida. ✂️ c) Os contos de fadas sempre tiveram as mesmas características e objetivos ao longo da história da literatura. ✂️ d) O professor deve utilizar textos diversos, inclusive fragmentos, bem como adequar os assuntos à faixa etária do alunado. ✂️ e) Trabalhar com uma menor diversidade de gênero faz o aluno desenvolver melhor as habilidades de leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q322164 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para ✂️ a) se integrar. ✂️ b) criar. ✂️ c) agir autonomamente. ✂️ d) se adaptar de maneira crítica. ✂️ e) superar condicionamentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q321186 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil. “Clara é professora da turma de crianças de 5 anos, na Educação Infantil. Em sua reunião com a coordenadora, a professora disse estar preocupada, pois muitos de seus alunos estavam criando histórias onde objetos (como lápis, caderno...) ganhavam voz, acontecimentos... A coordenadora lhe explicou que, de acordo com Piaget...” A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é: ✂️ a) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é um sintoma de uma patologia infantil e merece atenção; ✂️ b) o animismo (dar características humanas a objetos) não é uma característica comum às crianças na educação infantil e o caso merece atenção; ✂️ c) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase sensório-motora, anterior ao estágio daqueles alunos; ✂️ d) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase pré-operatória (2 a 7 anos); ✂️ e) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase operatório-concreta, posterior ao estágio daqueles alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q319615 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCCSó aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas. Para Paulo Freire, ensinar ✂️ a) é levar o aluno a compreender que todos os conhecimentos são resultados das nossas experiências de vida. ✂️ b) é transferir o conhecimento de forma ativa e dinâmica para o aluno que, assim, pode memorizá-lo. ✂️ c) exige uma metodologia adequada que leve o aluno a usar a razão para elaborar o seu conhecimento. ✂️ d) é estimular um pensar certo, um raciocinar a partir dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade. ✂️ e) não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q323309 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q321849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem“Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire) Numa perspectiva progressista, ensinar é: ✂️ a) criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ✂️ b) repassar os conhecimentos produzidos universalmente pela humanidade. ✂️ c) transmitir valores e atitudes humanistas necessárias à sociedade. ✂️ d) construir alternativas metodológicas para adaptar e socializar os alunos. ✂️ e) conhecer os alunos para poder encaminhá-los ao mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q328623 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O behaviorismo busca a construção de uma psicologia científica em que se garanta a objetividade das ciências da natureza. Quando aplicado à educação, o behaviorismo ✂️ a) afirma que o papel da escola é perpetuar os comportamentos da sociedade. ✂️ b) define aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência. ✂️ c) sustenta que somente as habilidades de menor complexidade podem ser apreendidas por meio do condicionamento. ✂️ d) entende o comportamento humano como fruto de reações subjetivas a estímulos comuns. ✂️ e) valoriza o inconsciente como fonte e estímulo para a aprendizagem significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q328458 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 6 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q319807 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento. Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir. Os rabiscos das crianças nada significam à evolução de sua escrita. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q323081 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula, Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de partida para o trabalho. Após essa definição, o próximo passo na efetivação dessa prática é ✂️ a) propor discussões sobre as contribuições e a integração dos dados obtidos. ✂️ b) determinar os conhecimentos necessários e as áreas do conhecimento a ser consideradas. ✂️ c) ratificar, ou não, as respostas oferecidas ao problema levantado. ✂️ d) flexibilizar o currículo e articulá-lo ao projeto pedagógico da escola. ✂️ e) avaliar as intervenções e aprendizagens implementadas no desenvolvimento do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q325707 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPerlin delineia três tipos de ouvintismo. Não é um deles: ✂️ a) Ouvintismo tradicional. ✂️ b) Ouvintismo natural. ✂️ c) Ouvintismo crítico. ✂️ d) Ouvintismo moderno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q324261 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ RO, FGVPaulo Freire, em ?Pedagogia do Oprimido?, afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor: ✂️ a) um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico; ✂️ b) uma capacitação voltada para a motivação para aprender; ✂️ c) um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial; ✂️ d) uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral; ✂️ e) uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q328632 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q321960 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se ✂️ a) interação. ✂️ b) aprendizagem. ✂️ c) mutação. ✂️ d) evolução. ✂️ e) maturação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro