Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q327687 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q323165 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q324214 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q321966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q329049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q327688 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q321186 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil.

“Clara é professora da turma de crianças de 5 anos, na Educação Infantil. Em sua reunião com a coordenadora, a professora disse estar preocupada, pois muitos de seus alunos estavam criando histórias onde objetos (como lápis, caderno...) ganhavam voz, acontecimentos... A coordenadora lhe explicou que, de acordo com Piaget...”

A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q319615 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas.

 Para Paulo Freire, ensinar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q323309 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes.

São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q321849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

“Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire)

Numa perspectiva progressista, ensinar é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q328623 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O behaviorismo busca a construção de uma psicologia científica em que se garanta a objetividade das ciências da natureza. Quando aplicado à educação, o behaviorismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q319807 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

Os rabiscos das crianças nada significam à evolução de sua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q323081 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula, Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de partida para o trabalho. Após essa definição, o próximo passo na efetivação dessa prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q324261 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Paulo Freire, em ?Pedagogia do Oprimido?, afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q328632 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.