Início

Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q322750 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q327450 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:

1) coerência

2) compromisso

3) desapego e espera

4) humildade e respeito

Está(ão) correto(s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q320223 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Na teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q320520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q322429 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas:

1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade.

2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade.

3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências.

4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q325935 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Sobre Orientação Profissional, são feitas as afirmativas abaixo.

I Seu processo não atende ao imediatismo comum entre as pessoas que desejam ajuda para escolher uma profissão.

II É um importante momento de autoconhecimento.

III O profissional auxilia que o orientando foque sua atenção para aspectos relevantes da escolha, que por vezes escapam de sua avaliação solitária.

IV A decisão sobre a escolha profissional deve recair nas sugestões do orientador, com base na expectativa da família.

Das afirmativas acima, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q327139 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q319360 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q322560 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q322898 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em psicologia. Elas foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos e indivíduos em diferentes culturas e faixas etárias. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q324809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Nos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q322523 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

Na fase silábica, a criança observa os sons das palavras e começa a colocar uma letra, ou tentativas de letras, para cada som que ouve.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q320515 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Transversalidade em educação é uma forma de organizar o trabalho didático, na qual alguns temas são integrados às áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. Com base nessa forma de organização do trabalho didático, foram estabelecidos os denominados Temas Transversais que devem ser desenvolvidos no currículo escolar brasileiro. Tendo como referência esses Temas Transversais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q326847 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q324218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q322003 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Para Paulo Freire, o diálogo é uma exigência existencial, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q325380 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q321770 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.