Questões de Concursos Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

Resolva questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1004554 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Leia o excerto abaixo:

A obra Atividade social nas aulas de língua estrangeira (2009) de LIBERALI aborda como as atividades sociais nas aulas de língua estrangeira podem ser pensadas como práticas que vão além do ensino técnico da língua, promovendo a interação e a transformação do aprendiz. Baseada na teoria de _________, a autora propõe que a aprendizagem ocorre por meio de interação social e da mediação, destacando que o aprendizado não é individual, mas sim uma construção coletiva. A linguagem, nesse contexto, assume um papel central como mediadora de experiências.

Complete a lacuna corretamente e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q882187 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas dos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento). Nesse campo, é fundamental compreender as teorias do desenvolvimento e os principais estudiosos que contribuíram para sua pesquisa, compreensão e avanço. São consideradas teorias do desenvolvimento e seus respectivos estudiosos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q899339 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O desenho traz para as crianças grandes benefícios, ele não só é de fundamental importância para sua capacidade criativa como ajuda no seu desenvolvimento _____________ e ______________, interfere positivamente na sua aprendizagem, no seu processo social, colaborando ainda para que a criança tenha uma boa saúde mental. As lacunas são preenchidas corretamente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q899340 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem são distúrbios diferentes que comprometem a capacidade de aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

I. Dificuldade de aprendizagem refere-se a uma defasagem da capacidade de aquisição de uma ou mais competências e/ou compreensão aquém do esperado à época de seu desenvolvimento, considerando sua faixa etária, os estímulos recebidos e suas condições cognitivas.
II. Dificuldade de aprendizagem é um termo amplo, envolvendo todos os problemas apresentados no processo de aprender, sejam de origem endógena (condições orgânicas ou psicológicas) ou exógena (relacionadas à escola, ambiente, família).
III. Transtornos possuem um significado mais restrito, envolvendo uma disfunção específica, geralmente neurológica e/ou neuropsicológica.
IV. Os transtornos da aprendizagem decorrem de condições orgânicas ou cognitivas específicas, ainda que possam ser agravadas por condições ambientais (como a falta de diagnóstico e/ou acompanhamento adequado), e afetam o desenvolvimento de habilidades específicas tais como a aquisição da linguagem ou de habilidades matemáticas, mesmo sendo oferecidas as condições adequadas de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q900620 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

São dois grupos de mediação que ajudam a explicar os processos de aprendizagem e mudança.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q899341 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A palavra “dislexia” vem do grego e significa “dificuldade com as palavras”. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as dificuldades encontradas nesse transtorno.

I. Dificuldade de leitura: leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço; a criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
II. Dificuldade de compreensão: pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
III. Dificuldade de ortografia: sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
IV. Dificuldade de escrita: podendo ser identificados raros erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização adequada de parágrafos; expressão escrita das ideias com clareza.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q900621 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a principal diferença entre a mediação individual e a mediação social no processo de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q891152 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

A concepção comportamentalista, também denominada behaviorismo, desenvolvida por Skinner, está nos pressupostos da orientação ______________ de educação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q882198 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações que envolvem desde o nascimento, a criança irá gradativamente ampliar suas formas de lidar com o mundo e construir significados para as suas ações e experiências que vivem. Nesse contexto, a psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. Esse campo do saber também permite a compreensão das diferentes explicações para o processo de aprendizagem. À luz da psicologia da aprendizagem, o processo de aprendizagem pode ser sintetizado a partir das seguintes vertentes psicológicas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q901410 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião pedagógica, a professora relatou que adota os componentes da concepção ambientalista do autor Skinner na sua prática docente. Em relação aos componentes do ambientalismo de Skinner na educação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) Os educadores podem moldar o comportamento dos alunos fornecendo instruções claras, feedbacks específicos e reforços adequados.
( ) O ambiente é mais importante do que a maturação biológica, como as fases de desenvolvimento cognitiva.
( ) A educação baseada nessa abordagem concentrase em comportamentos específicos como os processos mentais internos de um aluno.
( ) Na educação, os ambientes de aprendizagem facilitam o desenvolvimento de comportamentos desejáveis e promovem o sucesso acadêmico dos alunos.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q898600 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma discussão sobre metodologias de ensino, o professor de ensino infantil Pedro analisa como diferentes teorias de aprendizagem podem ser aplicadas na prática com as crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A teoria behaviorista de Skinner destaca aimportância da autonomia e a autoeducação do aluno.
(__)A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a construção passiva do conhecimento pela criança.
(__)A teoria sociocultural de Vygotsky destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
(__)A teoria humanista de aprendizagem valoriza o potencial humano para o crescimento pessoal e auto realização.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q911409 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Jean Ovide Decroly foi um importante médico e pedagogo belga, cujas ideias influenciaram a educação progressiva. Desenvolveu o Método Decroly, alinhado na ideia de que a aprendizagem deve estar baseada nas necessidades e interesses naturais das crianças. Enfatizou também a importância do ambiente e das vivências reais no processo educacional, favorecendo a união dasdisciplinas e o aprendizado ativo e atuante. Em relação às suas exposições pedagógicas, marque a alternativa correta sendo, V para verdadeiro e F para falso.

( ) Decroly propôs que a educação deve ser centrada na memorização e repetição de conteúdo para assegurar a aprendizagem eficaz.

( ) A abordagem de Decroly enfatiza a importância do ambiente natural e das experiências concretas na aprendizagem das crianças.

( ) De acordo com Decroly, o ensino deve ser fragmentado, com foco em disciplinas isoladas para melhor compreensão dos alunos.

( ) Decroly acreditava que a avaliação escolar deve ser baseada em testes padronizados para medir o progresso dos alunos.

( ) A metodologia de Decroly rejeita o uso de atividades lúdicas no processo educativo, considerando-as irrelevantes para a aprendizagem.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q894009 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo e afetivo, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita à mesma.
(Nunes e Silveira 2008, p. 82.)

Sobre o exposto e considerando as teorias aprendizagem, infere-se que a informação dada se refere ao pensamento da teoria de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q900413 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para a abordagem cognitivista

I. a educação é um processo de desequilíbrios e reequilíbrios, no qual o aluno aprende, por si mesmo, a conquistar o conhecimento.
II. o aluno observa, experimenta, compara e levanta hipóteses.
III. o estudante é visto como uma “tábula rasa” e o conhecimento é repassado do professor para o estudante.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q901950 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Perrenoud, as habilidades referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefas e de situações (1ª parte) e, por outro lado, tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles desenvolvemos também as competências dos alunos, o que só se pode realizar a partir da compreensão do conteúdo que explica aquele domínio (2ª parte). Assim, o autor vê as competências não como um caminho, mas como um efeito adaptativo do homem às suas condições de existência (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q882249 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No estudo do desenvolvimento humano temos algumas teorias que se destacam, entre elas, temos uma que através da sua perspectiva construtivista, o autor elaborou uma teoria que dividiu o desenvolvimento em uma série de etapas. Essas etapas são universais e todos os indivíduos passariam por elas em idades semelhantes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresente o nome do autor dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q882251 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual teoria do desenvolvimento humano enfatiza a importância das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q900689 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

As teorias de Estilos de Aprendizagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q990290 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As teorias e concepções são ferramentas importantes para os educadores compreenderem o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido, a teoria que considera a aprendizagem como um processo social e cultural, em que a interação com os outros e com o meio é fundamental para o desenvolvimento, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.