Questões de Concursos Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

Resolva questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q892831 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

No contexto das abordagens pedagógicas na educação, qual teoria enfatiza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento, destacando a importância do ambiente e das interações sociais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q907938 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

As teorias da aprendizagem são modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar como ocorrem os processos de ensino-aprendizagem no transcorrer da história da psicologia do desenvolvimento humano e da psicologia da educação, buscando dar respostas às perguntas e indagações surgidas nas instituições de ensino. As práticas pedagógicas se baseiam em modelos ou concepções teóricas que auxiliam o professor a melhor ensinar e preparar suas aulas, sendo que algumas teorias se desenvolvem em tempos simultâneos com perspectivas e direções diferentes. Considere as afirmativas a seguir sobre reflexões acerca das teorias da aprendizagem na contemporaneidade, de Vygotsky, Skinner e Piaget levando-se em conta o interesse por transformações no campo científico da psicologia da aprendizagem, na elaboração de suas teorias para uma melhor compreensão do desenvolvimento humano.


I. “No Behaviorismo, de __________ o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.”


II. “Segundo ______________, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.”


III. “Para _______________, a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento; portanto, a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa.”


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q901551 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considerando a importância da estrutura física escolar no desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos, avalie as proposições:

I. Uma estrutura física inadequada pode criar um quadro mental de abandono nos alunos.
II. O espaço escolar não influencia no desenvolvimento da capacidade moral do aluno.
III. Ambientes escolares com recursos estruturais escassos podem desestimular os alunos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q888242 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

Ivan Pavlov foi fisiologista e médico russo. Criou a Teoria dos Reflexos Condicionados e realizou um estudo sobre a relação do sistema nervoso com o sistema digestivo. Enquanto investigava o sistema digestivo dos cães, Pavlov dirigiu sua atenção para a reação dos animais ao alimento e notou que a boca do animal salivava não apenas quando ele recebia alimento, mas também quando via o alimento. A partir dos estudos de Pavlov, a psicologia da aprendizagem pôde encontrar novos caminhos para uma nova compreensão do comportamento humano. Sobre Pavlov e seus estudos, analisar os itens abaixo:


I. Uma das grandes contribuições de Ivan Pavlov é o condicionamento clássico, ou aprendizagem associativa. Consiste em gerar uma conexão entre um estímulo neutro, que antes da criação da associação é incapaz de gerar uma resposta concreta, e uma resposta reflexa automática.

II. Os estímulos são instâncias do comportamento, enquanto as respostas são eventos e ocorrências, frequentemente restritas a eventos físicos específicos.

III. Pavlov trabalhou com três questões centrais: a função dos nervos cardíacos, as glândulas digestivas primárias e o estudo dos reflexos condicionados, que lhe rendeu lugar de muito destaque na história da Psicologia.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q911540 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Assinale a alternativa FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q889525 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

O desenvolvimento da criança compreende uma série da aspectos perceptíveis por meio dos vários sentidos humanos. Dessa forma, qual dos sentidos a seguir constitui o elemento vital dentro do desenvolvimento físico da própria autoimagem da criança, sendo algo que já se encontra presente desde a vida intrauterina?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q897466 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Das diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano, qual dos autores abaixo destaca o papel da cultura no processo de constituição das funções psíquicas superiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q904122 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do cenário pedagógico várias teorias de aprendizagem e desenvolvimento têm influenciado práticas educacionais. Aponte a alternativa que apresenta conteúdo INCORRETO sobre essas teorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q905146 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o desenvolvimento cognitivo, analise as assertivas a seguir e identifique a alternativa CORRETA.

I. O desenvolvimento cognitivo refere-se apenas à aquisição de habilidades matemáticas e científicas, sem considerar outras áreas do conhecimento.

II. O desenvolvimento cognitivo é o processo pelo qual as habilidades mentais e o pensamento se transformam e amadurecem ao longo da vida, influenciados por fatores genéticos e ambientais.

III. O desenvolvimento cognitivo é exclusivamente um fenômeno da infância e não se modifica após a adolescência, uma vez que as capacidades mentais se estabilizam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q911546 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a parceria Psicopedagogo e família, analise os itens a seguir e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q911547 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Considerando os estudos e contribuições de Alícia Fenàndez sobre problema de aprendizagem e fracasso escolar, julgue assilando V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )A autora não acredita que o problema de aprendizagem que afeta o sujeito sintomatiza e surge na trama vincular de seu grupo familiar, podendo ser mantido pela instituição escolar.

( )A vontade de saber paradoxalmente tramita no indivíduo com a vontade de não saber, esse jogo e suas articulações originam nós e travas psicoemocionais, bloqueando a dinamicidade da busca do conhecimento.

( )Compreende essa como um bloqueio que afeta o sujeito e a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, desejo, organismo e corpo, resultando num aprisionamento da inteligência e da corporeidade do indivíduo e afetando sua estrutura simbólica inconsciente.

( )Caberá ao psicopedagogo investigar qual é a posição da criança diante dos segredos familiares, frente ao não-dito, frente ao imaginário e ao real, uma vez que é a impossibilidade de simbolizar queprovoca a fratura na aprendizagem ou o sintoma do não-aprender ou das dificuldades em aprender.

( )Aponta que, para analisar as perturbações do aprendizado não devemos focar somente nas dificuldades apresentadas, tampouco simplificar todo transtorno reduzindo-o a razões afetivas ou à dinâmica familiar.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q900030 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à Teoria da Aprendizagem de Skinner, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_) A teoria de Skinner enfatiza a importância da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida
(_) Segundo Skinner, os estímulos que reforçam o processo de aprendizagem são mais importantes que os estímulos iniciais
(_) Skinner acredita que a memorização é irrisória no processo de aprendizagem, pois é necessário entender e não decorar

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q904127 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No estudo do desenvolvimento infantil, os aspectos cognitivos e psicomotores desempenham papéis cruciais. Sobre essa abordagem, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q890825 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Estudantes que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou nas estereotipias motoras são compreendidos como alunos com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q893643 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios diferentes da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação, é preciso que exercitem o autogoverno. Assim, poderão usufruir de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções. Todo esse processo resulta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q869338 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As teorias da aprendizagem são princípios, conceitos e pressupostos elaborados para explicar o processo de aprender. Uma delas enfatiza o papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, defendendo que a aprendizagem é um processo interno, no qual os indivíduos atribuem significado às suas experiências por meio de interações, reflexões e assimilação de novas informações em seus esquemas cognitivos existentes. Nessa abordagem, o desenvolvimento da inteligência ocorre de forma gradual, através de estágios ou períodos, marcados pelo surgimento de novas formas de organização do pensamento. Essa concepção está associada à teoria conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q899808 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

À luz da teoria construtivista, uma abordagem apropriada para atender ao objetivo de orientar as crianças a desenvolver a capacidade de quantificar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q899809 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Um clássico do pensamento pedagógico da educação infantil, cujos ensinamentos extrapolaram o seu tempo e são sentidos na atualidade é Frederich Froebel. Para este pedagogo alemão, havia um instrumento principal capaz de realizar, junto com os brinquedos, o autoconhecimento com liberdade, através do exercício da exteriorização e interiorização da essência divina presente e cada criança. O referido instrumento principal, sob o ponto de vista froebeliano é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q898018 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Sandra é uma professora de educação infantil que utiliza a Teoria da Atividade para planejar suas aulas. Durante a atividade, Sandra observa e interage com as crianças, ajudando-as a refletir sobre suas ações e a compreender melhor os conceitos envolvidos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A Teoria da Atividade considera a atividade humana como central para o desenvolvimento do psiquismo.
2.(_) Segundo a Teoria da Atividade, a consciência é formada independentemente das relações sociais.
3.(_) A necessidade é um componente estrutural da atividade, segundo Leontiev.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.