Questões de Concursos Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

Resolva questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q899810 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Do ponto de vista da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), o currículo é sempre relacionado ao conteúdo do ensino e diz respeito ao conjunto de atividades desenvolvidas na escola. Não quaisquer atividades, mas aquelas que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q899812 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Segundo Silva (2012, p. 95) o verbete “pedagogia da infância” remete aos “princípios baseados na teoria construtivista que, portanto, se assemelham ao discurso contido nos projetos pedagógicos das instituições e nos documentos oficiais” da educação brasileira. Sob o ponto de vista da “pedagogia da infância”, a educação infantil é vista como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q900068 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla é uma parte essencial do processo de aprendizagem na educação infantil, permitindo que as crianças realizem atividades que exigem precisão e controle motor. Assim, avalie as proposições:

I. A coordenação motora fina envolve movimentos amplos e grandes, como correr e pular.
II. A coordenação motora ampla é desenvolvida através de atividades que exigem precisão, como desenhar eescrever.
III. O desenvolvimento da coordenação motora é fundamental para a realização de atividades diárias e escolares.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q991981 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A Psicologia da Educação se dedica ao estudo do processo de aprendizagem e desenvolvimento humano no contexto educacional, explorando diversas concepções e teorias que contribuem para compreender como os indivíduos aprendem e se desenvolvem. Nesse contexto, a teoria que destaca as fases do desenvolvimento psicossexual, enfatizando a importância das experiências infantis na formação da personalidade é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q881646 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a socialização da criança, analise as assertivas a seguir:

I. Podemos afirmar que a Educação Infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. Desta forma, o que realmente importa é acumular dados, acrescentar fatos, conteúdos, reunir quantidades externas e transferir para as bases cognitivas internas das crianças todas as informações possíveis.
II. A socialização na Educação Infantil é uma das habilidades aperfeiçoadas durante o desenvolvimento cognitivo da criança e representa uma parte muito importante para a formação e o amadurecimento psicológico das crianças.
III. A socialização torna possível à criança a compreensão do mundo, por meio das experiências vividas, ocorrendo paulatinamente a necessária interiorização das regras afirmadas pela sociedade. Nesse início de vida a família e a escola serão os mediadores primordiais, apresentando e significando o mundo social.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q901617 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com base na teoria de aprendizagem construtivista, qual a alternativa CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q889590 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Para dimensionar o desenvolvimento cognitivo, é possível observar algumas características que são prevalentes em diferentes faixas etárias. Especificamente, são características do desenvolvimento cognitivo da faixa etária de 7 a 12 anos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q903674 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A grande discussão hoje existente nos meios universitários e de educação continuada é se a pedagogia é uma forma adequada para o ensino e aprendizagem de adultos ou se a andragogia, uma abordagem que considera a postura crítica e a necessidade da experimentação, seria capaz de trazer resultados melhores para esse grupo particular de aprendizes. Nosso entendimento é de que existe um contínuo, no qual a pedagogia, também conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma extremidade, enquanto a andragogia (aprendizagem facilitada) encontra-se em outra. De modo a se ter eficácia e eficiência no processo de aprendizagem, é necessário que professores e organizações educacionais sejam capazes de se mover ao longo desse intervalo e encontrar a combinação correta entre as duas abordagens. (De Aquino, 2007, p. 13.)
Considerando as diferenças sobre a pedagogia e andragogia, no que tange à aprendizagem, pode-se afirmar que na androgogia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q890363 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem são estruturas conceituais que descrevem como o processo de aquisição de conhecimento ocorre, oferecendo insights sobre como os alunos assimilam informações, desenvolvem habilidades e constroem compreensão. Dessa forma, compreendê-las é fundamental para adaptar estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e objetivos educacionais. Assim, em uma escola que valoriza abordagens pedagógicas diversificadas e busca promover uma educação mais eficaz é fundamental que os professores estudem as teorias de aprendizagem mais influentes e reflitam sobre como aplicá-las em sala de aula. Analise as afirmativas a seguir relacionadas às teorias de aprendizagem.

I. Argumenta que os alunos constroem ativamente o conhecimento por meio de sua interação com o ambiente. Ele enfatiza a construção de significados pessoais, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

II. No cerne dessa abordagem, encontra-se a valorização do conteúdo, não apenas como matéria a ser assimilada, mas como peça fundamental que deve fazer sentido e ser relevante no contexto da experiência do aprendiz.

III. A mediação desempenha um papel central, à medida que o docente atua como um facilitador que fornece suporte e orientação adequados, conduzindo os alunos na direção do conhecimento e das habilidades mais avançadas.

IV. Esta teoria oferece uma perspectiva que considera a influência direta do ambiente na aprendizagem, enfatizando a importância do condicionamento e da gestão de estímulos para moldar o comportamento dos aprendizes.

As definições apresentadas anteriormente dizem respeito, respectivamente, as teorias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q890364 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

O projeto Piagetiano de elaboração de uma epistemologia baseada nas ciências positivas foi viabilizado em 1955 com a inauguração do Centro Internacional de Epistemologia Genética, fundado pelo próprio Piaget, com subsídios da fundação Rockefeller. Nessa mesma época, Piaget desenvolveu pesquisas sobre a lógica do pensamento infantil, no laboratório de Genebra, onde foi professor de história do pensamento científico e diretor assistente. Mais tarde, atuou como codiretor do instituto Jean-Jacques Rousseau e diretor do Departamento Internacional da Educação da mesma instituição. É sabido que sua obra não se esgota nestes feitos. Piaget é dono de uma obra considerável e nos deixou uma produção considerável, tanto em quantidade quanto em qualidade. A obra Piagetiana, comprometida fundamentalmente com a explicitação do desenvolvimento do pensamento nos ensina, dentre outros fatores, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q889597 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Cada etapa da vida do indivíduo é marcada por diferentes transformações em relação ao desenvolvimento das habilidades motoras. Uma dessas fases apresenta os movimentos como resultados dos estímulos visuais, auditivos e táteis, que ocorrem involuntariamente. Esses movimentos aliados às atividades neurológicas possibilitam que a criança perceba seu corpo e o ambiente que está inserida. Como é denominada essa fase?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q911359 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teórico enfatiza que o desenvolvimento da criança ocorre em estágios sequenciais e universais, sendo influenciado pela interação com o ambiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q994506 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Após a intervenção de alguém, que vai lhe explicar que se trata de um cavalo, a criança começará a diferenciá-los, construindo um novo esquema (conceito). Ela terá dois conceitos diferentes: um para cachorro e outro para cavalo, podendo diferenciá-los. É quando ocorre a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q994537 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A formação identitária do indivíduo é um benefício de longo prazo, porque coloca o estudante como protagonista de suas ações, responsabilizando-o pela manutenção do respeito à dignidade humana e a busca por igualdade. Isso é alcançado quando é trabalhado de maneira plena o pilar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q994544 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.

Todo professor precisa deixar de lado a preocupação da sociedade em geral e tentar mudar a concepção das avaliações tradicionais. Precisa ter coragem para mudar e inovar, pois os alunos de hoje são diferentes dos alunos de ontem. O professor precisa constatar as dificuldades dos alunos e elaborar planos de melhoria de aprendizagem (PERRENOUD, 1999).

Considerando esse contexto, quando o professor analisa nos alunos suas dificuldades e elabora planos que corrijam um possível desvio, afim de redirecioná-lo para a solução do problema na aprendizagem, ou seja, busca informação, analisa e projeta um plano de ação para corrigir o problema da aprendizagem, podemos afirmar que essa avaliação é do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q57198 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis. 
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q57199 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q57200 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q57201 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q57202 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Nessa concepção teórica, a aprendizagem eficiente está condicionada à robustez do estímulo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.