Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

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11 Q945132 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Mateus 5:3-6, Bíblia Sagrada, versão Almeida Revista e Atualizada.

TEXTO 2
Vós sois o sal da terra; ora,se o sal vier a serinsípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.
Mateus 5:13,14, Bíblia Sagrada, versão Almeida Revista e Atualizada.

Considerando a relação entre os dois textos, no que se refere à dimensão pública do fenômeno religioso, avalie as afirmações a seguir.
I. Os textos apresentam duas perspectivas, do cuidado para com os fracos e da responsabilidade ético-social a partir da compreensão do sagrado.
II. Os textos possuem uma percepção escatológica, que apontam para uma realidade futura sem implicações sociais no presente.
III. Os textos pertencem a perícopes diferentes, de contextos distintos, onde a interpretação pública da fé é uma dimensão do texto 1.
IV. As ações de cuidado para com as pessoas em situação de fragilidade social são consideradas como uma dimensão da fé.

É correto apenas o que se afirma em

12 Q899863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No contexto das atitudes filosóficas, uma das características centrais é a capacidade de questionar crenças estabelecidas e buscar uma compreensão mais profunda da realidade. Considerando essa perspectiva, analise as seguintes afirmações sobre atitudes filosóficas:


I. A atitude filosófica se baseia na aceitação inquestionável de tradições e dogmas.


II. A curiosidade intelectual é uma manifestação da atitude filosófica, impulsionando a busca por novos conhecimentos.


III. O ceticismo é fundamental para a prática filosófica, pois permite a análise crítica das ideias.


IV. A reflexão autônoma e a argumentação racional são essenciais para o desenvolvimento de uma atitude filosófica.


Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:

13 Q945133 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Os termos Novas Expressões e Movimentos Religiosos (NMR) começaram a ser utilizados nos anos 1970, a fim de evitar as conotações teológicas e normativas dos termos “seita” e “culto”. A designação cobre uma ampla gama de movimentos religiosos cuja maioria surgiu nos anos 1950 e 1960. Entre estes, encontra-se um certo número de movimentos cuja visibilidade é relativamente forte, como a Igreja da Cientologia e outras. Foi apenas quando os pesquisadores começaram a analisar de modo mais preciso as dimensões pragmática e descritiva da noção de NMR que surgiram dúvidas quanto ao caráter efetivamente “novo” dos fenômenos observados.
Embora a maior parte das religiões se interesse sobretudo pelas verdades eternas e atemporais, fato é que elas não são estáticas. A mudança é inerente a todas as religiões. A importância que grande número delas atribui à tradição e à continuidade de seus valores, crenças e mitos fundamentais não exclui reinterpretações e elaborações internas ou adaptações às condições externas em mudança. Nesse sentido, as religiões estão sempre em movimento.
O termo “movimento religioso” faz referência a dois aspectos diferentes da mudança no interior das religiões. De um lado, ele designa correntes particulares de ideias, sentimentos e práticas que, num dado momento, atravessam as confissões. Por outro lado, os movimentos religiosos podem dar origem a organizações particulares que tentam introduzir mudanças no interior das religiões estabelecidas, ou criar novas religiões.
BECKFORD, J. A. Novos movimentos religiosos. PLURAL: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 26, ano 2, ago./dez., 2019, pp. 326-339 (adaptado).

De acordo com o texto, as novas tendências de Expressões e Movimentos Religiosos

14 Q945135 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

O tema do pluralismo religioso, com suas várias facetas nas sociedades modernas, altera significativamente as configurações religiosas. Três conceitos oriundos dos estudos migratórios são muito úteis para examinar o fenômeno do pluralismo religioso: fronteira (não mais geográfica mas formas da pessoa inserir-se no mundo e nas suas relações com os outros), identidade religiosa (multiplicidade de identidades: não só religiosas,mastambémsimbólicas, profissionais, étnicas) e errância (pessoas que vivem na fronteira em busca de um território para se fixar. Têm consciência de que estão em saída, mesmo sem saber para onde ir e onde estabelecer-se).
COUTINHO, S. R.; SANCHES, J. W. L. O pluralismo religioso e as religiões em movimento. Revista de Cultura Teológica, 2021.

Considerando a abordagem realizada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os estudos migratórios demonstram que a globalização vem alterando profundamente as fronteiras, diminuindo as barreiras quanto à entrada de imigrantes na maioria dos países, estes ao saírem de seus locais de origem encontram abrigo e proteção, reafirmando suas identidades através do pluralismo religioso.
II. Os estudos migratórios tem constatado que as identidades religiosas sinalizam para as concepções absolutas e heterogêneas da sociedade contemporânea e oferecem a solução de problemas de ordem de intolerância, preconceito e discriminação religiosa.
III. O tema de estudo da fronteira perpassa a movimentação das pessoas que se deslocam pelos espaços e, procuram ultrapassar os limites fronteiriços demorando a fixar residência, aspecto que demostra a errância.
IV. O estudo sobre as fronteiras entre as religiões e, por conseguinte, sobre identidade religiosa e errância religiosa, traz contribuições importantes e fundamentais para o conhecimento do fenômeno do pluralismo religioso e as relações entre as religiões nos dias atuais.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q899491 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Os jesuítas permaneceram no Brasil como mentores da educação escolar por um período de 210 anos. Estruturados como uma organização moderna para o seu tempo, conquistaram efetivação na catequese e na educação no período colonial. A respeito deste aspecto da ação missionária, analisar os itens.

I. Os missionários viviam em uma ambivalência: eram sujeitos da Igreja e funcionários do Estado; colonizadores e evangelizadores; e viviam divididos entre os interesses religiosos e os interesses do poder.

II. A prática pedagógica adotada remetia à escolástica medieval, configurando-se como Pedagogia tradicional que, na sua vertente religiosa, tornava a educação um sinônimo de catequese e evangelização.

III. Os jesuítas foram indubitavelmente os maiores artífices deste equilíbrio e, para conservá-lo, eles imprimiram na Igreja um movimento progressivo que tende a dar certas satisfações às exigências da ciência e da filosofia.


Está CORRETO o que se afirma:

16 Q899858 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As crenças e mitologias desempenham um papel essencial na formação de valores e comportamentos nas sociedades. Analise as alternativas a seguir e identifique a que melhor reflete a relação entre mitologia, moralidade e a identidade cultural de um povo.

17 Q945114 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Para que seja possível desenvolver um novo paradigma em teologia faz-se necessário abordar a história do divórcio entre teologia e espiritualidade, tendo em vista a necessidade de integração entre essas realidades. A dinâmica da teologia é cada vez mais interpelada a ter a espiritualidade como lugar privilegiado (metodológico), a lhe dar plausibilidade histórica e, assim, tornar a teologia instrumento adequado para a ação pastoral e a evangelização. Nestes termos é necessário que a espiritualidade transpasse todo o processo da construção teológica, como consequência de uma profunda relação entre teologia e espiritualidade.
COSTA, R. C. C. Teologia e espiritualidade hoje: do divórcio ao romance. Estudos de Religião, v. 24, n. 39, jul./dez. 2010 (adaptado).

Considerando a abordagem realizada no texto, sobre a espiritualidade e sua relação com a teologia, assinale a opção correta.

18 Q899856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A cultura religiosa de um povo é moldada por diversos fatores, incluindo suas tradições, rituais e crenças centrais. Considerando os padrões da cultura religiosa, analise as alternativas abaixo e identifique aquela que melhor destaca a interconexão entre religião, identidade cultural e comportamento social.

19 Q945116 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Uma fonte de inspiração para os que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker. Nascido em 1909, ele foi um aclamado professor, escritor e consultor administrativo. É reconhecido como um dos maiores pensadores sobre os impactos da globalização na economia e nas organizações. Entre suas frases mais famosas estão: “o problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo” e “administração é fazer as coisas direito, liderança é fazer as coisas certas.”
Disponível em: https://www.napratica.org.br/peter-drucker-paida-administracao-moderna/. Acesso em: 22 jul. 2022 (adaptado).

A partir da reflexão proposta por Drucke sobre liderança, avalie as afirmações a seguir.
I. O líder religioso precisa ser uma referência verdadeira para sua comunidade. II. A liderança gera um nível de influência que transforma e impacta um grupo. III. O líder religioso tem a capacidade inata de fazer com que as pessoas o sigam. IV. A boa administração é suficiente para formar um grupo coeso e unido pelos mesmos ideais.
É correto apenas o que se afirma em

20 Q945129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar esse grande potencial, as pessoas que delas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nesses espaços não se partilhamapenasideias e informações,mas, emúltima instância, a pessoa comunica-se a si mesma.
BENTO XVI. Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização, 2013. (adaptado).

TEXTO 2
Há um uso do ouvido que não é verdadeira escuta, mas o contrário: o espionar. De fato, uma tentação sempre presente, mas que neste tempo da internet parece mais assanhada, é a de procurar saber e espiar, instrumentalizando os outros para os nossos interesses. Por outro lado, aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente, face a face; a escuta do outro aproximando-nos, dele com abertura leal, confiante e honesta.
FRANCISCO. Escutar com o ouvido do coração. 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2022. (adaptado).
As mensagens do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, proferidas em diferentes contextos de evolução das redes sociais, apontam para a
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